O conhecimento do salário dos colegas de trabalho pode afetar a produtividade do time da sua empresa. Continue lendo para saber mais:
A questão do salário é um tabu por si só. Nos dias atuais, isso se tem diminuído um pouco, mas ainda é uma questão delicada para se lidar. Em países como o nosso em que a desigualdade econômica e consequentemente entre os salários é muito grande, aborda essa questão entre colegas ou mesmo com o chefe é por muitas vezes é dificultoso.
COMO LIDAR COM O CONHECIMENTO DO SALÁRIO DOS COLEGAS DE TRABALHO
Pesquisas da Harvard Business School e da Anderson School of Management, da Califórna, que abordaram aproximadamente 2 mil funcionários de um grande banco asiático, foi considerada pelos pesquisadores como representativa da maioria das empresas em termos de diferença salarial entre níveis e por apresentar pouca transparência nas práticas de remuneração. Conversar sobre salário dentro do ambiente de trabalho, segundo o estudo, ainda é um tabu como dito anteriormente. A maioria dos participantes (80%) disse evitar falar sobre remuneração com os outros colegas, e ao longo de um ano, após essa intervenção, os pesquisadores coletaram métricas de produtividade dos dois grupos e identificaram que os funcionários que os funcionários que descobriram o verdadeiro salário do chefe se esforçaram mais no período. Eles venderam até 4,4% mais do que os colegas que nunca receberam essa informação.
E, para a instituição, esse efeito se á por aspiração, já que os resultados foram bem significativos no caso dos superiores que estão a uma distância de até cinco promoções. Depois da descoberta, os colaboradores que tiveram o conhecimento do salário dos colegas de trabalho se mostraram bem relutantes quando descobriram e identificaram diferenças salariais entre colegas do mesmo nível. Descobrir que um colega ganha mais do que você ou que ele teria imaginado levou os participantes a venderem, em média, 7,3% menos naquele ano. A maioria também não conseguiu acertar o salário dos colegas, embora o palpite tenha sido mais próximo da realidade do que no caso dos chefes.
Não incentive essa prática. Não deixe nenhum colaborador saber o salário dos colegas de trabalho!
Para lidar com tal assunto, é preciso que o empreendedor tenha muito controle e bom senso de como abordar esse tema. É preciso ter cuidado e sempre lembrar dos sentimentos existenciais humanos que poderão ser despertados que poderão ser despertados dependendo do modo que dissermos ou mesmo com o que falarmos e para quem. Encontrar o equilíbrio entre o que é falado, para quem e quando pode servir de grande valia para o clima organizacional da sua empresa.
A insatisfação no trabalho pode estar ligada a vários fatores, sejam eles externos ou internos. Os fatores englobam várias coisas em relação ao ambiente de trabalho e o salário é um deles. Essa insatisfação provoca uma série de prejuízos à organização, sendo elas a grande rotatividade e a diminuição do desempenho e produtividade dos colaboradores.
É importante lembrar que a autopreservação inclui estarmos atentos ao meio e ao que está a nossa volta. Se existe a diferença salarial e se ela está afetando a produtividade da sua empresa, é preciso sentar e conversar com esses colaboradores para entender em qual ponto pode ser achado uma solução. O famoso “empurrar com a barriga” pode ser extremamente prejudicial ao clima da empresa, já que geralmente os funcionários insatisfeitos podem contaminar aqueles que ainda não estão.
E aí, você está preparado para lidar com aqueles que tiveram conhecimento do salário dos colegas de trabalho para não afetar a produtividade da sua empresa? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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