Confira como você abrir uma farmácia de manipulação! | Abertura Simples

Tudo o que você precisa saber para abrir uma farmácia de manipulação!

Está pensando em abrir uma farmácia de manipulação? Atualmente, a demanda por negócios ligados ao bem-estar e busca de equilíbrio pessoal com o objetivo de tornar a rotina das pessoas menos estressantes tem crescido bastante. Quer iniciar na área? Continue lendo:

SOBRE O MERCADO

Farmácia de Manipulação é o estabelecimento de saúde onde os medicamentos são preparados de acordo com a necessidade do cliente, de forma individualizada ou personalizada com base em receita emitida por profissional autorizado.

Em uma farmácia magistral, outro termo utilizado para designar as farmácias de manipulação, os medicamentos são preparados por farmacêuticos e equipes técnicas especializadas que fazem o aviamento de produtos prescritos por profissionais de saúde de diversas especialidades dentre elas: odontologia, veterinária, ortomolecular, nutracêuticas, fitoterápicas e etc.

As formulações são únicas e exclusivas de cada paciente, proporcionando economia ao mesmo, pois, não há sobras, as manipulações ocorrem na quantidade e dosagem prescritas pelo profissional da saúde, podendo associar fármacos, evitando com que o paciente tome várias drogas.

O empreendedor que deseja abrir uma farmácia de manipulação precisa saber que o mercado brasileiro é um dos maiores do mundo e dominado em grande parte pelas grandes indústrias transnacionais.

Entretanto, nos últimos anos, com o alto custo dos medicamentos e a possibilidade de o cliente ter o seu remédio confeccionado artesanalmente, houve importantes modificações, como a introdução dos medicamentos genéricos e o crescimento do setor magistral.

Segundo a ANFAMARG – Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, o mercado de Farmácia Magistral está em franco crescimento e é uma opção muito importante para a população, seja no acesso aos medicamentos, seja na orientação farmacêutica feita dentro desses estabelecimentos, onde a garantia de um farmacêutico presente é sempre certa.

Segundo seu atual presidente, os últimos levantamentos mostram que existem, no Brasil, cerca de 7.800 farmácias de manipulação, e aproximadamente cerca de 20.000 farmacêuticos trabalhando nestas farmácias, sendo que hoje o segmento magistral é um dos maiores empregadores deste profissional no país.

Ainda segundo a Entidade, este é um mercado altamente competitivo e que requer alto nível de competência técnica para quem está pensando em explorá-lo. Além da qualificação técnica específica, é importante a utilização de métodos e ferramentas de gestão empresarial modernos, capazes de organizar o processo produtivo e satisfazer os objetivos do novo negócio.

GRUPOS DE ATIVIDADES

  • Grupo I: Manipulação de medicamentos a partir de insumos/matérias primas, inclusive de origem vegetal;
  • Grupo II: Manipulação de substâncias de baixo índice terapêutico;
  • Grupo III: Manipulação de antibióticos, hormônios, citostáticos e substâncias sujeitas a controle especial;
  • Grupo IV: Manipulação de produtos estéreis;
  • Grupo V: Manipulação de medicamentos homeopáticos;
  • Grupo VI: Manipulação de doses unitárias e unitarização de dose de medicamentos em serviços de saúde.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UM BAR DE SUCESSO

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que você irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A escolha de uma boa localização é um dos pontos chaves para o sucesso de um empreendimento. Essa regra não é diferente para quem deseja abrir uma farmácia de manipulação. O empreendedor precisa levar em consideração aspectos como fluxo de pessoas, perfil do público local, concentração de concorrentes, facilidade de acesso (próximo a estacionamentos, pontos de ônibus e metrô), visibilidade e segurança da área. Não se esqueça: é primordial que conferir as exigências e restrições à instalação de farmácias e drogarias.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

A quantidade de colaboradores a serem contratadas poderá variar conforme o volume de serviços e à necessidade do empreendedor. Contudo, os cargos e configuração da equipe técnica da Farmácia de Manipulação deverá estar em conformidade com a RDC Nº 67, Anexo I, item 3. Para a ANVISA, a farmácia deve ter um organograma que demonstre possuir estrutura organizacional e de pessoal suficiente para garantir que o produto por ela preparado esteja de acordo com os requisitos deste Regulamento Técnico.

Imagem de remédios manipulados para remeter ao empreendedor que deseja abrir uma farmácia de manipulação

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

Para a estrutura mínima recomendada para abrir uma farmácia de manipulação, a RDC N°67, no seu Anexo I – item 4, define com riqueza de detalhes toda a estrutura necessária a uma farmácia de manipulação, confira um trecho do documento:

A farmácia deve ser localizada, projetada, construída ou adaptada, com uma infra-estrutura adequada às atividades a serem desenvolvidas, possuindo, no mínimo:

  • Área ou sala para as atividades administrativas, compreendida por uma área administrativa e uma sala ou área de retenção de documentos;
  • Área ou sala de armazenamento (almoxarifado de insumos);
  • Área ou sala de controle de qualidade;
  • Sala ou local de pesagem de matérias-primas;
  • Sala ou laboratório de manipulação (sólidos, líquidos, ou semissólidos).(Obs. Os laboratórios deverão ser distintos para os sólidos e os líquidos);
  • Área de dispensação;
  • Vestiário (masculino e feminino);
  • Antecâmera (AC) (sala de paramentação);
  • Sanitários para funcionários (masculino e feminino);
  • Área ou local para lavagem de utensílios e materiais de embalagem;
  • Depósito de material de limpeza;
  • Copa.

Para os equipamentos, são necessários todas os materiais e ferramentas para o processo e manutenção dos medicamentos, além dos materiais para a parte do caixa e administrativa como por exemplo, computadores, impressoras, telefones, armários, gaveteiros, mesas e cadeiras, maquinas de cartões, balcões de atendimento, etc.

DIVULGAÇÃO E DICAS

Assim como para a estrutura, o DC Nº 96/08 disciplina a propaganda, a publicidade e a promoção comercial de medicamentos no Brasil.

Resumidamente, este Regulamento estabelece que a propaganda, publicidade e promoção realizada por fabricantes, distribuidores e estabelecimentos que comercializam medicamentos em geral deve centrar-se na divulgação institucional da marca / estabelecimento. Somente é permitida a propaganda ou publicidade de medicamentos regularizados na ANVISA.

A norma restringe a participação de “celebridades” leigas em medicina ou farmácia nas propagandas de medicamentos isentos de prescrição. Atores, jogadores e outros famosos não podem exibir seu nome, imagem ou voz, recomendando o medicamento ou sugerindo que fazem uso dele. A prática de distribuir brindes também tem restrições: são permitidos apenas os institucionais (que trazem o nome do fabricante). A referência aos produtos nos brindes é proibida.

Para a divulgação institucional da Farmácia de Manipulação, o empreendedor pode utilizar os recursos da internet (sites e redes socias), além da fabricação de materiais impressos como folders, flyers, cartões de visitas, para serem distribuídos em consultórios médico, por exemplo, além de anúncios em revistas técnicas, tudo sempre de acordo com o seu público alvo.

Como dica de negócio, o empreender que deseja abrir uma farmácia de manipulação deve observar rigorosamente a legislação vigente da área, selecionar bons fornecedores de matéria-prima, selecionar e treinar adequadamente a equipe técnica responsável para entregar sempre o melhor produto e serviço ao consumidor.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma farmácia de manipulação são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • Conselho Regional de Farmácia;
  • Alvará da Vigilância Sanitária;
  • Responsável Técnico Habilitado;
  • Registro no Ministério da Saúde;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma farmácia de manipulação realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta