A partir de 2018 salões de beleza terão que emitir notas fiscais!

 em Novos Negócios

Você sabia que salões de beleza terão que emitir notas fiscais a partir de 2018?
Os salões de beleza também foram atingidos pelas mudanças no cenário tributário. Em 2018, duas novas figuras passam a fazer parte do ramo dos profissionais de beleza, o profissional-parceiro e o salão-parceiro.
Devido a isso, os profissionais de beleza e os salões de beleza terão que emitir notas fiscais ao consumidor. As notas deverão ser referente às receitas de serviços prestados como uma escova de cabelo, tintura ou até mesmo depilação. Será preciso também, emitir notas para os valores dos produtos utilizados, e os valores de cada cota-parte. Essa determinação parte da Resolução 137, do Comitê Gestor do Simples Nacional, regularizando a parceria permitida na Lei 12.592/2012. Ela é válida para cabeleireiros, barbeiros, esteticistas, manicures, depiladores e maquiadores.

Mudanças no Simples Nacional para salões de beleza

Porém, segundo as mudanças do Simples Nacional para 2018, o salão-parceiro não poderá ser um Microempreendedor Individual (MEI). Essa possibilidade permanece aberta apenas ao profissional-parceiro. A receita obtida pelo salão-parceiro e pelo profissional-parceiro deverá ser tributada na forma prevista no Anexo III do Simples Nacional (LC 123/2006), quanto aos serviços e produtos neles empregados, e no Anexo I da Lei, quanto aos produtos e mercadorias comercializados.
Com isso o prestador de serviços poderá receber por produção e negociar um percentual. Mas saiba que, a parte repassada entre as partes não integrará a receita bruta do estabelecimento e o profissional-parceiro deve estar inscrito no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Procure o auxílio de um contador

A não emissão das notas fiscais podem causar multas e prejuízos para o estabelecimento. Recomendamos a procura de um profissional contábil para dizer exatamente quais serão suas responsabilidades perante ao fisco daqui pra frente.


E aí, você já sabia dessas mudanças? Se possuir um salão de beleza não deixe de ser regularizar! Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de uma mulher levantando peso na academia, representando as franquias fitnessMulher produzindo biojóias, representando abrir uma loja de biojóias - Abertura Simples