Ter uma ideia é o passo inicial para qualquer empresa, já que tudo começa com um conceito de algo que será útil para o público ou que se tornará desejável de ser adquirido. Apesar disso, nem toda ideia pode se transformar em um negócio – ainda que ela pareça fantástica.
A identificação preliminar ajuda a planejar melhor os investimentos ou prevenir prejuízos no caso de ela não ser viável. Por isso, confira a seguir quatro dicas para fazer essa identificação da maneira correta.
Transformando uma ideia em negócio:
Avalie se o seu negócio é uma novidade
Para saber se a sua ideia pode se transformar em negócio é preciso começar pensando se ela é realmente inovadora. Por mais que você possa abrir um negócio em um modelo que já existe, a sua ideia só é realmente válida se ela for única ou, no mínimo, pouco explorada.
Essa avaliação é importante porque ao ser uma novidade o seu negócio dobra as chances de sucesso já que encara menos competição e também porque possui mais chances de se destacar no mercado inexplorado.
Conheça o mercado e encontre nichos
Falando em mercado, é importante conhecer profundamente o mercado para ter certeza de que existe demanda para sua ideia. Ela pode ser inovadora, mas nem sempre existe um público capaz de consumir o produto com frequência ou em grande quantidade.
Fazer pesquisas de mercado e encontrar nichos inexplorados ou pouco ocupados são formas de descobrir se a sua ideia pode se transformar em uma empresa.
Se há um público com um problema ou querendo um determinado produto, e sua ideia oferece a resposta para essas questões, então há chances de essa ideia ser uma boa oportunidade de negócio.
Pense em longo prazo
Também é importante pensar em longo prazo, identificando se o negócio terá chances no futuro ou se é algo passageiro.
Essa avaliação é importante porque você pode até ter um negócio efêmero e com prazo de validade mais curto, mas nesse caso você deverá saber que os investimentos precisarão ser maiores e muito mais assertivos – não há chance para erros porque não há tempo a perder.
Por isso considere fazer uma avaliação e um planejamento financeiro e de negócio em longo prazo. Sua ideia será relevante em um mês? Em um ano? Em cinco anos? Há prospecção de crescimento de interesse e de consumo? Responder todas essas perguntas irá ajudar a definir se o negócio tem futuro ou não.
Descubra se é um modelo rentável
Por fim, analise se o negócio é rentável, já que nem toda boa ideia agrega o valor que você realmente espera. Criar um modelo de negócio com itens baratos, mas que venda pouco, não será rentável para retornar o investimento. Também é preciso que você considere todos os custos envolvidos na estrutura, como a abertura da empresa, a contratação de uma contabilidade e os investimentos que serão necessários. Se a sua ideia não for capaz de cobrir esses custos e gerar lucro, então ela não é rentável.
Nem toda ideia se concretiza e por isso é importante levar em consideração fatores como inovação, potencial, futuro e rentabilidade. Se concluir que a ideia é boa, conte com uma boa contabilidade para superar os desafios e burocracias.
Tem alguma outra dica para identificar se uma ideia pode se transformar em um negócio? Conte nos comentários e não deixe de debater o assunto.
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