5 vantagens de terceirizar a contabilidade da sua empresa

Confira aqui cinco vantagens que você poderá aproveitar quando decidir terceirizar a contabilidade do seu negócio

Uma tendência crescente do mercado é a terceirização de serviços e/ou processos nas empresa, em troca de alguns benefícios bem chamativos para os empresário. A terceirização contábil é uma realidade presente em muitas corporações de pequeno e médio porte, pois as vantagens são consideravelmente superiores à manutenção de um profissional exclusivo para essa função.

Alguns motivos que levam à terceirização das obrigações contábeis estão a quantidade de tarefas que a empresa precisa realizar até os gastos com despesas trabalhistas. Por isso, apresentaremos a seguir essas e outras vantagens ao se optar por terceirizar a contabilidade no seu negócio. Continue lendo:

Terceirizar a contabilidade

Redução de gastos

Criar e manter um setor contábil dentro da empresa é naturalmente mais caro do que contratar o serviço terceirizado. A contratação de um profissional não implica apenas o pagamento do salário, mas também diversos encargos como 13º, FGTS, férias, vale-transporte, vale-refeição, INSS e outros.

Já a terceirização contábil pressupõe apenas o pagamento do serviço prestado, sem vínculos empregatícios. Fora isso, é possível poupar recursos supérfluos em períodos em que a demanda está baixa, o que tornaria ociosa a atuação do contador na empresa.

Profissionais qualificados e experientes

Pense bem, o que vale mais: um único profissional ou toda uma equipe multifacetada à sua disposição? Outra vantagem de terceirizar a contabilidade é que você contrata um serviço, e não um profissional. Ou seja, serão várias cabeças pensando juntas para solucionar os seus problemas.

Como essas pessoas trabalham com várias empresas, a experiência e conhecimento da legislação delas será amplo, trazendo mais agilidade e soluções. Isso significa que os resultados serão alcançados mais rapidamente e a chance de erros humanos diminui.

Foco nos objetivos

Já que a contabilidade não é mais uma preocupação constante, acaba sobrando mais tempo para concentrar-se em ideias novas para seu negócio. A terceirização contábil é uma solução para quando a empresa deseja manter o foco em suas ações e estratégias.

Assim, haverá mais possibilidades de verificar cada setor e conferir se está tudo alinhado, funcionando de acordo com os princípios do empreendimento. Todos os funcionários se manterão concentrados no objetivo central da empresa, sem precisar se preocupar com as questões burocráticas que são altamente especializadas e que exigem estudos e atenção.

Mudanças nas regras contábeis

A contabilidade é uma área bastante complexa, e a legislação contábil muda constantemente. Isso faz com que seus profissionais necessitem se atualizar com novos cursos e especializações sobre a legislação vigente. O que está em vigência hoje será ultrapassado amanhã.

Os contadores devem se reciclar com cursos e novas especializações. Empresas que possuem um setor contábil precisam incluir esses treinamentos nas despesas da empresa. Porém, aquelas que terceirizam sua gestão contábil estão munidas para essa realidade e aptas a se adequarem à modernidade.

Economia de espaço

O espaço pode ser um empecilho quando se quer expandir um empreendimento. Imóveis têm um custo alto, seja para alugar ou comprar, principalmente no caso de cidades grandes. Como citamos, quando o empreendedor decide terceirizar a contabilidade, não é necessário uma equipe trabalhando em suas dependências. Isso acarreta em espaço livre para outros departamentos e até, quem sabe, um estoque de mercadorias.


E aí, já sabia das vantagens de terceirizar a contabilidade? Já utiliza esse modelo na sua empresa? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta