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Tudo que você precisa saber para criar o Logotipo ideal para sua marca!

O que você verá neste artigo:

Tão importante quanto um bom nome e, claro, um bom atendimento, a criação de um Logotipo é essencial para o sucesso do seu negócio!

Você já possui a ideia do seu negócio, e está pronto para abrir as portas. Porém, sua empresa precisa de mais do que isso. Os primeiros passos para começar um negócio são a criação do nome da empresa, abertura legal e discal, aluguel do local, contratação, etc.
Mas uma questão que muitos empreendedores ainda se esquecem é a criação de um logotipo para sua empresa. A seguir iremos mostrar a importância de um bom logotipo, e como ele pode criar uma ponte de sucesso entre seus consumidores e seu negócio. Continue lendo:

Por que criar um logotipo?

Até metade do século passado, muitas empresas não se importavam tanto em investir em design. Isso se dava, principalmente, pela pouca concorrência que enfrentavam. Porém, com o desenvolvimento econômico e a melhoria no poder de aquisição dos consumidores, as empresas viram a necessidade de se destacar na prateleira.
Um exemplo disso é a marca de leite Mumu, que implementou uma nova estratégia para ganhar competitividade com seus produtos. Ela renovou toda a identidade visual da embalagem do leite para ter uma imagem mais alegre e divertida. Somente isso fez com que a marca saltasse de 1% de participação para 17% no mercado em apenas 30 dias!
Agora que você já conhece a importância da identidade visual, é hora de colocar a mão na massa.

Tipos de Logos

Existem dezenas de tipos de criações de logo, mas elas se baseiam em três grupos:

  • Tipográficas: Esse se utiliza apenas de letras e fontes em sua composição, mas com um toque de design que as diferencia. Por exemplo: Sony, Microsoft, IBM entre outros.
  • Representativas: Esse formato está relacionado ao business da sua empresa. Quer um exemplo? Você possui uma hamburgueria que usa em sua marca um hambúrguer. Simples e direto.
  • Abstratas: Já essas são construídas de forma mais trabalhadas, lapidadas, dando um valor para o logo. Um exemplo é a Nike, que após anos e anos de investimento em Marketing e Comunicação, hoje é vista com o estilo de vida atlético e moderno.

São poucas as empresas que possuem capital suficiente e anos de dedicação para criar esse tipo de associação como a Nike fez. Por isso, é importante que o logo ilustre claramente o que sua empresa faz ou representa. Faça isso seja pelo desenho, ou pelo nome. O ideal é que, só de bater o olho no seu logotipo, seu cliente já identifique o que sua empresa faz.

Criando seu Logotipo

1. Estude o consumidor

O estudo das pessoas que compram ou comprarão de você é essencial para todas as partes do seu negócio. Mas lembre-se sempre de perguntar a si mesmo: O que eles fazem? Como se comportam? Quais marcas eles usam? Todas essas percepções são importantes pois, para sua marca criar empatia com o público, ela deve “se comportar” como ele.
Pense no seu dia a dia: você confia, conversa e se dá melhor com pessoas que você se identifica, não é mesmo? Da mesma forma deve ser sua marca com seu consumidor.

2. Pesquise as cores

Muitas pessoas pensam que isso é besteira, mas a cor da logo influencia diretamente no comportamento do seu consumidor. Estudos mostram que cores fortes podem trazer fome ou prazer em comer, e é por isso que o amarelo e vermelho do Mc Donalds são propositais. Lembre-se também de verificar como ela ficaria aplicada em preto e branco também!

3. Clean e funcional

Seu logo funciona como um cartão de visitas, porém aplicada na fachada ou na internet para que todos que passam por ali vejam. Além de pensar em algo que seja claro de se entender, um bom logo também deve ser replicável em escala, memorável e distinta. Fotos não são fáceis de se adaptar se forem aumentadas ou reduzidas, por isso aposte em desenhos e ícones.

4. Conte com um profissional

Tudo bem, você pode ter um sobrinho ou um amigo criativo e ótimo em Corel e Illustrator. Mas dificilmente eles terão a experiência e conhecimento que um profissional de design estudado e formado possui.
Não vale a pena colocar o sucesso do seu negócio em cheque por uma identidade visual que parecerá amadora. Ela deve passar confiança para seus clientes, do contrário não estará cumprindo com seu propósito. Lembre-se, na hora de criar um logo para sua empresa, de que essa é a criação também de um relacionamento que, se bem feita, durará por uma vida.


E aí, gostou dessas dicas? Já sabe como criar o logotipo ideal para sua marca? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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