Skip to content

Soluções financeiras otimizam processos para empreendedores

A fintechização tem se tornado um facilitador de negócios, especialmente para quem empreende.

O número de empreendedores no Brasil vem crescendo exponencialmente nos últimos tempos. Levantamento realizado pelo Sebrae aponta que no ano passado cerca de 14 milhões de brasileiros passaram a liderar algum tipo de negócio, demonstrando um crescimento de 1,2 ponto percentual em relação a 2020, e consolidando o país como a sétima nação com mais empreendedores no mundo.

Pelo fato de o Brasil figurar como um dos países que mais se destaca no empreendedorismo, diversos prestadores de serviços financeiros, como bancos e fintechs, buscam oferecer soluções para otimizar os processos financeiros, no entanto, o maior desafio é integrar de forma natural o mundo operacional e de transações financeiras, nas quais poucas empresas realmente estão na mesma página que os empresários para tratar de suas dores. É o que afirma Marcelo Navarini, COO do Bling, sistema de gestão online do grupo Locaweb que agiliza a gestão de micro, pequenas e médias empresas.

“Há poucas opções no mercado que estejam voltadas exclusivamente para o empreendedor. Gerenciar o fluxo de caixa e os dados de transações que constam nos sistemas de gestão das empresas e passar para bancos tradicionais ou fintechs, que não possuem serviços nichados para esse perfil, pode dificultar processos recorrentes, que deveriam funcionar de forma mais intuitiva”, comenta o executivo.

Marcelo explica que os usuários do sistema de gestão online do grupo Locaweb conseguem realizar diversas operações bancárias em um ambiente voltado apenas para este segmento, proporcionando economia de tempo e esforços, já que o principal objetivo do serviço é trazer todas as ferramentas que visam descomplicar as atividades para um só lugar.

“O movimento de fintechização tem se acelerado, na qual empresas de segmentos variados têm apostado em serviços financeiros personalizados para seu público final. Esse movimento, com apoio decisivo da agenda regulatória, retirando dos grandes bancos tradicionais parte do poder homogêneo que tinham, é sem sombras de dúvidas um grande facilitador de negócios, especialmente para empreendedores”, destaca.

Para o COO, quem empreende passa a ter mais tempo para se dedicar ao seu negócio, às questões que envolvem crescimento, mercado, clientes, ao passo que a gestão e os serviços financeiros são otimizados pelo parceiro. No caso da Bling Conta, os clientes conseguem otimizar sua gestão financeira; seja usando o Pix para receber pagamentos no ponto de venda; ou em o robô de vendas para canais conversacionais, como o Facebook Messenger, ou diretamente através do recurso de link de pagamento, permitindo a automação e escala de vendas em uma plataforma totalmente integrada.

Além disso, a oferta de crédito será ampliada, por meio de empréstimos contratados diretamente via plataforma ou da antecipação de recebíveis, atacando uma das maiores restrições que as micro e pequenas empresas enfrentam.

Segundo o executivo, disponibilizar esse tipo de serviço faz parte de um processo de evolução da empresa, que busca consolidar seu posicionamento na vertical de fintech, com expertise empreendedora.

“Estamos evoluindo o Bling para aprimorar o aspecto de gestão financeira. A Bling Conta é um meio para facilitar o dia a dia com funcionalidades de um banco, além da opção de realizar pagamentos, conciliar valores com o que já está registrado no sistema e gerenciar eventuais gaps no fluxo de caixa, fazendo isso de uma forma muito simples e sem burocracia com um serviço voltado exclusivamente para o empreendedor”, diz.

Fonte: Terra

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!