Skip to content

Você já pensou em abrir uma imobiliária? Confira tudo o que é necessário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você tem intenção de abrir uma imobiliária ou trabalhar como corretor autônomo? A imobiliária funciona como intermediária na transação de compra e aluguel de uma casa ou imóvel comercial. Seu lucro é feito com base em comissão pelo valor do imóvel. Ou seja, quanto mais caro for o valor do imóvel, mais lucrativo será o seu dia de trabalho como corretor imobiliário.

Atualmente, a aquisição de um imóvel não é mais vista somente como uma conquista de casais a fim de constituir família. Os imóveis são considerados verdadeiros produtos de investimento. Com essa procura cada vez maior, as oportunidades para os profissionais do mercado imobiliário só tendem a crescer.

Pensando em tudo isso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir uma imobiliária e se dar bem nos negócios. Confira:

Tudo o que você precisa saber para abrir uma imobiliária

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em sua imobiliária. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar a sua imobiliária, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio?
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?
  • Quem serão os seus principais clientes?
  • Onde será localizada a empresa?
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal?
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Escolha o local

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir uma imobiliária, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

O ponto ideal para montar uma imobiliária é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso para os clientes. Verifique se a localização é segura e apresenta espaço para os clientes estacionarem. Uma boa opção são os bairros residenciais com alta densidade populacional e de fácil acesso.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua imobiliária poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Foto de duas pessoas se cumprimentando, representando os passos para abrir uma imobiliária

Estrutura e equipamentos

A estrutura de uma imobiliária varia de acordo com o porte da empresa. Um escritório de aproximadamente 60 m² pode iniciar as atividades com uma área destinada à recepção de clientes, espaços para atendimento individual dos clientes, pelos corretores e espaço para instalação da área administrativa.

Os equipamentos básicos necessários para abrir uma imobiliária são:

  • Mesa de escritório
  • Cadeiras
  • Computador
  • Impressora
  • Telefone fixo
  • Cartão de visita
  • Veículo

Divulgação e dicas

A divulgação da sua imobiliária é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode até ser feita pelo método tradicional de panfletagem, que apresenta baixo custo e gera resultados. Mas não deixe de investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, e também uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.

Se você atuar como corretor no setor imobiliário, saiba que trabalhar com vendas requer um pouco de dinamismo, criatividade e simpatia. Vender ou alugar um imóvel não é barato, e significa um investimento no futuro da vida do comprador. Por isso, é importante mostrar-se atencioso com seu cliente para concretizar o negócio e conquistá-lo, que provavelmente indicará você para vendas posteriores.

Documentação necessária

É importante que o profissional que deseja abrir uma imobiliária entenda que é preciso ter uma documentação bem específica. É preciso ter conhecimento em vendas, segundo grau completo ou possuir título de Técnico em Transações Imobiliárias, inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/COFECI) da sua região.

Em seguida o empreendedor deve certificar-se de possuir os seguintes documentos:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;

Além de cuidar da abertura da empresa, é preciso estar devidamente cadastrado no Conselho Regional de Imobiliárias e ter os habituais registros na prefeitura da sua cidade e no corpo de bombeiros.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que sua imobiliária seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário