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Estudo revela quais são as tendências de gestão de pessoas

O que você verá neste artigo:

As tendências de gestão de pessoas podem indicar bons caminhos para conquistar a retenção e o engajamento dos colaboradores. Confira!

Muitos empreendedores atuam fortemente para reter, engajar e construir uma liderança significativa. As mudanças não são simples e exigem muito trabalho. Diante disso, entender quais são as tendências de gestão de pessoas pode ajudar a facilitar tudo.

A Deloitte e a McKinsey, especializadas em gestão de pessoas e capital humano, divulgaram o estudo “Deloitte Trends Capital Humano 2019“ que entrevistou mais de 10 mil líderes de negócios e de recursos humanos em 119 países.

O relatório constatou que 86% dos entrevistados entendem que precisam se reinventar para aprender sobre a inteligência artificial (IA). Além disso, os profissionais destacaram (80%) que precisam desenvolver uma liderança diferente para enfrentar as mudanças do mercado.

Entender o impacto que a organização tem na sociedade

Outro dado relevador do estudo é que as organizações estão preocupadas em entender o impacto que elas têm na sociedade. Eles querem compreender, por exemplo, mais sobre a desigualdade de renda, diversidade e meio ambiente. Diante disso, os programas sociais acabam surgindo como uma demanda importante para diversas empresas.

Gestão focada no ser humano

O estudo ainda relevou que 85% dos colaboradores se sentem desmotivados com suas atividades. Eles estão trabalhando mais e desenvolvendo problemas, como estresse financeiro e mental.

O motivo principal para que as empresas não consigam reter talentos pode estar ligada, segundo a pesquisa, com a falta de capacidade de ensinar. Os colaboradores destacaram que vão embora de uma empresa pela falta de oportunidade de aprender e crescer dentro de uma organização.

Um novo tipo de liderança

A liderança também foi assunto do estudo. 80% dos entrevistados ressaltaram que liderança era uma questão importante ou muito importante. Eles ainda destacaram que a nova forma de liderar enfrenta desafios.

Experiencia do colaborador

A nova geração, principalmente, quer trabalhar por uma causa e deseja se sentir alinhada com o propósito da empresa. Muitas organizações já se deram conta disso. 84% dos entrevistados classificaram que a “experiência do funcionário” é importante e outros 28% classificaram como urgente.

Equipe horizontal

Ao que tudo indica as empresas estão percebendo que o trabalho em equipe de forma horizontal oferece bons benefícios para a produtividade. 31% dos entrevistados declararam que atuam principalmente ou quase totalmente em redes de equipes. 65% disseram que ainda trabalham com estruturas hierárquicas, mas que também atuam com equipes multifuncionais.

Conclusão

Por fim, vale ressaltar os principais tópicos identificados pela pesquisa sobre tendências de gestão de pessoas. Em seu site, a Deloitte revelou os principais pontos. Essas são:

  • Propósito e significado: oferecer às organizações e às pessoas um senso de propósito no trabalho, buscando um foco em ações que tragam benefícios para os clientes e a sociedade, indo além de lucros;
  • Ética e equidade: o uso de dados e tecnologia exigem condutas éticas, íntegras e confiáveis. As empresas devem pensar em novos empregos e funções, bem como treinamento para as novas ferramentas disponíveis;
  • Crescimento e motivação: a projeção de empregos, trabalhos e missão organizacional bem definidos viabiliza maior entusiasmo e crescimento pessoal, bem como proporciona insights individuais;
  • Colaboração e desenvolvimento: construir ou aprimorar o condicionamento de equipes em uma visão humana pode gerar relacionamentos de trabalho produtivos;
  • Transparência e abertura: o compartilhamento de informações e a discussão transparente sobre os desafios e as barreiras dos negócios podem alancar uma mentalidade de crescimento.

Agora que você já sabe quais as tendências de gestão de pessoas, o que acha de se aprofundar no assunto? Leia nosso artigo e saiba como desenvolver uma gestão de pessoas eficiente.

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