Você já pensou em abrir uma imobiliária? Confira tudo o que é necessário

Você tem intenção de abrir uma imobiliária ou trabalhar como corretor autônomo? A imobiliária funciona como intermediária na transação de compra e aluguel de uma casa ou imóvel comercial. Seu lucro é feito com base em comissão pelo valor do imóvel. Ou seja, quanto mais caro for o valor do imóvel, mais lucrativo será o seu dia de trabalho como corretor imobiliário.

Atualmente, a aquisição de um imóvel não é mais vista somente como uma conquista de casais a fim de constituir família. Os imóveis são considerados verdadeiros produtos de investimento. Com essa procura cada vez maior, as oportunidades para os profissionais do mercado imobiliário só tendem a crescer.

Pensando em tudo isso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir uma imobiliária e se dar bem nos negócios. Confira:

Tudo o que você precisa saber para abrir uma imobiliária

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em sua imobiliária. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar a sua imobiliária, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio
  • Quais os principais produtos e/ou serviços
  • Quem serão os seus principais clientes
  • Onde será localizada a empresa
  • O montante de capital a ser investido
  • Qual será o faturamento mensal
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Escolha o local

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir uma imobiliária, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

O ponto ideal para montar uma imobiliária é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso para os clientes. Verifique se a localização é segura e apresenta espaço para os clientes estacionarem. Uma boa opção são os bairros residenciais com alta densidade populacional e de fácil acesso.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua imobiliária poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Foto de duas pessoas se cumprimentando, representando os passos para abrir uma imobiliária

Estrutura e equipamentos

A estrutura de uma imobiliária varia de acordo com o porte da empresa. Um escritório de aproximadamente 60 m² pode iniciar as atividades com uma área destinada à recepção de clientes, espaços para atendimento individual dos clientes, pelos corretores e espaço para instalação da área administrativa.

Os equipamentos básicos necessários para abrir uma imobiliária são:

  • Mesa de escritório
  • Cadeiras
  • Computador
  • Impressora
  • Telefone fixo
  • Cartão de visita
  • Veículo

Divulgação e dicas

A divulgação da sua imobiliária é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode até ser feita pelo método tradicional de panfletagem, que apresenta baixo custo e gera resultados. Mas não deixe de investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, e também uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.

Se você atuar como corretor no setor imobiliário, saiba que trabalhar com vendas requer um pouco de dinamismo, criatividade e simpatia. Vender ou alugar um imóvel não é barato, e significa um investimento no futuro da vida do comprador. Por isso, é importante mostrar-se atencioso com seu cliente para concretizar o negócio e conquistá-lo, que provavelmente indicará você para vendas posteriores.

Documentação necessária

É importante que o profissional que deseja abrir uma imobiliária entenda que é preciso ter uma documentação bem específica. É preciso ter conhecimento em vendas, segundo grau completo ou possuir título de Técnico em Transações Imobiliárias, inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/COFECI) da sua região.

Em seguida o empreendedor deve certificar-se de possuir os seguintes documentos:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;

Além de cuidar da abertura da empresa, é preciso estar devidamente cadastrado no Conselho Regional de Imobiliárias e ter os habituais registros na prefeitura da sua cidade e no corpo de bombeiros.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que sua imobiliária seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”left” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UMA IMOBILIÁRIA[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta