As redes sociais são as grandes responsáveis por todo o engajamento e interação entre marca e consumidor. Com uma média diária de 3h43 online em redes sociais, o Brasil ficou em segundo no ranking de tempo gasto nesse tipo de site. E a tendência é que isso continue crescendo, cada vez mais. Com todos esses números, o processo de Social Listening veio para ajudar as empresas a otimizarem mais ainda seus resultados nos canais digitais.
Por isso, estar presente nas redes sociais é de extrema importância para qualquer empreendimento e, se você já está dentro de alguma (ou todas) elas, outro passo extremamente fundamental é prestar atenção no que o seu público alvo está falando.
Quando você não presta atenção no seu consumidor, não sabe quais são seus sofrimentos, o que eles estão em busca, o que seus concorrentes estão falando e, além disso, quando você não sabe exatamente o que eles pensam sobre o seu produto/serviço, você basicamente está oferecendo informações muito relevantes para os seus concorrentes.
E, para que nenhuma empresa cometa esse deslize, o Social Listening existe para responder a todas essas perguntas. Continue lendo:
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O SOCIAL LISTENING E COMO APLICA-LO NA SUA EMPRESA!
O QUE É SOCIAL LISTENING
Social Listening é um processo de encontrar e avaliar o que está sendo dito sobre uma empresa, tópico, marca ou pessoa nos canais de mídias socias. Em outras palavras, isso significa que a empresa saberá como focar as menções da sua empresa no Twitter, rastrear as tendências da área que estão sendo postadas no Facebook e também qual é o tipo de conteúdo que conquista mais like no Instagram. Os dados são coletados, filtrados e analisados para fornecer inteligência de negócios em tempo real para a sua empresa.
É muito importante prestar atenção não somente nas reações da sua audiência e dos clientes, mas também nas atividades dos concorrentes nas redes sociais.
CENÁRIO SOCIAL
Segundo dados divulgados pela Hubspot e Nielsen Global Online, 90% dos consumidores acreditam em recomendações de conhecidos nos sites sociais. 79% dos usuários do Twitter recomendam uma marca após se tornarem fãs ou seguidores e por fim, 71% dos consumidores fariam uma compra após indicações nas redes sociais.
BENEFÍCIOS DO SOCIAL LISTENING
Os benefícios dessa estratégia são diversos. Entre eles, o poder de informações que a sua empresa terá sobre a concorrência em tempo real; feedback instantâneo sobre como sua marca está sendo vista e aceita por seu público e além disso, todos os dados coletados poderão ser utilizados para mensurar e aprimorar as campanhas de marketing. Se você ainda não acreditou nos benefícios que o Social Listening pode trazer para a sua empresa, abaixo listaremos mais alguns benefícios:
- Esforços de atendimento ao cliente: Monitorando o que seus consumidores estão dizendo sobre a sua empresa nas mídias sociais, você é capaz de entrar quando necessário para remediar situações ou para engajar seus clientes, mantendo-os próximos, felizes e satisfeitos em todos os aspectos;
- Gerar leads: O Social Listening ajuda a gerar leads não apenas através da resolução de um problema ou do destaque público em concentrar foco dos seus clientes na sua empresa, mas também ouvindo o que as outras empresas da sua área estão falando estrategicamente, contribuindo para a conversa;
- Encontrar influenciadores e defensores: Em meio a tantas pessoas, identificar aqueles que defendem e divulgam sua marca é essencial para dar atenção à sua comunidade e aqueles que estão ativamente envolvidos;
- Encontrar talentos: Através dessa estratégia, você pode se concentrar nos candidatos que poderiam ser uma ótima adição à sua equipe;
- Análise competitiva: O Social Listening vai te dar ideias sobre o que seus principais competidores estão fazendo online.
COMO APLICAR O SOCIAL LISTENING EM SUA EMPRESA?
Quando a empresa for aplicar a estratégia de Social Listening, a primeira coisa que precisa ser feita é fazer uma análise e escolher o tipo de palavra-chave ou frases que você quer monitorar. Essa palavra-chave ou frase pode ser:
- O nome da sua marca (incluindo erros de digitação);
- Seus concorrentes;
- Slogans da marca;
- O nome do seu CEO ou do seu RP;
- Nomes das campanhas ou palavras-chave já utilizadas por sua empresa;
E, posteriormente, a empresa pode seguir essas 4 etapas:
1 – MONITORAR
A empresa precisa focar no que eles fazem e não só no que eles falam para você. Ouça o que seus clientes estão dizendo e monitore o que eles estão realmente fazendo, usando as técnicas e ferramentas certas.
2 – OUVIR
“Separar o sinal do barulho”. Essa frase define a segunda etapa da estratégia de Social Listening. Navegue pelo barulho e chegue nos 3% do que seus clientes realmente se importam.
3 – INTERPRETAR
Hoje eles amam a empresa, mas vão amar amanhã? A conversa dos clientes pode ser consistente, então é importante ouvir os detalhes e explorar tendências de volume e opiniões.
4 – TRANSFORMAR
De dados a ideia a estratégias de negócios. Compare ideias e descobertas relevantes para tomar decisões estratégicas para otimizar seus resultados.
FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE SOCIAL LISTENING
Para que toda essa estratégia funcione, é preciso saber encontrar as ferramentas certas. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas, mas listaremos apenas algumas. Confira:
- Google Alerts: Crie um Google Alert com palavras-chave que você está acompanhando em sua área de atuação, menções da sua marca e o nome dos seus concorrentes;
- Quora: Use-o para monitorar as perguntas e discussões importantes que estão acontecendo na sua área de atuação;
- Social Mention: Essa ferramenta monitora mais de 100 fontes e permite facilmente rastrear e medir o que as pessoas estão dizendo sobre você, sua empresa, um novo produto ou qualquer tópico nas mídias sociais em tempo real;
- TweetReach: Oferece ferramentas básicas e te ajuda a monitorar Tweets sobre sua marca e conversas do mercado.
UTILIZE OS DADOS OBTIDOS PELO SOCIAL LISTENING E MELHORE SEUS RESULTADOS
Como dito anteriormente, o Social Listening ajuda a empresa a obter informações relevantes tanto para performar melhor nas redes sociais, como também para otimizar seus resultados em outros aspectos. Por isso, utilize os dados para:
- Criar personas: Crie personas para conseguir entender, de fato, as necessidades dos seus clientes;
- Melhorar a experiência do cliente: Sabendo as suas necessidades, você pode antecipar suas ações e reações, responder estrategicamente os clientes e, mais importante que isso, você aproxima, engaja e estabelece uma relação de confiança e transparência com o seu público;
- Melhorar produtos e serviços: Entendendo suas dores, você pode satisfazer as necessidades que ainda não foram atendidas. Além disso, essa é a sua chance de explorar novas ideias.
E aí, está preparado para implementar a estratégia de Social Listening na sua empresa? Vale reforçar: não existe nada mais eficaz do que entender o seu cliente e entregar a ele exatamente o que ele precisa. Hoje em dia as pessoas estão conectadas de todas as formas, buscando produtos e serviços online. Se torna praticamente impensável ainda não estar no meio digital e não mensurar o que a audiência fala sobre você. Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
Fonte: Tutano
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