Skip to content

As tendências usadas pelas empresas para reter bons talentos, segundo o LinkedIn

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O LinkedIn realizou um estudo com mais de 7.000 profissionais em 35 países e identificou 4 tendências para reter bons talentos. Confira!

Segundo o relatório Tendências Globais Talent, preparado pela rede profissional LinkedIn, as empresas estão cada vez mais decididas sobre o que desejam dos colaboradores e está ajudando a atrair talentos. Além de atrair, o estudo identificou algumas tendências para reter bons talentos. Confira!

 As empresas estão focadas nos colaboradores

94% dos mexicanos, segundo o estudo, estão dispostos a colaborar bem em uma empresa onde suas expectativas são atendidas. Eles procuram um espaço de trabalho onde as empresas se preocupem com eles e apliquem estratégias para se adaptarem às suas necessidades.

Nesse sentido, as equipes de Recursos Humanos de muitas empresas estão criando estratégias que se refletem na retenção de talento e imagem, pois as empresas precisam colaborar ativamente. Por exemplo: algumas empresas oferecem benefícios como boa remuneração e trabalho flexível.

Contratação dentro da empresa

88% dos profissionais, no México, de recursos humanos fazem contratação interna por meio de movimentos proativos de funcionários. Eles oferecem promoções ou transferências. Desta forma, as empresas são favorecidas com o fortalecimento da credibilidade e da retenção de talentos. Por outro lado, há o impacto financeiro: um estudo do Gartner, 2018, explica que o custo de rotatividade de um empresa de tamanho médio é de US $ 49 milhões por ano.

Criação de força de trabalho multigeracional

Atualmente, as empresas têm entre suas prioridades a diversidade geracional. Muitas empresas começaram a entender como montar e formar equipes de trabalho onde o sucesso é gerado a partir das diferenças.

Análise das pessoas

A revolução da análise de pessoas foi promovida como o novo momento do RH. Os dados são acessíveis a todos e as empresas estão aproveitando-os para avaliar canais de recrutamento, identificar lacunas de habilidades e avaliar a oferta e a demanda de talentos.

Os benefícios que podem ser ofertados os colaboradores

Como pode ser observado, no estudo, os benefícios são ótimas opções para reter bons talentos. Mas você sabe quais são as opções disponíveis? Caso não, selecionamos abaixo!

Plano de saúde e odontológico

Ainda que tenhamos um Sistema Único de Saúde (SUS) que é 100% gratuito, as limitações impostas para os usuários fazem com que muitos trabalhadores tenham interesse em ter um plano de saúde. Pensando nisso, as empresas podem oferecer um plano para sua equipe. Outro diferencial seria um plano odontológico.

Auxílio educação                   

Este benefício oferece vantagens tanto para o colaborador, que irá de capacitar, quanto a empresa, que terá colaboradores muito mais atualizados e capacitados. Basicamente, o auxílio educação é quando a empresa decide arcar com o custo total ou parcial dos cursos realizados por seus funcionários.

Auxílio creche

Há muitas colaboradoras que têm filhos e não tem com quem deixar seus filhos para trabalhar. Diante disso, pensando em ajudá-las, a empresa pode oferecer um auxílio creche. Certamente, isso será essencial para o desenvolvimento delas no trabalho.

Horário flexível

Muitas empresas, por exemplo, o Google, criaram uma cultura organizacional que oferece horário flexível por entenderem que há cargos que não precisam de horários de trabalhos rígidos, pois suas demandas podem ser definidas por produtividade. Este benefício é algo muito valorizado pelo trabalho, mas oferece mais flexibilidade. 

Vale cultura        

O benefício é um programa oferecido pela Caixa Econômica Federal e consiste em um cartão com um valor de R$50 para que o trabalhador tenha acesso aos programas culturais brasileiros.

Vale alimentação ou refeição

Amplamente utilizado pelas empresas, o vale alimentação ou refeição é um ótimo benefício para os colaboradores. Isso porque permite que eles possam economizar, consideravelmente, com as refeições realizadas durante o expediente.

Para finalizar, é importante mencionar que há outros fatores, além dos benefícios trabalhistas, que podem proporcionar a retenção de bons talentos. Curtiu o conteúdo? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos exclusivos sobre o assunto.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *