Estimativa de entrega incorreta, falta de comprometimento da equipe ou de foco e gestão, são situações que podem atrasar a entrega do projeto e impactar de maneira negativa os resultados. Para evitar que situações como estas ocorram, a produção de cronograma de projeto é indispensável.
Ocorre que o cronograma é desenvolvido considerando todas as atividades estipuladas dentro do planejamento e está ligado ao gerenciamento de tempo. Sendo assim, ele proporciona otimizar tarefas e realizar uma organização eficiente.
O Project Management Institute (PMI), instituto que associa gestores de projeto e que é referência em conteúdo sobre o assunto, recomenda que o cronograma seja realizado a partir de algumas etapas essenciais para o bom andamento do projeto. Neste artigo, abordaremos as principais. Confira!
Etapa 1- Estipule regras para o gerenciamento
Antes de qualquer atividade, o gerente de projetos deve definir as regras do gerenciamento. Isso significa que, na primeira que etapa, o profissional deve destacar, por exemplo, uma margem aceitável de atraso nas entregas das atividades.
As regras são importantes, pois permitem que os colaboradores compreendam como o cronograma funciona, como agir em casos de atraso, como monitorar os prazos, bem como alterá-los.
Etapa 2 – Defina todas as atividades
No momento de definir quais atividades devem ser realizadas, é essencial que todos os colaboradores estejam envolvidos. Afinal, um projeto não pode ser desenvolvido sozinho e todos precisam estar conscientes das atividades que precisam ser realizadas. Por isso, a dica é realizar uma reunião com a equipe e definir, em conjunto, as atividades.
Etapa 3 – Faça a sequência das atividades
Nesta etapa, o gestor definirá a sequências das atividades levando em consideração qual tarefa precisa de outra para ser executada. Por exemplo, supondo que o projeto visa o lançamento de um projeto. Neste caso, a tarefa de produção do produto só pode ser realizada depois que a tarefa de entrega da matéria-prima foi concluída. Ou seja, a sequência deve ter uma ordem lógica.
Etapa 4 – Produza uma estimativa dos recursos
Após sequenciar as atividades, é hora de produzir uma estimativa dos recursos. Para isso, é interessante questionar “quais tipos de recursos serão necessários?”. Por exemplo, pessoas, conhecimentos, recursos tecnológicos, máquinas etc. Tudo isso deve ser levado em consideração para que haja uma estimativa mais precisa.
Etapa 5 – Desenvolva uma estimativa da duração das atividades
A estimativa de duração das atividades não deve ser realizada apenas pelo gerente do projeto. É necessário desenvolver o trabalho junto com todos os envolvidos. Afinal, cada profissional terá uma visão mais abrangente sobre determinada tarefa e isso possibilita mais confiança no momento de realizar a estimativa.
Por exemplo: no lançamento de um produto, quem sabe definir quanto tempo é necessário para realizar uma logo é o Diretor de Arte (DA). Afinal, ele atua na área, sabe quais são suas dificuldades, facilidades bem como quanto tempo leva sua produção.
Etapa 6 – Crie o cronograma
Após as etapas anteriores, é hora de desenvolver, de fato, o cronograma. Ou seja, é a etapa de juntar todas as informações definidas nas outras etapas e produzir um documento. Uma dica, nesta última etapa, é que o gestor defina uma ferramenta para gerenciar o cronograma com mais eficiência e segurança.
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