10 características que formam um empreendedor de sucesso!

 em Empreendedorismo

Confira aqui 10 características do empreendedor de sucesso e saiba se você possui alguma delas!

Durante muito tempo acreditava-se que se nascia com um dom e que não era possível desenvolvê-lo de forma diferente. Você sabia que é possível desenvolver alguns comportamentos de e características do empreendedor de sucesso?
Talvez você até mesmo já possua elas, mas ainda não parou para analisar que isso possa ser um sinal para investir em um negócio próprio! Por isso, apresentamos a seguir um resumo sobre o que é empreender, e as 10 características que mais se identificam com o perfil do empreendedor de sucesso! Continue lendo:

10 características do empreendedor de sucesso:

1. Buscar oportunidades e iniciativas

Um empreendedor é proativo é faz as coisas antes mesmo de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias. Ele não se importa de ter iniciativas, e busca qualquer chance de agir pensando na expansão. Além disso, ele pesquisa e identifica oportunidades onde nenhuma outra pessoa teria a mesma sensibilidade.

2. Correr riscos calculados

A pessoa com espirito empreendedor sabe que ela terá de enfrentar alguns obstáculos no caminho do sucesso, mas ela avalia alternativas e calcula os riscos deliberadamente. Todas suas ações são pensadas para reduzir os riscos e controlar os resultados para que tudo saia como o planejado. Por fim, essa pessoa se coloca em situações que implicam desafios ou riscos moderados exatamente para testar a sua capacidade de contorná-los.

3. Persistência

O empreendedor de sucesso não desiste diante de uma dificuldade. Como dissemos, ele age repetidamente ou muda de estratégia quando precisa superar um obstáculo! Além disso, assume a responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário ao atingimento das suas metas e objetivos.

4. Exigir eficiência e qualidade

A produtividade é uma das principais características do empreendedor, pois ele encontra maneiras melhores, mais rápidas e mais baratas de fazer as coisas. Agindo sempre para satisfazer ou superar os padrões de excelência. Além disso, adota procedimentos para assegurar que o trabalho seja finalizado a tempo ou ainda que atenda a padrões de qualidade previamente estabelecidos.

5. Independência e autoconfiança

Outra característica dos empreendedores de sucesso é a busca por autonomia em relação a normas e controle de outros. Essas pessoas mantém seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores. Além disso, elas expressão confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa aparentemente difícil ou de enfrentar um desafio.

6. Estabelecimento de metas

Você é do tipo de pessoa que estabelece metas e objetivos desafiantes e que tem um significado pessoal? Então saiba que você tem uma das características do empreendedor de sucesso. Pois esse tipo de pessoa sempre define metas de curto, médio e longo prazo que sejam claras e mensuráveis.

7. Persuasão e networking

Um empreendedor de sucesso sabe como utilizar estratégias deliberadas para influenciar e persuadir os outros. E por mais que isso possa parecer um tanto quanto manipulador, nesse caso ele utiliza de pessoas-chave como agentes para atingir seus objetivos, mas também faz o que está ao seu alcance para auxiliar os outros. Ele também age para desenvolver e manter relações comerciais, pois sabe que o networking é muito importante para o seu desenvolvimento.

8. Comprometimento

O sacrifício pessoal ou o esforço extraordinário para completar uma tarefa também é uma das características do empreendedor de sucesso. Ele sempre colabora com a equipe com a equipe para que os resultados planejados sejam alcançados. Como dito anteriormente, ele esmera-se em superar as expectativas do cliente interno e também do cliente externo.

9. Busca informações

Mais uma das características do empreendedor de sucesso é a busca incessante para obter o máximo de informações sobre seus clientes, fornecedores e concorrentes. Ele investiga pessoalmente como fabricar um produto, ou fornecer um serviço, para que nunca lhe falte conhecimento sobre algo que ele oferece. Quando possível, também consulta especialistas de todas as áreas para obter assessoria técnica ou comercial para o seu negócio continuar crescendo.

10. Planejamento

Por fim, assim como em tudo, o empreendedor planeja, dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas. Ele define os prazos e os responsáveis para cada atividade, pois sabe que não é possível fazer tudo sozinho. Depois que tudo estiver funcionando como o esperado, ele revisa sistematicamente seus planos, levando em conta os resultados obtidos e também as mudanças circunstanciais. E assim, mantém registros financeiros e os utiliza para suas decisões futuras.


Você percebeu se possui alguma dessas características do empreendedor de sucesso? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Mulher representando abrir seu primeiro negócioFoto de cidade iluminada a noite, representando empreender em portugal