Conheça a regra dos 50-15-35, e saiba como ela pode revolucionar as suas finanças!
Uma dúvida comum entre muitas pessoas é a organização e controle de suas finanças. Com tantas condomínio, aluguel, academia, cartão de crédito, outras contas para pagar, e ainda conseguir ter dinheiro para o lazer, se torna muito difícil manter o orçamento em equilíbrio.
Existe um método muito simples que vai mudar seu orçamento pessoal de vez, que é a regra dos 50-15-35. Ela oferece um controle sobre suas finanças sem que você precise comprometer seu orçamento. A ideia é separar seus gastos em três categorias e estabelecer uma parcela de sua renda líquida para cada uma delas. Entenda melhor sobre essa regra e faça seu dinheiro render mais:
50% – Gastos essenciais
Os gastos essenciais são as despesas que você realmente precisa para se manter no dia-a-dia. Por exemplo, alimentação, moradia, transporte, educação etc. Por isso, 50% da sua renda líquida deve ser destinada para passagem de ônibus, gasolina, escola, aluguel, conta de luz, gás, supermercado, entre outras despesas.
15% – Prioridades financeiras
Em seguida, é necessário reservar também uma quantia para suas prioridades financeiras, que podem ser tanto para se livrar de um endividamento, quanto poupar para conseguir alcançar objetivos de médio e longo prazo. Inclui-se o pagamento de dívidas, investimentos, contribuição para plano de previdência e mais.
35% – Estilo de vida
Com tudo isso garantido, você está livre para utilizar seu dinheiro com o que te dá prazer. Os gastos relacionados ao estilo de vida são todos aqueles que não são essenciais, mas são importantes para que você aproveite a vida e se divirta, ou seja, são relacionados a lazer, diversão, hobbies e afins. Nessa conta entram: viagens, bares e restaurantes, salão de beleza, compras e cuidados pessoais, etc.
Passos para aplicar a regra dos 50-15-35
O primeiro passo para aplicar a regra dos 50-15-35 é organizar suas contas. Se você ainda não possui uma planilha financeira, considere criar uma, onde você inclua o quanto você ganha por mês e também seus gastos fixos e despesas variáveis.
Separe suas contas nas três categorias previstas na regra e mantenha a planilha sempre atualizada, registrando todos seus ganhos e gastos. Ao listar isso, você pode analisar quanto está gastando a mais ou a menos em cada área e também fazer as devidas adequações para ficar dentro do limite.
Em seguida, é necessário ficar de olho para saber se você está conseguindo ficar dentro da meta estabelecida. E, se preciso, realizar alguns ajustes.
Tudo bem se você não tiver certeza exata sobre o valor dos seus gastos variáveis. No início será difícil saber quanto vai para combustível, supermercado, etc. Por isso é importante acompanhar de perto e anotar tudo que comprar e lembrar; junte notas de cartões e extratos bancários. Com o tempo, você conseguirá fazer uma média melhor desse tipo de despesas.
E aí, está pensando em incluir a regra dos 50-15-35 na sua rotina? Ficou com alguma dúvida? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!