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Confira quais os passos que você precisa saber para abrir um bistrô

O que você verá neste artigo:

Já pensou em montar um bistrô? Confira o passo a passo abaixo!

Para os empreendedores que querem abrir um bistrô, aqui vai uma curiosidade: Existem algumas divergências quanto à origem do nome “bistrô”. Uma delas é que algumas pessoas acreditam que o nome é de origem russa surgido em 1815 quando os russos, após se apossar de Paris invadiram os cafés da cidade aos gritos: “Bistro, bistrô!” (ou “Rápido, rápido!”).

CONFIRA QUAIS SÃO OS PASSOS PARA VOCÊ ABRIR UM BISTRÔ DE SUCESSO:

O que são bistrôs?

Os bistrôs na França surgiram como pequenos restaurantes, simples, com decorações rústicas e quase sempre comandados por uma família. Com um cardápio pequeno, ofereciam pratos tradicionais da cozinha francesa em porções fartas e baratas.

A realidade dos Bistrôs brasileiros, em sua maioria, é um pouco diferente dos originais franceses. Aqui, eles se transformaram em pequenos restaurantes de decoração requintados comandados por especialistas em culinária francesa. Os principais pontos em comum dos bistrôs nacionais são o ambiente acolhedor, a qualidade diversificada dos pratos e o atendimento diferenciado. Em alguns casos, o consumidor também pode encontrar em seu cardápio pratos contemporâneos, que misturam aspectos de várias culturas.

Na prática, o bistrô tem uma particularidade que certamente o define: não há um cardápio fixo. O chefe de cozinha adota o hábito de combinar com o consumidor que prato será servido, conforme o seu gosto, o que transforma este recanto em um ponto singular e personalizado.

Sobre o mercado

Bistrôs tendem a atender a classe média e alta, o que torna os dados ainda mais chamativos. A classe A, por exemplo, dedica 51,2% de seus gastos com a alimentação fora do lar. A média do valor das refeições ordinárias e individuais para o público alvo é de R$17,55. Os pratos de um bistrô podem chegar ao triplo disso, mas deve-se considerar um fator importante: estando neste ambiente, o cliente dará preferência para os benefícios e um pouco menos ao preço que, ainda assim, é compensativo.

O empreendedor que quer abrir um bistrô, geralmente é o que vai comandar pessoalmente tudo que ocorre nas cozinhas e nos salões onde são servidas as refeições aos clientes. Há, portanto, todo um envolvimento intimista na relação com o consumidor. Criar um ambiente com atmosfera descontraída e informal é um elemento essencial, ao contrário da fama que esta modalidade comercial ganhou entre muitos brasileiros, de um lugar requintado e sofisticado.

Por que montar um plano de negócios?

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços e produtos que irá oferecer em seu bistrô, o cardápio e etc. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu bistrô, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio?;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?;
  • Quais serão os seus principais clientes?;
  • Onde será localizada a empresa?;
  • O montante de capital a ser investido?;
  • Qual será o faturamento mensal?;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa.

Como escolher uma boa localização?

A localização é uma das principais razões de sucesso de um bistrô, visto que este tipo de estabelecimento, culturalmente, já está associado às classes sociais média e alta que preferem fazer suas refeições em locais limpos, seguros e confortáveis. Inicialmente, é aconselhável fazer uma pesquisa no território e região onde o empreendedor quer abrir o seu bistrô. Aqui, devem ser observados a quantidade e qual o perfil das pessoas (público alvo) que residem naquela região, se existe um potencial crescimento desse local, etc.

Além disso, a localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Enquanto faz o planejamento para abrir um bistrô, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

O ponto ideal para montar um bistrô é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso para os clientes. Em grandes centros, dê preferência a locais próximos aos terminais de ônibus ou metrô. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar. Se optar por bairros residenciais, é preciso pesquisar para saber se aquela região apresenta interesse e tendência de compra no seu segmento.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu bistrô poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Caso o seu interesse seja abrir um Bistrô em shoppings, galerias e centros comerciais, é necessário que sejam considerados os custos totais de ocupação como: aluguel, condomínio, taxas de publicidade e também o tempo de dedicação do empreendedor ao negócio, uma vez que esses empreendimentos possuem horários de funcionamento diferenciados.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

Qual a estrutura e equipamentos necessários para montar um bistrô?

É importante dizer que a estrutura do seu bistrô vai depender muito do estilo que se quer adotar e do público que o empreendedor deseja atingir. Para uma estrutura mínima, é recomendável uma área de 35m² a 50 m², com disposição de 5 a 10 mesas, com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. A estrutura de um Bistrô deve ser bem planejada para dar mobilidade aos funcionários e clientes e ainda oferecer conforto. Os ambientes podem ser divididos entre escritórios, banheiros para clientes e funcionários, depósito, cozinha e salão com mesas.

Os equipamentos necessários para abrir um bistrô são:

  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Armários;
  • Mesa com cuba;
  • Panelas;
  • Pratos, talheres, copos, guardanapos;
  • Extrator de sucos;
  • Máquinas de cafés;
  • Forno;
  • Fogão industrial;
  • Chapa quente;
  • Liquidificador industrial;
  • Exaustores;
  • Coifa;
  • Fotografias e quadros temáticos;
  • Móveis com design rústico e vintage;
  • Mesas, cadeiras, pufes;

Para o bom funcionamento da cozinha é recomendável a manutenção dos equipamentos. E não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

Como abrir um bistrô?

O Brasil é considerado um mercado em crescimento para alimentação fora do lar, que atualmente representa cerca de 33% dos gastos com alimentos e bebidas dos consumidores. Por isso, abrir um bistrô é uma ótima opção para quem quer abrir um empreendimento temático. 

Veja o passo a passo de como abrir um bistrô abaixo!

1 – Identifique o tipo de atividade

Primeiro, é preciso identificar o segmento de atividade que o seu serviço atuará. Existem três designações. No entanto, a que mais se enquadra ao bistrô é o comércio.

  • Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente;
  • Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos;
  • Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.

2 – Escolha a natureza jurídica

É indispensável que você verifique a natureza jurídica do seu bistrô, pois te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

É importante definir o porte do seu bistrô. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto da empresa.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.

4 – Reúna a documentação necessária

É preciso apresentar alguns documentos na hora de abrir um bistrô. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso indicamos que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos. 

Confira os documentos necessários para abrir um bistrô:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

5 – Abra um CNPJ 

Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.

Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal;

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa.

Como abrir um bistrô com sócios?

Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso você abra um bistrô com sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Como solicitar o Alvará de Funcionamento?

O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que o seu bistrô pode exercer as funções no local em que você a instala.

O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.

Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente

Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.

Como divulgar o bistrô?

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. A divulgação de um bistrô pode ser realizada através de vários canais de comunicação, porém esse investimento deve ser planejado e adequado à realidade de cada região e local do ponto comercial.

Pode ser feita pelo método tradicional de panfletagem, ou parcerias com negócios de segmentos que tenham ligação com o seu, por exemplo eventos gastronômicos. Não deixe de investir na divulgação online, esse é o principal meio de busca de serviços e produtos, e também, uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu bistrô terá sucesso.

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1 Comment

  1. Muito bacana a matéria. Sou Barista e Instrutor de empresa de consultoria especializada em treinamentos a Best Coffee Xperience. Trabalho com formação de baristas e montagem de negócios com café. Sempre quis montar um café bistrô, mas não encontrei um sócio ainda. Esse é um dos negócios com café mais charmosos que existem. Gostaria apenas de dizer que um Café Bistrô tem que ter excelência em café, não dá para servir um café amargo depois de uma bela refeição, lindamente apresentada (neste tipo de negócio, a apresentação, a beleza e o clima intimista contam muito. Por isso um bom café espresso tirado à perfeição por alguém treinado e que use um equipamento confiável fecha com chave de ouro qualquer refeição). Sobre o fogão industrial, também gostaria de comentar que estamos vendo cada vez mais os fornos de última geração substituirem até fogão industrial (em alguns negócios, que não são restaurantes, mas que precisam servir refeições rápidas mas com a qualidade de um restaurante refinado). Informem-se mais antes de montar uma cozinha completa, pois os equipamentos são um pouco caros, é bom ter uma orientação a respeito antes de fazer desembolsos. Com estes equipamentos de última geração (inclusive elétricos, não precisa de gás), desenvolvidos por cozinheiros e para cozinheiros a cara da “área de preparo de alimentos” nos bistrôs está mudando! Mais agilidade sem perder qualidade!


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