Skip to content

Tudo o que você precisa saber para abrir uma borracharia!

O que você verá neste artigo:

Você já pensou em abrir uma borracharia? Veja como realizar este sonho, neste artigo!

O Brasil possui mais de 1,7 milhão de quilômetros de estrada, em meio a isso os veículos automotores em circulação apenas crescem. Essas informações demonstram um elevado potencial de mercado para o segmento de borracharia, visando que o cuidado e a manutenção desses veículos são fatores necessários.

Sabemos que esses tipos de negócios, em sua maioria, apresentam características informais e desorganizadas. Entretanto, os novos empreendedores vêm trabalhando para mudar a imagem da borracharia tradicional, agregando qualidade no atendimento e proporcionando um ambiente melhor para os clientes. Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir uma borracharia e ter sucesso. Continue lendo:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR UMA BORRACHARIA:

O que é uma borracharia?

Borracharia ou borracheiro é uma oficina de prestação de serviços relacionados à venda ou ao reparo de pneumáticos.

Uma borracharia simples oferece serviços de conserto e troca de pneus avariados, basicamente.  Adicionalmente, o borracheiro também pode oferecer serviços de alinhamento de direção, balanceamento de rodas e cambagem. Esses serviços adicionais, aliados a um atendimento de qualidade, fazem com que os clientes tenham a percepção do diferencial e do valor agregado oferecido pela empresa, aumentando as chances de fidelização desses usuários, além da propagação positiva da imagem da empresa entre seus contatos em redes sociais, no trabalho ou no bairro em que moram.  Por vezes, também é possível fazer a venda avulsa de pneus novos e/ou remodelados e câmaras de ar ou ainda oferecer um serviço de busca até o local onde o veículo do cliente está parado.

Como é o mercado?

Na última pesquisa realizada em nível nacional, considerando o período de 2001 a 2012, a frota de veículos no Brasil atingiu o patamar de 50 milhões de veículos motorizados, números que demonstram um elevado potencial de mercado para o segmento de borracharia.

Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), foram produzidas 70,7 milhões de unidades pneumáticas no ano de 2016. Apesar do número elevado, no acumulado, o balanço foi negativo em 1,6% especialmente em decorrência do desempenho das montadoras, que registraram queda de 9,2% no ano.

Embora a conservação das estradas se apresente com maior deficiência nas regiões Centro-Oeste e Norte, isso não significa que necessariamente haverá maior demanda nesses lugares, uma vez que deve-se avaliar também o volume do tráfego, que neste caso, sudeste acaba saindo na frente.

O que é e como montar um plano de negócios?

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em sua borracharia. Além dos serviços de conserto e troca de pneus avariados, uma borracharia também pode oferecer serviços de alinhamento de direção, balanceamento de rodas, venda de pneus novos e/ou recauchutados e de câmaras de ar.

O plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também os clientes que irão frequentar sua borracharia, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio?;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?;
  • Quais serão os seus principais clientes?;
  • Onde será localizada a empresa?;
  • O montante de capital a ser investido?;
  • Qual será o faturamento mensal?
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

Escolha o local

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir uma borracharia, você irá definir a faixa de renda e os hábitos das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

O ponto ideal para montar uma borracharia é um local com grande fluxo de veículos, boa visualização da sua loja e fácil acesso para os clientes. Locais próximos a postos de gasolina e oficinas mecânicas são uma boa opção. Porém, caso o público alvo for o de transporte de cargas ou de passageiros, como caminhões e ônibus, o ponto escolhido deve estar localizado em uma rodovia com fluxo de veículos desse segmento.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua borracharia poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Qual a estrutura e os equipamentos necessários?

O espaço mínimo de uma borracharia tem que ter uma área de 30m². Sua estrutura precisa conter ambientes para a área de manutenção, área de estocagem de pneus velhos, local para atendimento e banheiro. Além disso, caso opte pela venda de pneus, deverá ter uma área para a exposição de pneus novos, usados, recauchutados e remoldados. Uma borracharia pode receber mais de dois carros ao mesmo tempo, sendo necessária a existência de uma área externa para atendimento, preferencialmente coberta. O importante é manter um ambiente organizado e bem iluminado.

Os equipamentos básicos para abrir uma borracharia são:

  • Compressor de ar;
  • Adaptador de Motos para desmontadora;
  • Máquina vulcanizadora;
  • Máquina para desmontar pneus;
  • Macaco do tipo jacaré;
  • Esmeril com lixa de aço e pedra;
  • Calibrador;
  • Lâmina para desmontar pneus;
  • Tanque com água;
  • Martelos de ferro e de borracha;
  • Ferramentas diversas (alicate, chave inglesa, chaves de fenda, chave de roda, escova de aço);
  • Agulha para remendos em pneus sem câmara;
  • Prateleiras;
  • Chave de impacto pneumático;
  • Macaco Garrafa 20 Toneladas;
  • Caixa de Ferramentas.

Vai abrir uma borracharia?

O Abertura Simples simplifica todo o processo para você. Entre em contato e abra a sua empresa hoje mesmo!

Você não estará assumindo nenhum compromisso. 

Não fazemos spam.

Como abrir uma borracharia?

Em razão do constante crescimento da frota, aliado ao baixo investimento na manutenção das estradas e ruas no país, sempre há demanda para o setor, surgindo excelentes oportunidades  para os empreendedores que queiram abrir um negócio próprio no setor de borracharias, especialmente pelo baixo investimento inicial requerido e pela qualificação profissional básica para lidar com o negócio dessa natureza.

Então, se você se interessou e quer abrir uma borracharia, confira o passo a passo abaixo!

1 – Escolha o tipo de atividade

Antes mesmo de decidir abrir uma borracharia, é necessário identificar qual o segmento da atividade que você deseja. Para designar isso, existem três distinções:

  • Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio: direcionado para lojistas e Comércio Varejista, direcionado ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica

O segundo passo é verificar qual o tipo de natureza jurídica da sua empresa. Isso ajudará a definir o regime jurídico no qual ela se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da borracharia

Depois de definir a natureza jurídica da sua borracharia, chegou a hora de saber qual o porte dele. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

4 – Reúna os documentos para abrir uma borracharia

É obrigatório a apresentação de documentos importantes na hora de abrir uma borracharia. Alguns documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir uma borracharia. Nós podemos te ajudar!

Confira a seguir alguns dos documentos para montar uma borracharia:

Para os sócios

Se você for abrir uma borracharia com sócios, será necessário seguir os documentos de cada um deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

  • CNPJ;
  • 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele, devem estar devendo a cada participação de cada um dos sócios da borracharia, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

Realize o registro na Junta Comercial

O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua borracharia só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.

5 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para abrir uma borracharia é muito simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ.

No site, faça o download do Programa Básico de Entrada. Em seguida, realize a impressão, preencha e envie pelos correios para a Receita Federal ou leve pessoalmente.

6 – Solicite o Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é o documento que indica se a sua borracharia pode exercer as suas funções no local que você deseja instalar.

Na maior parte dos Estados brasileiros o empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

Como divulgar minha borracharia?

O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode ser feita pelo método tradicional de panfletagem. Fazer parceria para a divulgação com postos e oficinas também pode ajudar.

Para lidar com a concorrência, faça seu melhor serviço. Mantenha diferenciais, como por exemplo, oferecer um serviço de busca até o local onde o veículo do cliente está parado.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que a sua borracharia terá sucesso.

Baixe o e-book “Como abrir uma empresa”

Abrir uma empresa não é nada fácil e muito menos simples. São exigidos o cumprimento de exigências e muitas burocracias. Mas, não desanime, o Abertura Simples desburocratiza o processo para você! Faça o download grátis do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e tenha acesso exclusivo ao passo a passo de como abrir uma empresa. Baixe agora mesmo, é grátis!

ABERTURA SIMPLES

Nós, do Abertura Simples, realizamos todo o processo para que sua borracharia seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com o Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!