WhatsApp Business já está disponível! Saiba como utilizá-lo em seu negócio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Segundo notícia publicada no portal Olhar Digital, o Whatsapp Business lançará em breve a opção das empresas exporem seus produtos e serviços. A informação é de que “o aplicativo ganhará uma função de catálogo online em uma de suas próximas atualizações”. Além disso, a lista também trará funções novas, como por exemplo o título para o produto, descrição e foto. Haverá também a opção de adicionar um link, no caso de lojas online, e um número identificador de estoque.

O WhatsApp Business é a versão gratuita do aplicativo voltada para micro e pequenas empresas. Ela permite que a empresas criem perfis profissionais para entrar em contato com seus clientes.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para usuários Android, e utiliza a mesma plataforma web de acesso às conversas no desktop, além de sua versão para Windows na Microsoft Store. Porém a versão para usuários do iOS pode ser disponibilizada em breve.

Como começar a utilizar o WhatsApp Business?

Para utilizá-lo, basta fornecer poucas informações sobre a empresa (endereço, telefone e descrição do negócio). Em seguida, será enviada uma verificação do número para confirmar se o mesmo pertence ao determinado negócio. No perfil, a empresa poderá incluir o seu site, horário de funcionamento e categoria.

Recursos exclusivos

  • Perfil comercial: Seus clientes terão acesso a informações úteis, como seu endereço, descrição da empresa, e-mail e website.
  • Respostas rápidas: É possível salvar as mensagens que são enviadas com mais frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora.
  • Etiquetas: Para encontrar suas conversas e contatos com mais facilidade, você pode organizá-los utilizando etiquetas.
  • Mensagens automáticas: Quando não puder responder seus clientes de imediato, você pode definir uma mensagem de ausência, informando quando poderá respondê-los. Você pode também criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa aos novos clientes.
  • Verificação da conta: As pessoas saberão que estão falando com a sua empresa, pois ela será listada como uma conta comercial. Ela receberá o status de Conta Confirmada assim que o número de telefone comercial cadastrado for confirmado.
  • Estatísticas de mensagens: Por fim, você tem acesso a métricas importantes sobre o fluxo de suas mensagens, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.

Por que utilizar o WhatsApp Business?

Depois de conferir todos os recursos exclusivos do WhatsApp Business, ainda não se convenceu de suas vantagens? Bem, o usuário pode aproveitar todos esses recursos de forma positiva na organização, mas se utilizados da forma certa.

Ninguém gosta de receber mensagens inconvenientes, oferecendo produtos ou serviços, de números desconhecidos. Isso pode ser muito invasivo, por isso o ideal é utilizar o WhatsApp apenas para se relacionar com os atuais clientes, e não atrair novos.

Com essa ferramenta, é possível também criar ações de marketing (mensagens personalizadas, aviso de promoções e novidades etc), Customer Success (cuidar das dúvidas dos clientes) e também comunicação interna (tratar de questões rápidas e objetivas dos colaboradores).

Além disso, é possível utilizar o WhatsApp Business também como ponto de contato de atendimento. Isso tanto para delivery de comidas, concierge service, plataforma de booking, consultas médicas e outros tipos de serviços.


E aí, preparado para começar a utilizar o WhatsApp Business em seu negócio? Possui dicas que possam ajudar mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário