No livro “Franchise Your Business”, o autor Mark Siebert compartilha com os leitores as vantagens de abrir uma franquia e neste artigo você entenderá quais são elas. Confira!
É provável que você tenha chegado até aqui, pois acredita que as vantagens de abrir uma franquia são muitas e você está certo.
Contudo, é comum que muitas pessoas que queiram empreender pensam somente que o baixo risco seja o benefício de uma franquia.
Mas segundo Mark Siebert há outras questões que devem ser levadas em consideração e é justamente sobre elas que vamos falar aqui.
Todas as vantagens de abrir uma franquia
Gerenciamento mais seguro
Uma peça-chave para um negócio é a gerência. Todavia, encontrar um profissional qualificado nem sempre é fácil e ainda exige meses de treinamento. Uma vantagem da franquia neste tópico é que o proprietário pode atuar como gerente do seu negócio – algo que pode ser compreendido por muitos como mais seguro.
“Ninguém está mais motivado do que alguém que investe materialmente no sucesso da operação. Seu franqueado será proprietário – geralmente com as economias de sua vida investidas no negócio. E sua compensação virá em grande parte na forma de lucros”, explica Mark.
O autor ainda explica que quando o proprietário é o gerente há alguns ganhos para a franquia, como: melhor qualidade operacional, inovação e segurança.
Velocidade de crescimento
O especialista revela que a franquia permite alcançar uma liderança no mercado muito mais rápida. “O franchising não apenas permite alavancagem financeira do franqueador, mas também permite alavancar recursos humanos. O franchising permite que as empresas concorram com empresas muito maiores, para que possam saturar os mercados antes que essas empresas possam responder”, explica.
Maior lucratividade
Para Mark, a alavancagem da equipe e a facilidade de supervisão permitem que as organizações de franquia operem de maneira altamente lucrativa.
“Como os franqueadores podem depender de seus franqueados para realizar a seleção do local, negociação de leasing, marketing local, contratação, treinamento, contabilidade, folha de pagamento e outras funções de recursos humanos (apenas para citar alguns), a organização do franqueador é geralmente muito mais enxuta (e geralmente aproveita fora da organização que já existe para apoiar as operações da empresa). Portanto, o resultado líquido é que uma organização de franquia pode ser mais lucrativa”, comenta.
Avaliações Aprimoradas
“A combinação de crescimento mais rápido, maior lucratividade e maior alavancagem organizacional ajuda a explicar o fato de que os franqueadores costumam ser avaliados em um múltiplo maior do que outros negócios. Portanto, quando chega a hora de vender sua empresa, o fato de você ser um franqueador de sucesso que estabeleceu um modelo de crescimento escalável certamente pode ser uma vantagem”, explica Mark.
Risco reduzido
Este certamente é o ponto mais atrativo para o empreender e o autor comenta que “por sua própria natureza, o franchising também reduz o risco para o franqueador”.
“A menos que você opte por estruturá-lo de forma diferente (e poucos o fazem), o franqueado tem toda a responsabilidade pelo investimento na operação de franquia, pagando por qualquer construção, comprando qualquer inventário, contratando funcionários e assumindo a responsabilidade por qualquer capital de giro necessário para estabelecer o negócio”.
Afinal, como abrir uma franquia?
Os principais passos para saber como abrir uma franquia são:
Planejamento
Escolha um dos tipos de atividade
Escolha a Natureza Jurídica
Desenvolva um contrato social
Vá até uma Junta Comercial
Tire seu CNPJ
Agora que você já conhece as vantagens de abrir uma franquia, o que acha de começar o processo burocrático e tirar o CNPJ? O Abertura Simples é a maior rede de contabilidade do Brasil e pode te conectar com um contador da sua cidade que atue com segurança e qualidade. Entre em contato com um dos nossos consultores clicando no botão abaixo.
No comment yet, add your voice below!