Skip to content

Tudo o que você precisa saber para abrir uma farmácia de manipulação!

O que você verá neste artigo:

Está pensando em abrir uma farmácia de manipulação? Veja o passo a passo neste artigo!

Atualmente, a demanda por negócios ligados ao bem-estar e busca de equilíbrio pessoal com o objetivo de tornar a rotina das pessoas menos estressantes tem crescido bastante. Quer iniciar na área? Continue lendo:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO DE SUCESSO

O que é uma farmácia de manipulação e qual a diferença de uma drogaria?

Uma farmácia de manipulação é um estabelecimento de saúde onde fórmulas são manipuladas e preparadas de forma personalizada para cada cliente, seguindo receitas prescritas por profissionais da área da saúde. Todas as matérias-primas utilizadas na farmácia de manipulação são adquiridas de fornecedores qualificados e são analisadas pelo controle de qualidade interno.

Nas farmácias de manipulação, as receitas são analisadas e conferidas por farmacêuticos antes de serem enviadas para produção em seus laboratórios, que seguem as normas das Boas Práticas de Manipulação preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, e contam com instalações tecnológicas e uma equipe altamente treinada. Esse processo garante a qualidade e eficácia do produto final.

Entre os diferenciais de uma farmácia de manipulação destacam-se:

  • A fórmula manipulada é prescrita de forma individualizada na quantidade e dosagem exata para cada paciente, evitando sobras ao final do tratamento;
  • A fórmula manipulada pode muitas vezes ser apresentada em diferentes formas farmacêuticas, como cápsulas, sachês, xaropes e cremes, para facilitar a aderência do paciente ao tratamento;
  • O produto manipulado é prescrito na quantidade e na dosagem exatas para o tratamento, evitando desperdícios e o descarte de resíduos que contaminam o meio ambiente;
  • Caso o medicamento industrializado que o cliente precisa não exista mais nas drogarias, se a farmácia de manipulação tiver a matéria-prima, com prescrição, ela poderá manipular a fórmula para tratamento;
  • Outro diferencial é a possibilidade de associação de vários ativos na mesma fórmula, favorecendo a aderência do paciente ao tratamento e minimizando a quantidade de medicamentos a serem ingeridos ao dia;
  • Além disso, os medicamentos desenvolvidos na farmácia de manipulação possuem formas e concentrações que, geralmente, não são encontradas dentro da indústria farmacêutica.

Como é o mercado?

Farmácia de Manipulação é o estabelecimento de saúde onde os medicamentos são preparados de acordo com a necessidade do cliente, de forma individualizada ou personalizada com base em receita emitida por profissional autorizado.

Em uma farmácia magistral, outro termo utilizado para designar as farmácias de manipulação, os medicamentos são preparados por farmacêuticos e equipes técnicas especializadas que fazem o aviamento de produtos prescritos por profissionais de saúde de diversas especialidades dentre elas: odontologia, veterinaria, ortomolecular, nutracêuticas, fitoterápicas e etc.

As formulações são únicas e exclusivas de cada paciente, proporcionando economia ao mesmo, pois, não há sobras, as manipulações ocorrem na quantidade e dosagem prescritas pelo profissional da saúde, podendo associar fármacos, evitando com que o paciente tome várias drogas.

O empreendedor que deseja abrir uma farmácia de manipulação precisa saber que o mercado brasileiro é um dos maiores do mundo e dominado em grande parte pelas grandes indústrias transnacionais.

Entretanto, nos últimos anos, com o alto custo dos medicamentos e a possibilidade de o cliente ter o seu remédio confeccionado artesanalmente, houve importantes modificações, como a introdução dos medicamentos genéricos e o crescimento do setor magistral.

Segundo a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), o mercado de Farmácia Magistral está em franco crescimento e é uma opção muito importante para a população, seja no acesso aos medicamentos, seja na orientação farmacêutica feita dentro desses estabelecimentos, onde a garantia de um farmacêutico presente é sempre certa.

Segundo seu atual presidente, os últimos levantamentos mostram que existem, no Brasil, cerca de 7.800 farmácias de manipulação, e aproximadamente cerca de 20.000 farmacêuticos trabalhando nestas farmácias, sendo que hoje o segmento magistral é um dos maiores empregadores deste profissional no país.

Ainda segundo a Entidade, este é um mercado altamente competitivo e que requer alto nível de competência técnica para quem está pensando em explorá-lo. Além da qualificação técnica específica, é importante a utilização de métodos e ferramentas de gestão empresarial modernas, capazes de organizar o processo produtivo e satisfazer os objetivos do novo negócio.

GRUPOS DE ATIVIDADES

  • Grupo I: Manipulação de medicamentos a partir de insumos/matérias primas, inclusive de origem vegetal;
  • Grupo II: Manipulação de substâncias de baixo índice terapêutico;
  • Grupo III: Manipulação de antibióticos, hormônios, citostáticos e substâncias sujeitas a controle especial;
  • Grupo IV: Manipulação de produtos estéreis;
  • Grupo V: Manipulação de medicamentos homeopáticos;
  • Grupo VI: Manipulação de doses unitárias e unitarização de dose de medicamentos em serviços de saúde.

O que é e como desenvolver um bom plano de negócios?

O Plano de Negócios é um documento de planejamento que irá descrever seu negócio, os objetivos dele e os passos que devem ser dados para alcançá-los. Este relatório serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. 

Nesse documento, são incluídos planejamentos específicos para várias áreas do negócio, como finanças, marketing, comercial e logística, além de detalhar a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Ao fazer um plano bem feito usando uma boa metodologia, são reduzidos os riscos de negócios enfrentarem problemas e aumentadas as suas chances de sucesso. No entanto, vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio?;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?;
  • Quais serão os seus principais clientes?;
  • Onde será localizada a empresa?;
  • O montante de capital a ser investido?;
  • Qual será o faturamento mensal?;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?;

Escolha uma boa localização

A escolha de uma boa localização é um dos pontos chaves para o sucesso de um empreendimento. Essa regra não é diferente para quem deseja abrir uma farmácia de manipulação. O empreendedor precisa levar em consideração aspectos como fluxo de pessoas, perfil do público local, concentração de concorrentes, facilidade de acesso (próximo a estacionamentos, pontos de ônibus e metrô), visibilidade e segurança da área. Não se esqueça: é primordial conferir as exigências e restrições à instalação de farmácias e drogarias.

Contratação de colaboradores

A quantidade de colaboradores a serem contratados poderá variar conforme o volume de serviços e à necessidade do empreendedor. Contudo, os cargos e configuração da equipe técnica da Farmácia de Manipulação deverão estar em conformidade com a RDC Nº 67, Anexo I, item 3. Para a ANVISA, a farmácia deve ter um organograma que demonstre possuir estrutura organizacional e de pessoal suficiente para garantir que o produto por ela preparado esteja de acordo com os requisitos deste Regulamento Técnico.

Imagem de remédios manipulados para remeter ao empreendedor que deseja abrir uma farmácia de manipulação.

Qual a estrutura e os equipamentos necessários?

Para a estrutura mínima recomendada para abrir uma farmácia de manipulação, a RDC N°67, no seu Anexo I, item 4, define com riqueza de detalhes toda a estrutura necessária a uma farmácia de manipulação, confira um trecho do documento:

A farmácia deve ser localizada, projetada, construída ou adaptada, com uma infraestrutura adequada às atividades a serem desenvolvidas, possuindo, no mínimo:

  • Área ou sala para as atividades administrativas, compreendida por uma área administrativa e uma sala ou área de retenção de documentos;
  • Área ou sala de armazenamento (almoxarifado de insumos);
  • Área ou sala de controle de qualidade;
  • Sala ou local de pesagem de matérias-primas;
  • Sala ou laboratório de manipulação (sólidos, líquidos, ou semissólidos).(Obs. Os laboratórios deverão ser distintos para os sólidos e os líquidos);
  • Área de dispensação;
  • Vestiário (masculino e feminino);
  • Antecâmara (AC) (sala de paramentação);
  • Sanitários para funcionários (masculino e feminino);
  • Área ou local para lavagem de utensílios e materiais de embalagem;
  • Depósito de material de limpeza;
  • Copa.

Enquanto os equipamentos necessários são:

Equipamentos de Uso Farmacotécnico – A RDC 67, Anexo I, Item 5. – MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS, define os equipamentos, instalações e utensílios básicos para o funcionamento de uma Farmácia de Manipulação:

  • Balança(s) de precisão, devidamente calibrada, com registros e instalada em local que ofereça segurança e estabilidade;
  • Pesos padrão rastreáveis;
  • Vidraria verificada contra um padrão calibrado ou adquirida de fornecedores credenciados pelos Laboratórios da Rede Brasileira de Calibração, quando for o caso;
  • Sistema de purificação de água;
  • Refrigerador para a conservação de produtos termolábeis;
  • Termômetros e higrômetros;
  • Bancadas revestidas de material liso, resistente e de fácil limpeza;
  • Lixeiras com tampa, pedal e saco plástico, devidamente identificadas;
  • Armário fechado, de material liso, resistente e de fácil limpeza, ou outro dispositivo equivalente para guarda de matérias-primas e produtos fotolábeis e/ou sensíveis à umidade.

Além disso, também são necessários equipamentos de uso geral, como, por exemplo:

  • Cadeiras para espera;
  • Armários;
  • Balcão para recepção;
  • Cadeira recepção;
  • Utensílios descartáveis;
  • Vassoura, pá e equipamentos para limpeza;
  • Aparelho telefônico com linha telefônica;
  • Instalação de internet banda larga;
  • Computador;
  • Máquina de cartão;
  • Impressora;
  • Software para controle estoque, arquivo de clientes, agendamento de horários e controle do fluxo de caixa;
  • Ar condicionado;
  • Material de escritório: canetas, lápis, papéis;
  • Caixas organizadora;
  • Prateleiras;
  • Purificador de água.

Como montar uma farmácia de manipulação?

O porte econômico das farmácias e características de empregabilidade e longevidade das empresas reforçam a força do setor magistral. Por isso, montar uma farmácia de manipulação é uma ótima opção de negócio. E se você se interessou, continue lendo para conferir o passo a passo de abertura de uma farmácia!

1 – Escolha o tipo de atividade

O primeiro passo para abrir uma farmácia de manipulação é identificar qual o segmento da atividade que você deseja. Para designar isso, existem três distinções:

  • Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio: direcionado para lojistas e Comércio Varejista, direcionado ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica

Após identificar qual o segmento de atividade, é necessário verificar qual o tipo de natureza jurídica da sua empresa. Isso ajudará a definir o regime jurídico no qual ela se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da farmácia

Depois de definir a natureza jurídica da sua farmácia, chegou a hora de saber qual o porte dele. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

4 – Reúna os documentos para abrir uma farmácia de manipulação

É obrigatório a apresentação de documentos importantes na hora de abrir uma farmácia de manipulação. Alguns documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir uma farmácia. Nós podemos te ajudar!

Confira a seguir alguns dos documentos para montar uma farmácia de manipulação:

Para os sócios

Se você for abrir uma farmácia de manipulação com sócios, será necessário seguir os documentos de cada um deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

CNPJ;

2 cópias simples do IPTU do imóvel;

2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele, devem estar devendo a cada participação de cada um dos sócios da farmácia, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

Realize o registro na Junta Comercial

O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua farmácia só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.

5 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para abrir uma farmácia é muito simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você irá fazer o download do Programa Básico de Entrada e em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviar à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.

6 – Solicite o Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é o documento que indica se a sua farmácia pode exercer as suas funções no local que você deseja instalar.

Na maior parte dos Estados brasileiros o empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

Como divulgar minha farmácia?

Assim como para a estrutura, o RDC Nº 96/08 disciplina a propaganda, a publicidade e a promoção comercial de medicamentos no Brasil.

Resumidamente, este Regulamento estabelece que a propaganda, publicidade e promoção realizada por fabricantes, distribuidores e estabelecimentos que comercializam medicamentos em geral deve centrar-se na divulgação institucional da marca / estabelecimento. Somente é permitida a propaganda ou publicidade de medicamentos regularizados na ANVISA.

A norma restringe a participação de “celebridades” leigas em medicina ou farmácia nas propagandas de medicamentos isentos de prescrição. Atores, jogadores e outros famosos não podem exibir seu nome, imagem ou voz, recomendando o medicamento ou sugerindo que fazem uso dele. A prática de distribuir brindes também tem restrições: são permitidos apenas os institucionais (que trazem o nome do fabricante). A referência aos produtos nos brindes é proibida.

Para a divulgação institucional da Farmácia de Manipulação, o empreendedor pode utilizar os recursos da internet (sites e redes socias), além da fabricação de materiais impressos como folders, flyers, cartões de visitas, para serem distribuídos em consultórios médico, por exemplo, além de anúncios em revistas técnicas, tudo sempre de acordo com o seu público alvo.

Como dica de negócio, o empreender que deseja abrir uma farmácia de manipulação deve observar rigorosamente a legislação vigente da área, selecionar bons fornecedores de matéria-prima, selecionar e treinar adequadamente a equipe técnica responsável para entregar sempre o melhor produto e serviço ao consumidor.

Baixe o e-book “Como abrir uma empresa”

Abrir uma empresa não é nada fácil e muito menos simples. São exigidos o cumprimento de exigências e muitas burocracias. Mas, não desanime, o Abertura Simples desburocratiza o processo para você! Faça o download grátis do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e tenha acesso exclusivo ao passo a passo de como abrir uma empresa. Baixe agora mesmo, é grátis!

ABERTURA SIMPLES

Nós, do Abertura Simples, realizamos todo o processo para que sua farmácia seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com o Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.