Fora da caixinha! Saiba como sair da sua zona de conforto para criar coisas novas

Confira algumas dicas que preparamos para que você consiga sair da zona de conforto e se desenvolver!

Muitas vezes, adotamos uma série de comportamentos que nos colocam em uma situação acomodada, e esse lugar é o que chamamos de zona de conforto. Existe uma frase que diz que “a zona de conforto é um belo lugar, mas nada cresce lá”, e saiba que sua vida só começa no momento em que termina sua zona de conforto!

É necessário ter coragem para dar o primeiro passo, mas se você não tentar, não conseguirá se desvincular das coisas que já está acostumado e não irá se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Se você quer aprender e, de fato, colocar a mão na massa para fazer coisas novas, confira essas dicas que separamos para que você consiga ser mais criativo, pensar de forma inovadora, controlar seus medos e ter mais autoconfiança! Confira:

Entenda a zona de conforto

Esse termo se refere a uma série de comportamentos e pensamentos que temos, que nos mantém no mesmo lugar, sem nenhum tipo de medo, risco ou ansiedade. Parece muito chato, não é mesmo? Viver uma vida sem emoções, fazendo apenas as mesmas coisas, que trazem resultados satisfatórios, limitando-se a uma falsa sensação de segurança que a impede de evoluir.

A tendência é que, com o passar do tempo, essa pessoa se torne tão familiar com a zona de conforto que seja quase impossível perceber que está inserido nela. Alguns dos principais motivos que empurram uma pessoa para essa condição são a preguiça, medo, soberba e até mesmo a cegueira de enxergar além.

Quando a zona de conforto é prejudicial?

Existem alguns sinais que indicam se a sua zona de conforto está, de fato, atrapalhando sua vida. Confira quais são os principais:

  • Estresse excessivo
  • Falta de motivação
  • Desculpas constantes
  • Autocrítica exagerada
  • Vida profissional estagnada ou em declínio
  • Ansiedade

Caso esses sinais sejam constantes no seu dia a dia, mas você esteja disposto a crescer, essa é a hora de buscar novos ares. Abaixo, apresentamos algumas dicas de como você pode pensar fora da caixinha e sair da zona de conforto.

Como sair da zona de conforto?

Não se engane, sair dessa condição não tem nada a ver com irresponsabilidade. É necessário saber a hora certa de assumir alguns riscos, com disposição para aceitar as consequências caso as coisas não aconteçam como você esperava.

Quando você se dispõe a sair da zona de conforto, você começa a fazer coisas que a maioria das vezes não estava acostumado, e isso pode te trazer diversos benefícios.

Confira algumas dicas de como conseguir realizar essa façanha:

  • Mantenha o foco: Ter um sonho ou um grande projeto de vida é a maior inspiração para o trabalho. Além de ser uma excelente forma de se manter motivado. Quando há uma recompensa esperando à frente, você consegue se manter focado em seus objetivos.
  • Reconheça seus limites: É normal se sentir acomodado quando está em sua zona de conforto. Porém, quando você começa a sair dela, passa a perceber melhor a existência das barreiras internas e externas. Saiba reconhecê-las, dê a elas a sua devida importância e procure pensar em como vencê-las.
  • Saiba aceitar: Quando você está em uma zona de conforto, a tendência é se acostumar a alcançar sempre os mesmos resultados. Por isso, a fuga desta zona vai lhe levar a algumas situações que você não consegue gerenciar ou controlar. Quando isso acontecer, saiba aceitar as coisas conforme elas são apresentadas.
  • Pense positivo: Realize seu trabalho sempre pensando no que há de melhor nele. Dessa forma, você consegue transmitir o seu melhor para tudo o que executa.

A vida começa no final da sua zona de conforto!

E aí, pronto para sair da zona de conforto? O que você tem feito para pensar fora da caixinha no seu dia a dia? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta