Sazonalidade de vendas: Como utilizá-la a seu favor para vender mais!

Confira algumas dicas de como utilizar a sazonalidade de vendas a favor do seu negócio para vender ainda mais

Você já deve ter ouvido falar na sazonalidade de vendas, não é mesmo? Caso ainda não conheça, saiba que esse é um ponto de extrema importância para qualquer gestor ou empreendedor que quer vender mais. Falaremos a seguir sobe como entender o mercado e utilizar a sazonalidade de vendas a seu favor!

O que é a sazonalidade?

A palavra “sazonal” se refere a algo que é temporário, ou que acontece em uma determinada época. Portanto, ela pode vir de um evento ou acontecimento importante, representando qualquer coisa que costuma acontecer em um momento específico.

Sazonalidade de vendas na prática

Podemos ver essa influência nas vendas de forma prática percebendo o verão e o inverno. No verão, os estabelecimentos vendem mais sorvetes, protetor solar e repelentes de insetos. Já no inverno, se destaca quem oferece roupas de frio, chocolate quente, entre outros.

Já uma loja de brinquedor vê, naturalmente, uma procura muito maior por produtos em datas como o Dia das Crianças e o Natal. Floriculturas vendem muito mais flores durante o Dia das Mães e no Dia dos Namorados. Esses comportamentos são conhecidos e programados para esse tipo de época, e dependendo do setor em que você atua é necessário saber como aproveitá-los para poder vender mais!

Como aproveitar a sazonalidade para vender mais?

Conheça os períodos sazonais

Conhecer os períodos sazonais e épocas de baixa procura é o primeiro passo para vender mais. Você deve avaliar cada momento para poder tirar um bom maior proveito dessas datas. Os eventos mais importantes no ambiente do comércio são os seguintes:

  • 15 de março (Dia do Consumidor);
  • 23 de março a 24 de abril (Domingo de Páscoa);
  • 26 de abril até o 2º domingo de maio (Dia das Mães);
  • 28 de maio a 11 de junho (Dia dos Namorados);
  • 26 de julho até o 2º domingo de agosto (Dia dos Pais);
  • 28 de setembro a 11 de outubro (Dia das Crianças);
  • 4ª sexta-feira do mês de novembro (Black Friday);
  • 15 de novembro a 24 de dezembro (Natal).

Planeje-se

É necessário estar pronto para esses períodos, para que não aconteça de não ter demanda enquanto o estoque está cheio. Ou até mesmo que, quando a demanda vier, você não possua produtos armezenados e mão de obra para gerir a logística.

Para poder fazer esse planejamento é necessário muito conhecimento, informação e compreensão de seus clientes. Analise caltelosamente os hábitos de consumo deles ao longo do ano. Além disso, conhecer sua própria empresa é algo que não deve ser deixado de lado. Entenda a capacidade de estoque e o número de funcionários, para que você esteja preparado para cada período.

Gestão de estoque

Como falamos em ter um bom estoque, existem alguns medos e anseios que permeiam o assunto. Um deles é: e se eu comprar muitos produtos e não vender? Não se esqueça de que diferentes demandas exigem diferentes estoques. Não há como comprar ou produzir a mesma quantidade de ovos de páscoa, por exemplo, todo o ano e obter um número igual de vendas durante o período comemorativo.

Por isso, é essencial que você tenha um bom planejamento de compras para ter uma gestão do estoque. Ou seja, fazer uma estimativa de compras baseada nos períodos anteriores. Além disso, fazendo compras maiores com antecedência, você conseguirá negociar os melhores preços. Isso é influenciado diretamente no bolso dos seus clientes também!

Mude seus produtos

Se você só pensar em vender sempre a mesma coisa, seu negócio não vai durar muito. É necessário buscar produtos novos, ficar de olho nas novidades, participar de eventos. Tudo isso é tarefa do empreendedor para ver sua loja crescer. Imagine se você conseguir encontrar um produto inovador que pode ser vendido no seu período de baixa?

Uma empresa de ovos de Páscoa, por exemplo, pode oferecer outros produtos de chocolate no restante do ano, tomando como base as demandas dessas novas mercadorias naquele período.


E aí, já conhecia a sazonalidade de vendas? Quais ações seu negócio utiliza para vender mais durante esses períodos? Ficou com alguma dúvida ou possui outras dicas para ajudar mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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