Você já pensou em abrir um boliche? O mercado de entretenimento vem crescendo, agradando cada vez mais a população brasileira, e conquistando muitas famílias e grupos de amigos. Hoje em dia, os boliches são grandes pontos de lazer que dão aos clientes não apenas o jogo, mas outras diversões.
De acordo com o Sebrae, o boliche pode ser considerado um bom negócio, porque ele cresce a cada ano. Mas é necessário ficar atento a algumas informações para poder montar um plano de negócios e fazer com que o empreendimento dê certo. Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir um boliche e se dar bem nos negócios. Confira:
Tudo o que você precisa saber para abrir um boliche:
Plano de negócios
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em seu boliche. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também quem serão seus futuros clientes, seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Resumo dos principais pontos do plano de negócio:
- O que é o negócio
- Quais os principais produtos e/ou serviços
- Quem serão os seus principais clientes
- Onde será localizada a empresa
- O montante de capital a ser investido
- Qual será o faturamento mensal
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
Escolha o local
A localização é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um boliche, você irá definir a faixa etária e os interesses das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.
O ponto ideal para montar um boliche é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso para os clientes. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar. Você pode também optar por montar o seu estúdio na sua residência, porém cumprindo com a estrutura necessária.
É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu boliche poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa
Estrutura e equipamentos
Para montar um negócio como esse é preciso se atentar para as medidas das pistas, que devem variar entre 80 e 100 metros. Ou seja, o espaço deve ser grande. Além disso, deve contar com espaço para ambiente para troca de sapatos, recepção, sanitários e caixa. Uma boa opção é montar uma lanchonete ou bar com cardápio diferenciado e preço acessível.
Os equipamentos necessários para abrir um boliche são:
- Sapatos especiais
- Bolas e pinos de boliche
- Tabelas computadorizadas
- Máquinas rearmadoras
- Maquinário automático para a devolução da bola ou pineiros
- Balcão
- Armário para sapatos
Não se esqueça de que são necessários também materiais de escritório, como computadores, telefones, impressoras, mobiliário de escritório e um software para administração financeira e contábil.
Divulgação e dicas
A divulgação do seu boliche é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Não deixe investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos.
A propaganda no caso do entretenimento está muito associada a descontos e facilidades. Descontos para levar uma pessoa para jogar, desconto no valor da pista, descontos em dias da semana, horários especiais e muitos outros.
Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu boliche terá sucesso.
Documentação necessária
Os documentos necessários para abrir um boliche são simples:
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa
Abertura Simples
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o seu boliche seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:
No comment yet, add your voice below!