Quero abrir uma escola de culinária gourmet. O que eu preciso saber?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Está pensando em abrir uma escola de culinária gourmet, mas não sabe por onde começar? Então confira este post com algumas dicas importantes para você, empreendedor, entrar nesta área.

CONFIRA ALGUMAS DICAS SOBRE COMO ABRIR UMA ESCOLA DE CULINÁRIA GOURMET DE SUCESSO!

SOBRE O MERCADO

Uma pesquisa da Unicamp, em Campinas (SP), aponta que a crise econômica não afetou a tendência gourmet que atinge a indústria de alimentos. A “gourmetização” é uma prática adotada por empresas para agregar valor a um determinado produto por meio da diferenciação.

Segundo a ABAGA – Associação Brasileira da Alta Gastronomia, atualmente, no Brasil, a gastronomia vive um momento muito bom. Ao longo das últimas duas décadas, o cenário gastronômico nacional se transformou completamente. A mudança mais sensível, e que serviu de mola propulsora para todas as outras, foi, justamente, a profissionalização do setor. Começou, timidamente, com a chegada de chefs estrangeiros no começo dos anos 80, fortaleceu-se com a abertura das importações no começo dos anos 90 e consolidou-se com a fundação da Associação Brasileira da Alta Gastronomia – ABAGA, em 1995, cujo empenho, desde o início, embasou-se em dois pilares complementares, a formação e a valorização do profissional da cozinha.

Conforme levantamento realizado pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em parceria com a Focus Pesquisa, no Brasil, 25% das refeições são feitas fora de casa e cerca de 26% dos gastos dos brasileiros com alimentação são realizados nessas refeições. Os dados estatísticos apresentados acima, mais o fato do aumento da exigência dos clientes consumidores que realizam suas refeições fora de casa, aliado ao aumento considerável do turismo interno são fatores importantes que demonstram o importante espaço para ser explorado por pessoas que queiram empreender na área gastronômica do país.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais pontos de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma escola de culinária gourmet, é imprescindível que sejam considerados os aspectos de acessibilidade, visibilidade e segurança da região. Além disso, é preciso estar esperto em relação ao perfil do seu público-alvo e instalar-se onde a movimentação dessas pessoas sejam maiores.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A contratação dos colaboradores para abrir uma escola de culinária gourmet dependerá da necessidade do empreendedor. Para iniciar, será preciso contar com um time que contenha professores, recepcionistas e auxiliares administrativos.

Aqui nesta etapa é muito importante encontrar aqueles profissionais qualificados e habilitados para desempenhar tais funções.

Imagem de um professor cozinhando para remeter ao texto que mostra dicas sobre como abrir uma escola de culinária gourmet

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima para abrir uma escola de culinária gourmet deverá ser pensada de acordo com o volume que o empreendedor está planejando. Mas, deve contemplar os estabelecimentos que sejam suficientes para instalar as áreas de: recepção, salas de aula, câmara fria, escritório, estoque, vestiário, copa e sanitários.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Telefone;
  • Sistema operacional;
  • Mesas e cadeiras;
  • Projetores;
  • Mesas e bancadas para o preparo dos alimentos;
  • Fogões individuais;
  • Forno industrial;
  • Exaustor;
  • Filtros e purificadores;
  • Liquidificadores e batedeiras;
  • Processadores de alimentos;
  • Utensílios de cozinha: panela, talheres, formas, entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir escola de culinária gourmet, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, os meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades; mídia especializada como por exemplo TV, jornais e revistas específicos da área, materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyer e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre a escola e seu portfólio.

Como dica de negócio, o empreendedor precisará investir na qualidade no atendimento, proporcionar um ambiente confortável e agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados em resolver os problemas dos clientes. Além disso, precisará fazer uma busca no mercado e entender qual a necessidade que ainda não foi atendida por nenhuma outra empresa, entregando no seu negócio como um diferencial.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma escola de culinária gourmet são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma escola de culinária gourmet realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário