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Viabilidade do negócio: o que é, importância e como fazer

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A viabilidade do negócio permite que você entenda se sua ideia realmente tem chances de sucesso e se seus recursos são suficientes. Entenda!

Empreender exige tempo e dinheiro. Isso significa que o quem deseja embarcar nisso deve estar, minimamente, seguro de que o investimento poderá gerar resultados positivos.

Diante disso, a viabilidade do negócio é uma das precauções que todo empreendedor deve tomar para abrir uma empresa que realmente possa ser interessante ao mercado e gerar lucros.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e você entenderá como realizar a viabilidade da sua ideia. Confira!

A importância da viabilidade do negócio

Imagine que você tem uma ideia realmente interessante. Só que quando aplicada a realidade não faz nenhum sucesso. Pense também que você poderia ter uma boa ideia só que para colocar em prática seria necessário investir um recurso muito alto (e que você não tem). Nesse sentido, a viabilidade é essencial, pois:

Permite testar sua ideia

Verificar se sua ideia é realmente efetiva é um dos passos necessários para empreender com mais segurança. Durante o processo de teste, por exemplo, você poderá fazer pesquisas com o público-alvo do seu futuro negócio para verificar se eles, de fato, consumiriam seus produtos ou serviços.

Possibilita analisar os riscos

Além de verificar se sua ideia, de fato, pode vingar, a viabilidade permitirá que você analise todos os riscos. Isso porque será necessário analisar a concorrência, os investimentos, o retorno e muito mais.

Aperfeiçoar o produto/serviço

Para realizar a viabilidade será necessário muita pesquisa e, diante disso, você poderá obter insights preciosos para desenvolver um produto e serviço ainda melhor.

Afinal, como desenvolver a viabilidade do negócio?

Gastos fixos mensais, investimentos fixos, metas de venda, retorno do investimento e muito mais. Tudo isso será analisar para desenvolver a viabilidade do negócio. Vamos falar sobre cada um dos tópicos a seguir.

Pesquise

Todo planejamento requer pesquisa, identificação de prioridades, criatividade, conhecimento sobre as tendências de mercado e algumas noções básicas de finanças e economia. Além disso, é importante entender o atual contexto socioeconômico do país e do mundo, a fim de identificar as principais questões que podem impactar o negócio que está sendo delineado.

Responda algumas perguntas

Ao iniciar a elaboração, é importante parar um pouco e se perguntar: qual é o modelo do meu negócio e quais pessoas serão envolvidas no projeto?

A partir deste primeiro questionamento, já é possível traçar as primeiras diretrizes, ao identificar de forma clara o tipo de negócio que será proposto e a equipe responsável pela sua elaboração e desenvolvimento. Em um segundo momento, vale partir para uma segunda rodada de questionamentos:

  • Quais são os objetivos que eu pretendo atingir com o meu negócio?
  • Qual é a minha motivação para fazer isso acontecer?
  • Como posso desenvolver o meu negócio de forma a alcançar meus objetivos de forma efetiva?
  • Quais os recursos financeiros, humanos, estruturais são necessários para que isso possa acontecer?

Crie uma estrutura

Uma vez respondidas estas perguntas, preste atenção nos pontos fundamentais. Essencialmente, mantenha em sua estrutura: descrição do tipo de produto ou serviço que pretende ser desenvolvido ou comercializado, destacando seu diferencial de mercado.

É necessário também fazer a identificação do público-alvo, a fim de estabelecer de forma clara quem será seu cliente, bem como definição de estratégias de marketing e relacionamento com esse cliente. Além disso, descrição das atividades desenvolvidas pela empresa, diferenciando de forma clara e precisa a atividade principal das demais atividades secundárias.

Pesquise a concorrência

Faça uma boa análise da concorrência. Reúna todas as informações possíveis. Os dados permitirão que você saiba como se destacar deles.

Faça pesquisas de opinião

Desenvolva um protótipo de seu produto e faça pesquisas de opinião com o seu público. Isso permitirá entender se sua ideia realmente é boa, precisa ser melhorada ou não tem chance de sucesso no mercado.

Investimentos fixos e os gastos fixos mensais

Antes de abrir o seu negócio, é interessante que você faça uma lista de tudo que será necessário. Por exemplo, quanto custará os colaboradores, matéria-prima, equipamentos etc.

Ao identificar tudo o que será necessário para abrir sua empresa, você conseguirá entender qual será o investimento fixo (soma de todos os recursos necessários para abrir o negócio) e também qual será os gastos fixos mensais (valor necessário para que o negócio consiga continuar exercendo as atividades com tranquilidade).

Meta de vendas

Será necessário estimular uma meta de vendas para que a empresa consiga pagar todas as despesas e também para compreender o retorno do investimento. As metas possibilitam ter um panorama mais amplo sobre a concretização do negócio e do faturamento.

Gastos variáveis

Nas vendas, por exemplo, os gastos variáveis podem ser a comissão dos vendedores. Eles ainda podem ser impostos e custos de mercadorias. A partir disso, você conseguirá ter uma dimensão melhor dos custos mensais.

Retorno sobre o investimento

O ROI, retorno sobre o investimento, é um cálculo essencial para entender quanto você conseguirá obter com determinado investimento. Por isso, é essencial desenvolvê-lo no momento de realizar uma nova aplicação financeira.

Por fim, vale ressaltar que, após realizar a viabilidade do negócio, é interessante desenvolver um plano. Baixe nosso ebook e saiba como fazer o seu!

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