Skip to content

4 dicas que vão te ajudar a manter o foco e concentração em suas atividades

O que você verá neste artigo:

Confira algumas dicas para manter o foco e concentração em todas as suas tarefas, no trabalho e em casa

Com tantas coisas acontencendo ao nosso redor, trabalhos sendo solicitados, pessoas conversando… Fica quase impossível manter a atenção nas tarefas do dia a dia. Somos bombardeados com informações por todo lado, e nosso cérebro está sempre querendo estar a par de tudo.
Um dos principais fatores que atrabalham nossa capacidade de manter o foco e concentração são os meios de tecnologia. Eles nos oferecem divertidas distrações, mas que podem acabar com o nosso desempenho.
Por isso, listamos a seguir 7 dicas que podem te ajudar a não perder o foco e concentração em suas atividades rotineiras no trabalho e em casa. Continue lendo:

Dicas para aumentar o foco e concentração:

1- Acorde cedo

A primeira dica para ser mais produtivo nas suas tarefas é começar desde cedo. Tente acordar 5 minutos mais cedo do que o habitual, e isso pode fazer toda a diferença ao longo do seu dia. Isso pode parecer um sacrifício para muitas pessoas, mas os resultados positivos que você pode obter com esse hábito são diversos, pois você terá mais tempo para realizar pequenas tarefas.

2 – Divida seu tempo

Por mais dedicado e produtivo que você seja, sempre deve reservar um tempo do seu dia para fazer pequenos intervalos. Quando você divide seus horários de forma certa, as coisas fluem com mais facilidade. Cada tarefa possui um tempo para ser realizada, e você também precisa de momentos livres para o seu lazer, e isso faz aumentar muito seu foco e concentração na hora de trabalhar.

3 – Planejamento

Planejar: o passo mais importante para QUALQUER coisa que você for fazer. Para poder organizar suas tarefas e conseguir concluí-las corretamente, experimente fazer um planejamento da sua rotina. Estipule prazos, para conseguir gerir melhor a sua rotina, e também priorize o que é mais importante. Assim, você pode dar conta de todas as pendências no tempo certo.

4 – Nada de multitarefas

É comprovado: apenas 2% das pessoas conseguem ser multitarefas de forma efetiva. Não adianta tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, pois não conseguirá fazer bem feito. Isso pode prejudicar sua atenção, foco e concentração, além de comprometer a qualidade do trabalho realizado. Por isso, se você quer terminar suas tarefas com rapidez, dedique-se a fazer uma coisa de cada vez.

5 – To do List

Fazer uma lista de tarefas ajuda a manter o foco e concentração nas atividades com mais facilidade, além de ajudar na organização de cada atividade. Anote tudo que você tem para fazer no seu dia, desde que você começou a trabalhar até o fim do dia. Se sobrar algum tempo livre, registre também as atividades que você já está ciente para o resto da semana.

6 – Papel e caneta

A tecnologia fez com que nós esquecessemos do bom e clássico papel e caneta. Porém, quando você anota suas ideias usando esse método tradicional, seu foco e concentração podem melhorar muito. Inclusive, estudos indicam que aqueles que escrevem informações à mão possuem mais facilidade em entendê-las e memorizá-las do que quem as digita.

7 – Ouça uma música

Ouvir música pode ser muito efetivo na produtividade, pois além de bloquear os barulhos do ambiente, também pode ajudar no relaxamento e concentração. Ouvir música no ambiente de trabalho pode trazer outros diversos benefícios, como melhorar o seu humor, ajudar na solução de problemas e diminuir distrações. Mas é necessário escolher bem a playlist, para não acabar ficando agitado demais com músicas rápidas e pesadas. Confira aqui alguns benefícios de ouvir música no trabalho.


Gostou dessas dicas? Você já as coloca em prática no seu dia a dia? Conhece outras que poderiam ajudar mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!