Confira algumas dicas que preparamos para que você consiga sair da zona de conforto e se desenvolver!
Muitas vezes, adotamos uma série de comportamentos que nos colocam em uma situação acomodada, e esse lugar é o que chamamos de zona de conforto. Existe uma frase que diz que “a zona de conforto é um belo lugar, mas nada cresce lá”, e saiba que sua vida só começa no momento em que termina sua zona de conforto!
É necessário ter coragem para dar o primeiro passo, mas se você não tentar, não conseguirá se desvincular das coisas que já está acostumado e não irá se desenvolver pessoal e profissionalmente.
Se você quer aprender e, de fato, colocar a mão na massa para fazer coisas novas, confira essas dicas que separamos para que você consiga ser mais criativo, pensar de forma inovadora, controlar seus medos e ter mais autoconfiança! Confira:
Entenda a zona de conforto
Esse termo se refere a uma série de comportamentos e pensamentos que temos, que nos mantém no mesmo lugar, sem nenhum tipo de medo, risco ou ansiedade. Parece muito chato, não é mesmo? Viver uma vida sem emoções, fazendo apenas as mesmas coisas, que trazem resultados satisfatórios, limitando-se a uma falsa sensação de segurança que a impede de evoluir.
A tendência é que, com o passar do tempo, essa pessoa se torne tão familiar com a zona de conforto que seja quase impossível perceber que está inserido nela. Alguns dos principais motivos que empurram uma pessoa para essa condição são a preguiça, medo, soberba e até mesmo a cegueira de enxergar além.
Quando a zona de conforto é prejudicial?
Existem alguns sinais que indicam se a sua zona de conforto está, de fato, atrapalhando sua vida. Confira quais são os principais:
- Estresse excessivo
- Falta de motivação
- Desculpas constantes
- Autocrítica exagerada
- Vida profissional estagnada ou em declínio
- Ansiedade
Caso esses sinais sejam constantes no seu dia a dia, mas você esteja disposto a crescer, essa é a hora de buscar novos ares. Abaixo, apresentamos algumas dicas de como você pode pensar fora da caixinha e sair da zona de conforto.
Como sair da zona de conforto?
Não se engane, sair dessa condição não tem nada a ver com irresponsabilidade. É necessário saber a hora certa de assumir alguns riscos, com disposição para aceitar as consequências caso as coisas não aconteçam como você esperava.
Quando você se dispõe a sair da zona de conforto, você começa a fazer coisas que a maioria das vezes não estava acostumado, e isso pode te trazer diversos benefícios.
Confira algumas dicas de como conseguir realizar essa façanha:
- Mantenha o foco: Ter um sonho ou um grande projeto de vida é a maior inspiração para o trabalho. Além de ser uma excelente forma de se manter motivado. Quando há uma recompensa esperando à frente, você consegue se manter focado em seus objetivos.
- Reconheça seus limites: É normal se sentir acomodado quando está em sua zona de conforto. Porém, quando você começa a sair dela, passa a perceber melhor a existência das barreiras internas e externas. Saiba reconhecê-las, dê a elas a sua devida importância e procure pensar em como vencê-las.
- Saiba aceitar: Quando você está em uma zona de conforto, a tendência é se acostumar a alcançar sempre os mesmos resultados. Por isso, a fuga desta zona vai lhe levar a algumas situações que você não consegue gerenciar ou controlar. Quando isso acontecer, saiba aceitar as coisas conforme elas são apresentadas.
- Pense positivo: Realize seu trabalho sempre pensando no que há de melhor nele. Dessa forma, você consegue transmitir o seu melhor para tudo o que executa.
A vida começa no final da sua zona de conforto!
E aí, pronto para sair da zona de conforto? O que você tem feito para pensar fora da caixinha no seu dia a dia? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!