fbpx

Confira essas 6 dicas para recuperar a sua motivação profissional!

 em Gestão e Produtividade

Toda empresa é feita de pessoas. Elas são, literalmente a parte viva do seu empreendimento e é por esse motivo que é essencial trabalhar com a cultura motivacional no seu negócio. Se você sofre de ansiedade e irritação quando o domingo está acabando, odeia segunda-feira, fica olhando para o relógio a cada 15 minutos, pensando na hora de ir embora, todos esses sintomas podem estar relacionados a falta de motivação e isso significa que está na hora de você recuperar a sua motivação.

Esse fator está ligado fundamentalmente no quão eficiente e feliz você é no seu trabalho. Sem ela, você não encontra força de vontade, dedicação e muito menos animação para seguir adiante. Por isso, separamos 7 dicas para que você reencontre a sua motivação do seu dia a dia.

O que é motivação?

Primeiro, vamos definir o que é motivação. De forma simplificada, a motivação é o movimento para a ação, ou seja, são as razões que conduzem um indivíduo a realizar uma determinada ação. A motivação está conectada com a intensidade, direção e persistência do esforço realizado pelo indivíduo para alcançar determinado objetivo.

A intensidade está ligada a quantidade de esforço que a pessoa desempenha. A direção é a meta, o foco de todo o seu esforço. A persistência, por sua vez, é a quantidade de tempo que a pessoa despende para realizar o seu objetivo.

A motivação pode ser dividida em 2 categorias, sendo elas motivação intrínseca, que surge do interior do interior da pessoa, e a motivação extrínseca, que vem de fora da pessoa, fatores externos.

6 DICAS PARA VOCÊ RECUPERAR A SUA MOTIVAÇÃO

1 – CONCENTRE-SE NA ATIVIDADE AO INVÉS DO TEMPO

Tente administrar seu tempo fazendo outras coisas. Sabemos que, ficar olhando o relógio de 5 em 5 minutos é frustrante. Em vez disso, estimule-se pelo tanto de atividades diárias que você tem para cumprir. Quando você menos esperar, todas as suas atividades estarão em ordem e todo o seu tempo foi otimizado.

2 – PONDERE VÁRIAS PERSPECTIVAS

Na nossa rotina profissional é muito comum nos depararmos com algumas dificuldades. Isso é normal e, dependendo do ponto de vista, pode ser até estimulante, certo? Para recuperar a sua motivação, é necessário que você faça exatamente isso: comece a enxergar sobre outras perspectivas. De repente, o que parece que não daria certo, pode dar se for olhada de outra maneira. Analise todos os cenários e estude todas as situações.

3 – PLANEJE SEU DIA

Elaborar um cronograma de atividades. Inclua não somente aquilo o que você precisa fazer, mas também as escolhas que você precisa tomar. Planejar e otimizar o seu tempo para realiza-las deixara você, completamente, mais motivado.

Imagem de uma escada apontando o céu para remeter ao colaborador que deseja recuperar a sua motivação e ir mais longe

4 – SEJA CLARO SOBRE O SEU OBJETIVO FINAL

Estar contente onde você trabalha é o primeiro passo. Saiba o que está fazendo e porquê. Todas as pessoas que colocam em suas mentes que precisam alcançar um determinado objetivo, consequentemente, já estarão muito mais determinados e motivados a alcança-lo.

5 – INVISTA EM VOCÊ

Cada vez mais as empresas estão contratando aquelas pessoas que possuem uma capacitação profissional muito alta. Por isso, invista em um curso profissionalizante, vá em palestras, eventos, workshops relacionados a sua área. Agregue ainda mais valor ao seu serviço.

6 – CUIDE-SE

Seguir as dicas acima é essencial para recuperar a sua motivação. Deixamos por último esta dica por que, mais importante que tudo isso, é que você tenha um tempo para você. Viaje, descanse, não pule refeições, faça coisas que você goste. Escute seu corpo e o respeite.

É importante lembrar que a motivação varia de pessoa para pessoa. Também ressaltamos que tanto a motivação quanto a recuperação da mesma é um trabalho conjunto entre empresa e a própria pessoa. Portanto, para alcançar o objetivo de uma equipe motivada, a empresa deve sempre propiciar uma cultura motivacional.

“A diferença entre ganhar e perder é muitas vezes não desistir – Walt Disney.”

 


E aí, está preparado para recuperar a sua motivação? Uma pessoa motivada trabalha com satisfação, confiança, comprometimento e autossuficiência. Estar sempre em busca dela é fundamental e por isso, se você em algum momento deixou ela escapar, trate de recupera-la. Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

foto de uma avaliação de desempenhoFoto ilustrativa de como otimizar os treinamentos na sua empresa