10 dicas para o sucesso do seu negócio, segundo o empresário Richard Branson

 em Empreendedorismo

Richard Branson é um empresário britânico, nascido na Inglaterra, e fundador do Virgin Group, que inclui mais de 400 empresas. Seus investimentos passam pelo mundo da música à aviação, biocombustível, vestuário e até mesmo viagens aeroespaciais.

Além disso, é uma das personalidades mais carismáticas do mundo dos bilionários; é visto sempre sorrindo e alegre, mesmo quando está trabalhando. Richard Branson possui uma visão diferente das outras pessoas sobre o mundo dos negócios, e para demonstrar quais são os valores que o levaram ao sucesso, ele citou 10 dicas que ajudam qualquer empreendedor. Confira a seguir:

10 dicas para o sucesso, de Richard Branson:

1. Corra atrás dos seus sonhos

“Você viverá muito melhor se perseguir suas paixões. Pessoas que dedicam seu tempo trabalhando em coisas que amam, geralmente, são aquelas que aproveitam melhor suas vidas. Além disso, essas pessoas também são aquelas que se atrevem a correr riscos e correr atrás de seus sonhos.”

Envolva-se nas coisas que você se interessa, e acha certo. Dessa forma, você não apenas estará alcançando aquilo que deseja, como também terá muito mais chances de dar certo, logo que é algo que você já possui afinidade.

2. Faça algo bom

“Se você não está tentando fazer alguma diferença positiva na vida das outras pessoas, então você provavelmente nem deveria estar fazendo negócios. Toda empresa tem a responsabilidade de mudar o mundo, para seus colaboradores, seus clientes, para a comunidade, e todas as pessoas.”

Você ajuda os outros e ajuda a sua empresa a ser bem sucedida, não tem como dar errado! Pense que você pode estar ajudando alguém a solucionar alguma coisa, e com isso, estará também fazendo sua empresa crescer.

3. Acredite nas suas ideias

“Acreditar em si e nas suas ideias de negócio pode fazer toda a diferença entre o fracasso e o sucesso. Se você não acreditar em seus planos e não estiver orgulhoso de sua ideia, as outras pessoas também não o farão.”

Quanto mais focado e confiante você estiver, maior é a chance de as pessoas te enxergarem com esses mesmos olhos. Não seja enganado pela perseguição cega de lucros e crescimento; isso não é o mais importante, e sim o quanto você batalha para fazer o seu melhor.

4. Divirta-se

“Diversão é talvez um dos mais importantes – e subestimados – ingredientes para um empreendimento de sucesso. Se você não estiver se divertindo, então talvez seja hora de tentar algo diferente.”

Se você e seus colaboradores estiverem se divertindo, e engajados com um projeto, o trabalho se tornará muito mais prazeroso. Crie um ambiente que seja agradável de se trabalhar, e busque pessoas que corram atrás dos mesmos ideias junto com você.

5. Não desista

“Em toda aventura em que eu estive – seja criando um negócio, voando ao redor do mundo em um balão, ou viajando o oceano em um barco – houveram momentos em que a coisa mais fácil a se fazer era desistir. Porém, se você não desistir e tentar novamente, ficará impressionado com o que você consegue fazer.”

Richard Branson já disse: mesmo se você falhar, levante-se, sacuda a poeira e tente novamente. Você terá de enfrentar muitas situações em que tudo pareça conspirar contra você, porém será necessário superar as dificuldades e seguir em frente.

6. Continue estabelecendo novos desafios

“Se você não anotar suas ideias, você não lembrará delas pela manhã. Faça listas para acompanhar seus objetivos, e você ficará surpreso com os desafios que superou.”

São os pequenos detalhes que fazem com que sua empresa se destaque perante as concorrentes, por isso não deixe passar nada. Organize-se, anote, crie metas. Do contrário, o tempo pode passar mais rápido do que você pensa, e tudo ficar para trás.

7. Aprenda a delegar tarefas

“A arte da delegação é uma das habilidades que qualquer empresário precisa dominar. Se você encontrar pessoas que podem assumir tarefas que você não é bom, você terá mais tempo para planejar o futuro. Também lhe dá tempo para passar com sua família e amigos, o que é mais importante de tudo.”

Conte com pessoas que sejam melhores que você, e vá se libertando aos poucos para cuidar da parte administrativa do negócio, por exemplo. Você pode ser um bom empreendedor, mas não necessariamente ser um bom gerente. Além disso, você deve passar um tempo para ficar com sua família.

8. Cuide do seu time

“Se a sua equipe estiver se divertindo e se importando genuinamente com outras pessoas, eles vão gostar mais do trabalho e o farão melhor. Encontre pessoas que busquem o melhor em outros, elogie em vez de criticar, e ame o que eles fazem.”

Além da diversão, é necessário que as pessoas se sintam motivadas no ambiente de trabalho. Faça com que todos os colaboradores entendam sua importância dentro da organização por meio de algumas estratégias de endomarketing.

9. Saia e faça coisas

“Ao invés de sentar na frente de uma tela por toda sua vida, desligue a TV ou o computador e vá para o mundo. Existem tantas pessoas fascinantes para se encontrar, aventuras emocionantes para se embarcar e desafios gratificantes para assumir, que não há tempo a perder.”

Não deixe que a TV e o celular matem sua produtividade. Eles não foram feitos para te educar, e sim para passar o tempo. Por isso, não deixe o tempo ir embora enquanto assiste as coisas passando, levante-se e coloque suas ideias em prática.

10. Quando as pessoas dizem coisas ruins sobre você, prove que estão erradas

“Algumas pessoas vão reagir ao seu sucesso tentando pegar carona ou te criticando. A melhor coisa que você pode fazer é não apenas ignorá-los, mas também prová-los de todas as maneiras.”

Ao longo do nosso caminho, iremos nos deparar com pessoas que tentam ter sucesso seguindo pessoas bem sucedidas, tentando consumi-las de todas as formas. O certo é ignorá-las e mostrar para as pessoas que elas estão erradas.


Gostou dessas dicas dadas pelo empresário Richard Branson para alcançar o sucesso? Conhece outras que poderiam ajudar outros empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Esse artigo foi traduzido do original publicado na Virgin.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Montagem com o escrito: 10 passos para começar um e-commerce do zeroMontagem com as definições de VUCA