8 dicas para abrir seu primeiro negócio mesmo com pouca verba

 em Empreendedorismo

Começar um negócio com pouca verba é complicado, mas não impossível! Confira dicas para abrir seu primeiro negócio com pouco dinheiro.

Quem nunca teve uma ideia de negócio mas acabou se deparando com a falta de dinheiro para investir? É comum conhecer casos de pessoas que tinham o perfil empreendedor ideal, mas não conseguiram colocar isso em prática por não ter dinheiro suficiente.

Isso pode ser muito frustrante, mas é possível sim abrir seu primeiro negócio com pouca verba. Se você tem o espirito inovador e potencial para correr atrás, a falta de recursos financeiros não irá te impedir! Por isso, apresentamos a seguir 5 dicas para que você comece agora mesmo. Continue lendo para saber como abrir seu primeiro negócio:

Abrir seu primeiro negócio com pouca verba

Comece pelo que você já conhece

Uma das principais dicas para quem quer abrir seu primeiro negócio com pouca verba é: trabalhe com aquilo que você entende. Quando você já tem experiência naquilo, já conhece a fundo, você consegue desenvolver seu negócio com suas habilidades. Dessa forma, evita também a necessidade de assistência externa – que pode buscar um bocado de investimento.

Valide sua ideia

Muitas pessoas acabam desistindo de ideias geniais por ficarem pensando muito. Será que isso vai dar certo? Ou é só perda de tempo? A unica maneira de resolver isso é validando sua ideia antes mesmo de começar a colocá-la em prática.

Você pode começar pedindo a opinião de amigos e familiares, mas o ideal é ir além disso. Converse com pessoas que possam fazer parte do seu público alvo, potenciais clientes, empreendedores experientes e investidores.

Com eles, você terá a oportunidade de desenvolver uma pesquisa mais apurada, uma solução melhor para o problema identificado, e ainda coletar feedbacks importantes com pessoas que, muitas vezes, entendem do mercado melhor do que você.

Encontre um sócio

Começar um negócio novo é sempre uma tarefa árdua, e fazer isso sozinho pode ser ainda mais difícil. Quando se tem pouco dinheiro então… Mas você não precisa passar por essa barra sem ajuda.

Procure um sócio que compartilhe das mesmas visões de produto ou serviço que você. Busque por uma pesoa que o complemente, que seja melhor que você em algumas áreas-chave para o seu negócio. Dessa forma, um irá colaborar com o outro para o sucesso da empresa.

Networking importa

Qualquer empreendedor entende a necessidade de criar e manter uma boa rede de contatos. O networking ajuda tanto a criar potenciais parcerias comerciais, quanto para receber informações mais precisas do mercado e dicas sobre o dia da empresa de outros empreendedores.

Se você pretende começar sua empresa com pouco dinheiro, essa maneira é boa para obter mais informações e conhecimento!

Adote o home office ou um coworking

Quem precisa economizar logo no começo pode optar por trabalhar de casa no esquema home office ou até mesmo em um espaço de coworking. Porém, a escolha entre cada um vai depender de como você deseja empreender.

Se você precisar fazer reuniões constantes com clientes, necessita de um endereço comercial e gosta de ter contato com outras pessoas, o espaço de coworking pode ser uma alternativa bem econômica. Agora, se não há essa necessidade por hora, você pode transformar algum cômodo da sua casa como escritório.

Opte pelo MEI

O MEI (microempreendedor individual) é um regime bem mais simples, com custo acessível e obrigações reduzidas. Para os profissionais que trabalham autônomos, não é necessário pagar altos valores em impostos para poder ter sua própria empresa.

São diversas as categorias enquadradas como MEI, e os profissionais que optarem em formalizar o seu negócio nesse grupo têm diversos benefícios. Entre eles a possibilidade de ter um CNPJ e emitir notas fiscais, assim podendo prestar serviços para outras empresas.

De acordo com a legislação, o MEI pode ainda contar com um funcionário para auxiliar nas atividades e também tem garantido direito aos benefícios previdenciários, como afastamento remunerado por doença, licença-maternidade, etc.

Mostre-se ao mundo

A prioridade para uma empresa que vai começar com pouco dinheiro é investir em marketing. As mídias digitais são o melhor investimento em marketing para quem está com poucos recursos, pois são canais mais baratos e acessíveis do que as mídias tradicionais.

O marketing é essencial pois não adianta nada desenvolver um produto/serviço incrível se as pessoas não souberem que ele existe. Por isso, divulgue seu negócio para que seus clientes encontrem você quando estiverem buscando por soluções.

Faça o que for preciso!

Quando seu negócio estiver ativo, faça parte de todos os processos, desde as vendas até o suporte ao cliente. Assim, você conseguirá entender todas as dores da sua empresa e do mercado.

Por seus recursos serem mais escassos, eles devem ser melhor administrados. Porém, isso não deve ser uma desculpa para que você deixe de abrir seu primeiro negócio.

Elabore um plano de negócios, faça adaptações, defina metas e procure aprender tudo sobre o mercado e o empreendimento. Assim, você irá longe!

Saiba mais:

Se você ainda quer estudar mais sobre o assunto, assista esse vídeo onde mostramos como você pode captar recursos para abrir o seu negócio:


Abertura Simples

Agora que você já sabe como abrir seu primeiro negócio, que tal tirar sua ideia do papel? Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo de abertura de empresas por você, para que sua empresa seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça.

Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie sua empresa com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Postagens Recentes
Comentários
pingbacks / trackbacks
  • […] Bem, nem sempre é necessário uma grande quantia de investimento para empreender pela primeira vez. Algumas pessoas começaram um negócio com menos de $ 10 mil, ou mesmo $25 mil, e mesmo assim conseguem um retorno enorme. Confira aqui algumas dicas para abrir seu primeiro, mesmo com pouca verba. […]

Deixe uma resposta

Foto de uma mulher segurando uma placa de loja escrita "fechado", representando as empresas fechadasFoto de um rapaz de terno, representando o empreendedor ou empregado