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Como abrir uma escola de culinária gourmet?

O que você verá neste artigo:

Está pensando em abrir uma escola de culinária gourmet, mas não sabe por onde começar? Então confira este post com algumas dicas importantes para você, empreendedor, entrar nesta área.

CONFIRA ALGUMAS DICAS SOBRE COMO ABRIR UMA ESCOLA DE CULINÁRIA GOURMET DE SUCESSO!

O que significa culinária gourmet?

Gourmet é o nome que se dá a um estilo de culinária mais elaborada, requintada e que atende às exigências do consumidor com gosto mais apurado em relação à qualidade e apresentação do prato ou da bebida.

A culinária gourmet é aquela que é realizada de forma criteriosa, com produtos de extrema qualidade, perfeitamente preparada e artisticamente apresentada. Culinária Gourmet é elaborar refeições especiais a partir do conhecimento que se tem dos ingredientes, a forma de preparo, a escolha e combinação de sabores, textura, aromas e cores. 

Qual cursos oferecer?

A preparação de uma boa aula de culinária começa com antecedência. Antes de começar, você vai ter que se perguntar em qual área da cozinha é mais eficiente e o que vai ser capaz de transmitir aos seus alunos.

A linha de cursos deve ser bastante diferenciada, de acordo com o perfil do empreendedor, podendo ir da cozinha francesa, até receitas de confeitaria, bolos decorativos, doces, cestas, esculturas, saladas, sushis, risotos, sopas, lanches e salgados. Outros cursos podem ser desenvolvidos como básico para iniciantes, gourmets, capacitação chef, infantil, só para homens, especial para diabéticos, etc. Uma outra opção de diferenciação é a especialização através do oferecimento de cursos de segmentos como a cozinha italiana, francesa, japonesa, chinesa, etc.

Quais cursos complementares oferecer?

Cursos especiais para mini chefs

Cursos para o público infantil têm sido uma tendência nos últimos anos. Mesmo porque existem programas de gastronomia voltados para chefs mirins. 

Curso de degustação e harmonização de vinhos

Em uma escola de gastronomia, é possível oferecer cursos de sommeliers ou “degustação de vinhos, desde a origem, o envase e a rotulagem da bebida, até os princípios da harmonização com os mais variados pratos doces e salgados”, ressalta Etiene Carvalho, sommelier e professora do Curso CPT.

Curso de culinária contemporânea

Os cursos de culinária contemporânea apresentam grande demanda por parte dos recém-formados em gastronomia, pois as técnicas são avançadas, próprias para pessoas com conhecimento na área. 

Cursos para datas especiais

Os cursos intensivos para datas especiais aumentam o faturamento da escola de gastronomia. Sendo assim, é fundamental fazer um planejamento anual, com as datas comemorativas já agendadas para a ministração de cursos sazonais.

Como é o mercado?

Uma pesquisa da Unicamp, em Campinas (SP), aponta que a crise econômica não afetou a tendência gourmet que atinge a indústria de alimentos. A “gourmetização” é uma prática adotada por empresas para agregar valor a um determinado produto por meio da diferenciação.

Segundo a Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA), atualmente, no Brasil, a gastronomia vive um momento muito bom. Ao longo das últimas duas décadas, o cenário gastronômico nacional se transformou completamente. A mudança mais sensível, e que serviu de mola propulsora para todas as outras, foi, justamente, a profissionalização do setor. Começou, timidamente, com a chegada de chefs estrangeiros no começo dos anos 80, fortaleceu-se com a abertura das importações no começo dos anos 90 e consolidou-se com a fundação da ABAGA, em 1995, cujo empenho, desde o início, embasou-se em dois pilares complementares, a formação e a valorização do profissional da cozinha.

Conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes  (Abrasel) em parceria com a Focus Pesquisa, no Brasil, 25% das refeições são feitas fora de casa e cerca de 26% dos gastos dos brasileiros com alimentação são realizados nessas refeições. Os dados estatísticos apresentados acima, em adição com o fato do aumento da exigência dos clientes consumidores que realizam suas refeições fora de casa, aliado ao aumento considerável do turismo interno são fatores importantes que demonstram o importante espaço para ser explorado por pessoas que queiram empreender na área gastronômica do país.

O que é e como montar um plano de negócios?

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio?;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?;
  • Quais serão os seus principais clientes?;
  • Onde será localizada a empresa?;
  • O montante de capital a ser investido?;
  • Qual será o faturamento mensal?;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

Escolha uma boa localização

A localização é um dos principais pontos de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma escola de culinária gourmet, é imprescindível que sejam considerados os aspectos de acessibilidade, visibilidade e segurança da região. Além disso, é preciso estar esperto em relação ao perfil do seu público-alvo e instalar-se onde a movimentação dessas pessoas seja maior.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

Como escolher bons colaboradores?

A contratação dos colaboradores para abrir uma escola de culinária gourmet dependerá da necessidade do empreendedor. Para iniciar, será preciso contar com um time que contenha professores, recepcionistas e auxiliares administrativos.

Aqui nesta etapa é muito importante encontrar aqueles profissionais qualificados e habilitados para desempenhar tais funções.

Qual a estrutura e equipamentos necessários?

A estrutura mínima para abrir uma escola de culinária gourmet deve ser pensada de acordo com o volume que o empreendedor está planejando. Mas, deve contemplar os estabelecimentos que sejam suficientes para instalar as áreas de: recepção, salas de aula, câmara fria, escritório, estoque, vestiário, copa e sanitários.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Telefone;
  • Sistema operacional;
  • Mesas e cadeiras;
  • Projetores;
  • Mesas e bancadas para o preparo dos alimentos;
  • Fogões individuais;
  • Forno industrial;
  • Exaustor;
  • Filtros e purificadores;
  • Liquidificadores e batedeiras;
  • Processadores de alimentos;
  • Utensílios de cozinha: panela, talheres, formas, entre outros.

Como abrir uma escola de culinária gourmet?

Uma vez que sua oferta esteja devidamente estabelecida e os primeiros alunos baterem à sua porta, você vai precisar de um método para fazer da sua aula uma fonte de prazer

para seus estudantes. Uma das primeiras dicas, seja para um aluno iniciante ou avançado, é criar uma relação de confiança com ele.

Faça um bom planejamento, teste seus conceitos e receitas junto a pessoas que você já conhece antes de iniciar o seu negócio.

Continue lendo este artigo para saber como abrir uma escola de culinária gourmet:

1 – Identifique o tipo de atividade

Primeiro, é preciso identificar o segmento de atividade que o seu serviço atuará. Existem três designações. No entanto, a que mais se enquadra ao de uma escola de culinária gourmet é o de serviço.

  • Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente;
  • Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos;
  • Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.

2 – Escolha a natureza jurídica

É indispensável que você verifique a natureza jurídica da sua escola de culinária gourmet , pois te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

É importante definir o porte da sua escola de culinária gourmet. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto da empresa.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.

4 – Reúna a documentação necessária

É preciso apresentar alguns documentos na hora de abrir uma escola de culinária gourmet. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso indicamos que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos. 

Confira os documentos necessários para abrir uma escola de culinária gourmet:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

5 – Abra um CNPJ 

Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.

Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal;

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa.

Como abrir uma escola de culinária gourmet com sócios?

Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso você abra uma empresa com sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que a sua escola de culinária gourmet  pode exercer as funções no local em que você a instala.

O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.

Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômicas, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente.

Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.

Como divulgar minha escola de culinária gourmet?

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir escola de culinária gourmet, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, os meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades; mídia especializada como por exemplo TV, jornais e revistas específicos da área, materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyer e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre a escola e seu portfólio.

Como dica de negócio, o empreendedor precisará investir na qualidade no atendimento, proporcionar um ambiente confortável e agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados em resolver os problemas dos clientes. Além disso, precisará fazer uma busca no mercado e entender qual a necessidade que ainda não foi atendida por nenhuma outra empresa, entregando o seu negócio como um diferencial.

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