Conheça as vantagens do sistema de franquias

 em Empreendedorismo

Sua empresa chegou ao ponto de crescimento em que você vê possibilidades de explorar novas possibilidades? O sistema de franquias está em expansão, principalmente porque traz a chance de crescer sem investir capital próprio ou precisar fazer empréstimos.

Às vezes, o empreendedor nem tem tal plano. Clientes que gostam do conceito e serviço inovadores do negócio podem ficar interessados em abrir uma franquia.

Vamos aos conceitos básicos: a definição de franquia é um sistema de empreendedorismo em que o detentor da marca a cede para um terceiro, para a utilização comercial de acordo com regras definidas em contrato. Esse documento também assegura ao franqueado consultoria do franqueador em relação à implementação do negócio e padronização dos produtos e serviços.

Tudo é uma grande parceria, na qual o detentor original da marca empresta sua experiência com o projeto e área (know-how) e, como recompensa, tem sua marca divulgada e consolidada. A relação franquia-franqueado é de imparável troca de informações, experiências e crescimento dos empreendimentos. É muito importante que haja esse intercâmbio de medidas bem-sucedidas (ou não) para que todos cresçam juntos.

Entretanto, esse tipo de expansão tende a ser bem complicado. Isso porque há a necessidade de registrar e explicar todos os processos do funcionamento da unidade em manuais gerai. Além disso, é preciso ter uma equipe jurídica para os contratos, além de colaboradores de apoio aos franqueados. Ou seja, demanda uma estrutura mais requintada.

Outras vantagens do sistema de franquias:

Com um bom plano de direcionamento dos franqueados em relação a processos, qualidade, identidade visual e experiência do consumidor, a marca tende a obter índices de excelência ainda maiores. Assim, seu negócio poderá crescer e se estabelecer. Isso surge como uma grande vantagem competitiva.

As unidades serão geridas por um dono que conhece muito melhor o ambiente em que a o negócio está inserido, fazendo decisões mais precisas sobre envolvimento e engajamento. Quando sua franquia estiver grande, como mais uma vantagem, será muito mais fácil conseguir contratos econômicos em grande escala com os fornecedores de materiais para o que você produz, possibilitando uma rentabilidade ainda maior. Além disso, sua marca ficará conhecida por mais pessoas, demandando muito menos investimentos diretos.


Sua empresa possui um sistema de franquias? Você pretende abrir uma franquia de seu negócio? Comente e participe para melhorar, cada dia mais, o conteúdo do Abertura Simples. Para abrir sua franquia, clique aqui.

Veja também:

4 dicas para uma boa gestão de franquias

Como escolher o ponto comercial ideal para a sua franquia

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Montagem que representa a gestão de franquias a distânciaFoto de algumas pessoas em um escritório de coworking trabalhando