Saque do PIS/Pasep está disponível para trabalhadores com mais de 57 anos

Está disponível para trabalhadores com mais de 57 anos o saque do PIS/Pasep. Saiba como retirar

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil iniciaram a nova fase de pagamento das cotas do PIS/Pasep. Segundo as regras anunciadas pelo governo, os trabalhadores cadastrados nos fundos com mais de 57 anos poderão retirar o dinheiro.

As retiradas das cotas bateram recorde no primeiro dia de saques do PIS/Pasep para trabalhadores com mais de 57 anos. Segundo o Ministério do Planejamento, 144.409 cotistas sacaram R$ 196,2 milhões no dia 18 de junho.

Quem tem direito?

Têm direito ao saque os servidores públicos e pessoas que trabalharam com carteira assinada entre 1971 (quando o PIS/Pasep foi criado) até 1988. Quem contribuiu após 4 de outubro de 1988 não tem direito ao saque por hora.

Isso ocorre porque a Constituição, promulgada naquele ano, passou a destinar as contribuições do PIS/Pasep das empresas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o seguro-desemprego e o abono salarial, e para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Até quando é possível sacar?

O prazo da primeira fase de pagamentos vai até o dia 29 de junho. O saldo que não for sacado será corrigido durante o mês de julho. Historicamente, os pagamentos são suspensos no mês porque se considera que o encerramento do exercício ocorre no último dia útil de junho de cada ano.

Para a reabertura do período seguinte, o banco precisa realizar diversos processamentos e, para isso, precisa suspender os pagamentos.

Em agosto, com a abertura do novo exercício, os bancos iniciarão uma segunda fase de pagamentos de cotas do fundo, quando todos os trabalhadores que possuem saldo de cotas do Pasep, incluindo os que não realizarem o saque na primeira etapa, poderão retirar os valores.

No dia 8 de agosto, a Caixa e o BB depositarão o crédito em conta para cotistas que ainda tenham conta no banco. Os demais trabalhadores poderão sacar o dinheiro diretamente nas agências.

Em ambos os bancos a data limite de saque para trabalhadores com idade até 59 anos é 28 de setembro. Depois dessa data, o saque irá permanecer disponível por tempo indeterminado para trabalhadores com idade a partir de 60 anos.

A partir de 28 de setembro, beneficiários de qualquer idade podem fazer a retirada do dinheiro. Após, voltam a valer as regras anteriores, que contemplam apenas pessoas com 60 anos ou mais.

Como retirar o saque do PIS/Pasep:

Os empregados da iniciativa privada, vinculados ao PIS, sacam o dinheiro na Caixa. Os funcionários públicos devem procurar o Banco do Brasil.

O cotista que não seja correntista ou poupador do BB e tenha saldo de até 2,5 mil reais no fundo poderá realizar a transferência da sua conta via TED. Poderá transferir para conta de sua titularidade em outro banco, sem custo, nos terminais de autoatendimento ou pelo site. Demais trabalhadores poderão sacar nas agências do BB. Para retirar o valor, basta que o cotista apresente um documento de identificação.

O saque das cotas do PIS também poderá ser feito após a confirmação do direito nas agências da Caixa. Os pagamentos das cotas do PIS com valor até 1,5 mil reais podem ser realizados no autoatendimento do banco apenas com a “Senha Cidadão”, sem a necessidade do “Cartão Cidadão”, ou com “Cartão Cidadão” e “Senha Cidadão” nas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Os saques de valores até 3 mil reais podem ser feitos com “Cartão Cidadão” e “Senha Cidadão” no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, com documento de identificação oficial com foto.

Os valores acima de 3 mil reais devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.


Vai retirar o saque do PIS/Pasep mas ainda não sabe como utilizá-lo? Que tal investir em um negócio próprio? Confira um ebook exclusivo que o Abertura Simples preparou para quem quer empreender na melhor idade! Clique no botão abaixo para baixar:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”http://conteudo.aberturasimples.com.br/ebook-terceira-idade/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]BAIXAR EBOOK GRATUITO[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta