Confira quais os passos que você precisa saber para abrir um bistrô

Para os empreendedores que querem abrir um Bistrô, aqui vai uma curiosidade: Existem algumas divergências quanto à origem do nome “Bistrô”. Uma delas é que algumas pessoas acreditam que o nome é de origem russa surgido em 1815 quando os russos, após se apossarem de Paris invadiram os cafés da cidade aos gritos: “Bistro, bistro!” (ou “Rápido, rápido!”).

CONFIRA QUAIS SÃO OS PASSOS PARA VOCÊ ABRIR UM BISTRÔ DE SUCESSO:

SOBRE OS BISTRÔS

Os bistrôs na França surgiram como pequenos restaurantes, simples, com decorações rústicas e quase sempre comandados por uma família. Com um cardápio pequeno, ofereciam pratos tradicionais da cozinha francesa em porções fartas e baratas.

A realidade dos Bistrôs brasileiros, em sua maioria, é um pouco diferente dos originais franceses. Aqui, eles se transformaram em pequenos restaurantes de decoração requintados comandados por especialistas em culinária francesa. Os principais pontos em comum dos Bistrôs nacionais são o ambiente acolhedor, a qualidade diversificada dos pratos e o atendimento diferenciado. Em alguns casos, o consumidor também pode encontrar em seu cardápio pratos contemporâneos, que misturam aspectos de várias culturas.

Na prática, o Bistrô tem uma particularidade que certamente o define; não há um cardápio fixo. O chefe de cozinha adota o hábito de combinar com o consumidor que prato será servido, conforme o seu gosto, o que transforma este recanto em um ponto singular e personalizado.

Bistrôs tendem a atender a classe média e alta, o que torna os dados ainda mais chamativos. A classe A, por exemplo, dedica 51,2% de seus gastos com a alimentação fora do lar. A média do valor das refeições ordinárias e individuais para o público alvo é de R$17,55. Os pratos de um bistrô podem chegar ao triplo disto, mas deve-se considerar um fator importante: estando neste ambiente, o cliente dará preferência para os benefícios e um pouco menos ao preço que, ainda assim, é compensativo.

O empreendedor que quer abrir um Bistrô, geralmente é o que vai comandar pessoalmente tudo que ocorre nas cozinhas e nos salões onde são servidas as refeições aos clientes. Há, portanto, toda um envolvimento intimista na relação com o consumidor. Criar um ambiente com atmosfera descontraída e informal é um elemento essencial, ao contrário da fama que esta modalidade comercial ganhou entre muitos brasileiros, de um lugar requintado e sofisticado.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços e produtos que irá oferecer em seu bistrô, o cardápio e etc. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu bistrô, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é uma das principais razões de sucesso de um Bistrô, visto que este tipo de estabelecimento, culturalmente, já está associado às classes social média e alta que prefere fazer suas refeições em locais limpos, seguros e confortáveis. Inicialmente, é aconselhável fazer uma pesquisa no território e região onde o empreendedor quer abrir o seu Bistrô. Aqui, devem ser observados a quantidade e qual o perfil das pessoas (público alvo) que residem naquela região, se existe um potencial crescimento desse local, etc.

Além disso, a localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Enquanto faz o planejamento para abrir um Bistrô, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

ponto ideal para montar um Bistrô é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso para os clientes. Em grandes centros, dê preferencia a locais próximos aos terminais de ônibus ou metrô. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar. Se optar por bairros residenciais, é preciso pesquisar para saber se aquela região apresenta interesse e tendência de compra no seu segmento.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu Bistrô poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Caso o seu interesse seja abrir um Bistrô em shoppings, galerias e centros comerciais, é necessário que sejam considerados os custos totais de ocupação como: aluguel, condomínio, taxas de publicidade e também o tempo de dedicação do empreendedor ao negócio, uma vez que esses empreendimentos possuem horários de funcionamento diferenciado.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Imagem de pessoas comendo para estimular quem quer abrir um Bistrô

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

É importante dizer que a estrutura do seu Bistrô vai depender muito do estilo que se quer adotar e do público que o empreendedor deseja atingir. Para uma estrutura mínima, é recomendável uma área de 35m² a 50 m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. A estrutura de um Bistrô deve ser bem planejada para dar mobilidade aos funcionários e clientes e ainda oferecer conforto. Os ambientes podem ser divididos entre escritórios, banheiros para clientes e funcionários, depósito, cozinha e salão com mesas.

Os equipamentos necessários para abrir um Bistrô são:

  • Geladeira;
  • Freezer;
  • Armários;
  • Mesa com cuba;
  • Panelas;
  • Pratos, talheres, copos, guardanapos;
  • Extrator de sucos;
  • Máquinas de cafés;
  • Forno;
  • Fogão industrial;
  • Chapa quente;
  • Liquidificador industrial;
  • Exaustores;
  • Coifa;
  • Mesas, cadeiras, pufes;

Para o bom funcionamento da cozinha é recomendável a manutenção dos equipamentos. E não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. A divulgação de um Bistrô pode ser realizada através de vários canais de comunicação, porém esse investimento deve ser planejado e adequado á realidade de cada região e local do ponto comercial.

Pode ser feita pelo método tradicional de panfletagem, ou parcerias com negócios de segmentos que tenham ligação com o seu, por exemplo eventos gastronômicos. Não deixe investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, e também, uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu Bistrô terá sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir um Bistrô são simples:

  • Registro de compra dos alimentos;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o Bistrô seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UM BISTRÔ[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta