Principais vantagens e desvantagens de trabalhar em um coworking

 em Empreendedorismo

O termo coworking começou a explodir nos últimos tempos, e basicamente é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaços e recursos de escritório. Os principais clientes desse tipo de escritório são pequenas empresas, autônomos e startups.
Essa metodologia de trabalho leva em consideração a otimização de espaços de escritórios, alugando-os pelo tempo adequado para cada contratante. Sem a necessidade de toda a burocracia que um escritório próprio exige, e também sem desperdícios.
Existem diversas vantagens sedutoras nessa formula, como a economia financeira, e o networking gerado. Porém as desvantagens também são grandes. É necessário ter um grande autogerenciamento e definir o próprio comprometimento. Confira aqui as principais vantagens e desvantagens de trabalhar em um Coworking!

Vantagens do Coworking

Networking

Trabalhar em um espaço compartilhado permite que você tenha um contato maior com pessoas das mais diversas áreas, ampliando a sua rede de contatos. Relacionar-se com outros profissionais pode ser de grande serventia para adquirir conhecimentos, trocar idéias, criar parcerias, ou até mesmo para colocar projetos em prática.
Gif de uma cena da série The Office, com duas pessoas batendo as mãos, representando um coworking

Infraestrutura

Os espaços de coworking são ótimas soluções para negócios que estão começando e precisam poupar em infraestrutura. Dentre os principais benefícios oferecidos por esses espaços e que já são inclusos nos planos mensais estão o acesso à internet, energia elétrica, material de escritório, número de telefone próprio e até mesmo limpeza, manutenção e reparo do local.

Flexibilidade

Algumas pessoas simplesmente não conseguem trabalhar em um escritório, mas as distrações de trabalhar em casa também não são ideais. Trabalhar em um espaço compartilhado pode servir como uma solução. Em um Coworking, você disciplina o seu trabalho, estipula o horário de suas atividades, seus prazos e cria hábitos mais produtivos. Além disso esses espaços também são bem flexíveis para a realização de reuniões, workshops, encontros e até mesmo para sediar eventos e coquetéis.
Gif de uma cena da série The Office, com duas pessoas estourando chapanhe, representando um coworking

Criatividade

Imagine que você esteja trabalhando em casa e tenha um bloqueio criativo. Os recursos para encontrar uma solução são muito menores do que se você estiver em contato com outros profissionais, certo? Uma das vantagens do Coworking é a troca de informações e experiência com outras pessoas. Você poderá receber novas idéias e pedir ajuda, aumentando exponencialmente as chances de melhorar ou criar um novo projeto.

Economia

O ponto principal para quem está começando é o bolso. Os espaços de Coworking podem ser pagos por mês, muitas vezes em planos que se encaixam a necessidade de cada profissional e cobrindo todos os custos. O baixo investimento e a ausência de contratos e demais burocracias compensam muito mais do que o aluguel de um espaço comercial próprio.

Desvantagens do Coworking

Horários

Os horários de trabalho nos espaços de Coworking são fixos, geralmente funcionando apenas durante o horário comercial e sem chance de hora extra. No caso de precisar de mais tempo, ou preferir por trabalhar em horários diferentes, os preços do aluguel aumentam significativamente. Para os trabalhadores que estão acostumados a trabalhar em horários flexíveis, isso pode ser uma grande dificuldade.

Privacidade

É quase que lógico que a privacidade e o sigilo sejam drasticamente menores em um espaço compartilhado. Mesmo que a interação social seja uma vantagem, algumas pessoas se sentem incomodadas, podendo inclusive perder o foco de suas atividades, em ambientes movimentados. Além disso, a falta de privacidade pode atrapalhar na recepção de clientes para reuniões e encontros.

Distrações

Trabalhar em casa traz diversas distrações, mas trabalhar em um espaço compartilhado poder ter ainda mais. Telefonemas de colegas de trabalho, conversas cruzadas, brincadeiras, visitas recebidas e até mesmo a passagem constante de pessoas atrapalham no foco de muitos profissionais que precisam de silêncio e concentração.
Gif de uma cena da série The Office, com uma mulher mexendo no computador e em seguida gritando, representando um coworking

Espaço

Outra desvantagem a se considerar é a ausência de um espaço para guardar os pertences, encomendas e demais materiais. Cada um possui um espaço delimitado para trabalhar, e a ausência de um local para seus bens pode ser um grande problema. Quem preza pelo conforto e maneiras mais intimistas de se trabalhar, geralmente acaba preferindo o home-office.


Concluindo: É necessário analisar as vantagens e desvantagens de se trabalhar em um escritório de coworking antes de fechar um contrato. Cada profissional, ou empresa, possui suas necessidades e demandas, e muitas vezes esse pode não ser o modelo de trabalho ideal. Ainda assim, é uma ótima opção para novos negócios que desejam economizar em espaços físicos e ampliar o networking.
Abriu uma empresa e pretende começar a trabalhar em um escritório de coworking? Quer saber dicas de como escolher o melhor? Comente e compartilhe para melhorarmos ainda mais os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes
Mostrando 5 comentários
  • Joao Diogo
    Responder

    Acho que para o empreendedor que está começando, o espaço de co-working se mostra como uma excelente oportunidade de networking e custo baixo. O importante é ter em mente que um dia você vai sair do co-working, isso deve ser um objetivo.

    • Rogerio Fameli
      Responder

      É isso mesmo João! Agradecemos por ter entrado em contato conosco. O espaço de co-working pode ser ótimo para startups, MEI e qualquer um que deseja trabalhar um networking interessante 🙂

pingbacks / trackbacks

Deixe uma resposta

Montagem com o escrito vantagens do sistema de franquiasHomem com a mão no queixo, representando o perfil do empreendedor de sucesso