Saiba como ter sucesso como empreendedor com essas 5 dicas!

A equipe do Abertura Simples separou algumas dicas sobre como ter sucesso como empreendedor que foram dadas nos eventos de empreendedorismo e contabilidade para você se desenvolver ainda mais:

Estudar a trajetória de profissionais de sucesso é uma forma de encontrar o caminho das pedras mais facilmente. No último mês, a equipe do Abertura Simples participou de alguns eventos voltados para empreendedores e separamos as melhores lições para você que quer alcançar o sucesso da sua empresa e crescer como empreendedor.

Os eventos foram promovidos por empresas especializadas em plataformas de gestão e o mais interessante é que apesar de serem concorrentes, os eventos tinham como objetivo em comum ampliar o conhecimento do empreendedor e servir de inspiração para o amadurecimento do próprio negócio, seja ele um escritório de contabilidade ou um restaurante, e assim conseguiram sucesso como empreendedor!

Outro fator em comum é que todos os eventos reuniram profissionais de sucesso como Cristina Junqueira que é co-fundadora do Nubank, o Bernardinho que por muitos anos foi técnico da seleção brasileira de vôlei, a Glória Maria renomada jornalista e inúmeros outros profissionais que encontraram no empreendedorismo uma forma de realização.

E separamos cinco melhores lições que podem fazer você transformar a forma com que tem lidado com sua empresa. Confira!

Se você quer ter sucesso como empreendedor, continue lendo:

# 1: Saiba para onde você está indo

Já disse Lewis Carroll: Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve.

Sem um objetivo claro o sucesso vai ser bem mais demorado. Então antes de começar a fazer mil e um planos, se questione:

  • Onde eu estou hoje?
  • Onde eu quero chegar?

Com essas duas respostas definidas foque em criar estratégias para sair do seu ponto atual e alcançar o seu objetivo. Esteja consciente que as estratégias são parte do seu caminho e que nada muda da noite para o dia. Para chegar lá, todos os dias você vai ter que se dedicar em ser melhor, em ter consistência e ser resiliente, vencendo os obstáculos.

# 2: Seu diploma não é o suficiente

Ao entrar na faculdade um novo mundo se abre, muitos conhecimentos e novidades. Mas não pense que ao sair dela o seu diploma te garante algo. Muito pelo contrário. Completar a graduação te dá uma base teórica e algumas vezes prática sobre o mercado, mas você precisa investir em competências extracurriculares e em novas habilidades para se destacar.

Cursos, palestras, eventos, workshops podem te dar um conhecimento mais profundo sobre sua área específica. Mas não se limite apenas ao seu segmento, cultive habilidades como empatia, cuidado, disciplina, coragem. Enfim… pense além daquilo que é essencial para sua profissão.

# 3: Pense em curar a dor do seu cliente

Essa lição é uma unanimidade e foi falada diversas vezes nos eventos. Se você quer ter sucesso como empreendedor ofereça um produto que vá tirar a dor do seu cliente em alguma área. A Cristina Junqueira, co-fundadora do Nubank, fez uma comparação entre tipos de remédios e empresas que esclarece bem esse ponto. Existem remédios que são anestésicos, ou seja, aliviam a dor por um momento e há outros que são analgésicos, ou seja, eliminam a dor.

Agora reflita, que tipo de empresa tem sido a sua? A que resolve o problema do cliente ou só alivia? No caso dos bancos, as maiores reclamações são com relação a altas taxas e burocracia até para procedimentos simples. E a ideia do Nubank é justamente resolver esses problemas propondo a simplificação dos procedimentos.

Agora é a sua vez. Analise qual é a dor do seu cliente e o que a sua empresa pode fazer para ajudá-lo?

# 4: O sucesso do passado não te garante o futuro

Depois de suar a camisa, você conseguiu alcançar o seu tão sonhado objetivo. Mas… e agora?

Se você pensa que os desafios acabaram está muito enganado. Agora começa a segunda parte: manter as suas conquistas. Quando você “chega lá”, você se torna referência, mas tem uma certa tendência em relaxar, já que alcançou seu objetivo. Mas para continuar em primeiro lugar você precisa fazer mais, ser melhor dia após dia. E não se engane com a palavrinha “quase”, ela significa a mesma coisa que não. Eu quase consegui significa eu não consegui. E a dica para combater isso é: saia da sua zona de conforto, sempre.  

# 5: Seja uma inspiração

Muitas pessoas tem um propósito de vida e se dedicam a ele grande parte do seu dia. Mas qual é o legado que você quer deixar. Aceitando ou não, tudo é passageiro, mas qual pensamento você quer deixar para as pessoas que passam pela sua vida? E não me refiro apenas de relacionamentos ou de trabalho, mas até pessoas que você conversou apenas uma vez. Será que você foi capaz de agregar algo na vida dela?

É legal que você tenha uma inspiração, mas mais legal ainda é você ser a inspiração de alguém. E o objetivo não é se tornar alguém perfeito, mas alguém que com os seus erros consegue ensinar. Usando essa mesma linha de raciocínio dentro da sua empresa, você passa a perceber que a experiência que você proporciona para o seu cliente é mais importante que o produto em si. Experiência marca, e se você quer ser lembrado ou ter uma empresa reconhecida coloque isso dentro de si.

Conclusão

Essas cinco lições tem um grande valor e o melhor é que elas só dependem de você para serem colocadas em prática. Faça um teste por um período determinado e veja como as coisas começam a caminhar por um lado diferente. Antes de mudar fora, você precisa mudar dentro.

Se ficou com alguma dúvida sobre como ter sucesso como empreendedor ou quiser falar com a gente basta deixar seu comentário! Conte como está a sua empresa, quais assuntos mais te interessam e como podemos te ajudar a continuar crescendo e continue sempre atento aos novos conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta