Conheça 6 fórmulas contábeis para não deixar de lado! Todo empreendedor compreende a importância de contratar um escritório de contabilidade, porém é essencial ter conhecimento do gerenciamento das finanças e receitas da empresa. Porém, muitos acabam deixando isso nas mãos do contador e perdem o controle do que está acontecendo nos números da organização.
Por isso, apresentaremos a seguir algumas fórmulas contábeis universais que todo empresário precisa conhecer. Elas serão essenciais para entender a saúde e viabilidade da empresa. Confira:
6 fórmulas contábeis para empreendedores:
Equação contábil
Ativos = Passivos + Patrimônio líquido do proprietário
- Ativos – São os bens adquiridos pela empresa e que podem oferecer benefícios futuros, como caixa, estoque, equipamentos e imóveis.
- Passivos – São as dívidas e obrigações, financeiras ou não, que a empresa deve pagar, tais como impostos, serviços de dívidas e contas a pagar.
- Patrimônio líquido do proprietário – Já o patrimônio líquido corresponde à riqueza do proprietário, de capital investido ou adquirido.
Lucro líquido
Lucro líquido = Receitas – Despesas
- Receitas – Todas as vendas e outras entradas de caixa da empresa.
- Despesas – Custos associados à realização das vendas, sejam eles custos fixos e custos variáveis.
- Lucro líquido – É o lucro obtido pela empresa no final das contas, com o objetivo de que seja um número positivo, pois indica que o negócio está sendo lucrativo.
Ponto de equilíbrio
Volume de equilíbrio = Custos fixos/Preço de venda – Custo variável por unidade
- Custos fixos – Gastos recorrentes e previsíveis relacionados à administração do negócio, como seguro, aluguel e salários de funcionários.
- Preço de venda – Esse é o valor pelo qual você vende seus produtos ou serviços.
- Custo variável por unidade – Já esse é o valor que custa fabricar cada produto.
- Volume de equilíbrio – Com essa conta, você terá o ponto de equilíbrio, que informa o quanto será necessário vender para cobrir os custos.
Índice de caixa
Índice de caixa = Caixa/Passivo circulante
- Caixa – Quantidade de dinheiro e equivalentes (títulos de investimento de alta liquidez) que estão a disposição da empresa.
- Passivo circulante – Atuais dívidas que a empresa tenha.
- Índice de caixa – Relação que demonstra ao grau de dificuldade que a empresa tenha para saldar o passivo circulante. Quanto mais alto o número, mais saudável será a empresa.
Margem de lucro
Margem de lucro = Lucro líquido / Vendas
- Lucro líquido – Receita total da empresa após a exclusão das despesas
- Vendas – Valor total obtido a partir das vendas.
- Margem de lucro – Quando baixa, pode revelar um desempenho insatisfatório, ou um gerenciamento de despesas ruim. Quando alta, indica que a empresa está saudável.
Coeficiente dívida-patrimônio
Coeficiente dívida patrimônio = Total do passivo / Patrimônio líquido total
- Total do passivo – Diz respeito a todos os custos a serem pagos para terceiros, como juros ou pagamentos de empréstimos.
- Patrimônio líquido total – Representa o quanto da empresa pertence ao proprietário ou a outros colaboradores. Resumindo, é o dinheiro investido na empresa.
- Coeficiente dívida patrimônio – Quando alto, mostra que uma alta proporção do financiamento da empresa vem de fontes externas, como bancos. Isso pode ser um obstáculo, se você estiver em busca de investidores ou de mais financiamento.
Mesmo que você não queira lidar com a contabilidade da sua empresa sozinho, é sempre bom conhecer algumas fórmulas contábeis e seus conceitos. Conhece mais fórmulas contábeis que poderiam ajudar outros empreendedores? Você utiliza alguma dessas na sua empresa? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
Veja também: O que é DRE e como estruturar uma para seu negócio
No comment yet, add your voice below!