Está pensando em abrir uma loja de bolsas e calçados? Confira o passo a passo neste artigo!
A oferta de modelos de calçados tem crescido, assim como de vários itens do nosso vestuário. Esta oferta de produtos responde à uma necessidade da moda em ser mais democrática, onde fazer moda significa nos produzirmos de maneira mais individual. Indo nesta direção, as tendências de moda, que são frutos do resultado medido pelos formadores de opinião em relação às possibilidades numa determinada estação, apresentam cada vez mais opções de ofertas de produtos.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:
TIRE SUAS IDEIAS DO PAPEL E SAIBA COMO ABRIR UMA LOJA DE BOLSAS E CALÇADOS!
O que é uma loja de bolsas e calçados?
Uma loja de bolsas e calçados integra o setor de vestuário, um dos mais dinâmicos da indústria da moda, com predominância de pequenos negócios.
Sobre o mercado
Para quem deseja abrir uma loja de bolsas e calçados, saiba que este pode ser um excelente negócio, talvez mais lucrativo que as confecções. A tendência das mulheres é investir bem mais na compra de acessórios que em roupas e muito mais ainda que na compra de eletrônicos, podendo ser um segmento extremamente lucrativo, basta saber como fazer. O ideal é que antes de qualquer coisa seja feito um plano de negócios, uma forma de investir corretamente o seu capital inicial e entrar com mais segurança no empreendimento.
A indústria brasileira de couro e calçados mantém uma estrutura heterogênea, com predominância quantitativa de pequenas e médias empresas, mas concentração do emprego e da produção nas mãos de um número reduzido de grandes empresas, reproduzindo internamente uma característica observada no plano internacional.
De acordo com a Abicalçados, apesar da maior concentração de empresas e pessoal ocupado na produção de calçados está localizada no estado do Rio Grande do Sul, considerado o berço do calçado no Brasil, a produção brasileira está gradualmente sendo distribuída para outros polos. Estes estão localizados nas regiões Sudeste e Nordeste do país, sendo destacado o interior do estado de São Paulo (cidades de Jaú, Franca e Birigui), bem como estados emergentes como Paraíba, Ceará e Bahia. Há também crescimento na produção de calçados no estado de Santa Catarina (região de São João Batista) e em Minas Gerais (região de Nova Serrana e Belo Horizonte).
Entre os estados exportadores destaque para São Paulo, que registrou incremento de 41,7% na receita gerada com os embarques no comparativo com o primeiro bimestre de 2013. No período, os paulistas embarcaram 2,46 milhões de pares, pelos quais receberam US$ 25,75 milhões. Já os dois principais exportadores, Rio Grande do Sul e Ceará, registraram quedas no período. Os gaúchos embarcaram 3,14 milhões de pares que geraram US$ 71,73 milhões, queda de 5%. Já os cearenses venderam 12 milhões de pares e receberam US$ 60,2 milhões, 1,4% menos do que no ano de 2013.
Para um lojista que atua no varejo de calçados, também é relevante saber que o consumo nos últimos anos esteve em queda, mas que, apesar disso, as empresas brasileiras do setor movimentam mais de 8,5 milhões de pares anualmente.
O que é e como montar um plano de negócios?
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio?;
- Quais os principais produtos e/ou serviços?;
- Quais serão os seus principais clientes?;
- Onde será localizada a empresa?;
- O montante de capital a ser investido?;
- Qual será o faturamento mensal?;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?;
Escolha uma boa localização
A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de bolsas e calçados, ele deverá atentar-se à densidade populacional do lugar, bem como avaliar o perfil do público da região. É aconselhável procurar locais que estejam próximos a grandes centros comerciais, que seja acessível, visível e seguro para todos.
O ideal é escolher uma localização onde existam lojas similares, que podem tanto ser concorrentes diretas, como também, como complementares. Lojas de bolsas e calçados costumam ter como vizinhança lojas de roupas e outros acessórios do vestuário. Atuando “juntas”, elas promovem, naturalmente, um maior fluxo de potenciais clientes para a região e, a partir daí, cada uma adota estratégias próprias para se destacar da concorrência e atrair o cliente para as suas ofertas.
Além de escolher bem o ponto comercial, é imprescindível planejar adequadamente os espaços, lembrando que é preciso dispor de ambientes para exposição dos produtos, circulação e atendimento ao cliente, reservando também um espaço para o estoque de mercadoria – que, além de variedade em modelos, precisa oferecer opções diversificadas em cores e tamanhos.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.
Como contratar bons colaboradores?
A contratação dos colaboradores para abrir uma loja de bolsas e calçados vai depender muito da necessidade do empreendedor. Para iniciar, o empresário precisará de um time com mais ou menos 4 funcionários, entre eles vendedores, caixa e auxiliares administrativos.
Qual a estrutura e equipamentos necessários?
A estrutura mínima recomendada para abrir uma loja de calçados e bolsas é de 62 m², que será distribuído entre o escritório, estoque, atendimento (vendas), copa e sanitários.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Prateleiras;
- Balcão de atendimento;
- Vitrine;
- Manequins;
- Computador;
- Impressora;
- Telefone;
- Mesas e cadeiras;
- Caixa;
- Espelhos;
- Cafeteiras, bebedouros;
- Poltronas para prova dos calçados;
- Entre outros.
Como abrir uma loja de bolsas e calçados?
Baseando-se em pesquisas que indicam as tendências mundiais e com olhar atento ao comportamento do consumidor, a indústria calçadista enfrenta as oscilações do mercado diversificando sua oferta de produtos.
Quem deseja entrar nesse mercado deve ter bom conhecimento do ramo de negócio e da cadeia produtiva no qual ele está inserido.
Sabendo disso, se você quer montar uma loja de bolsas e calçados, continue lendo o artigo para saber como!
1 – Identifique o tipo de atividade
Primeiro, é preciso identificar o segmento de atividade que o seu serviço atuará. Existem três designações. No entanto, a que mais se enquadra ao de uma loja de bolsas e calçados é o de comércio
- Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente;
- Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos;
- Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.
2 – Escolha a natureza jurídica
É indispensável que você verifique a natureza jurídica da sua loja de bolsas e calçados, pois te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.
Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.
3 – Defina o porte da empresa
É importante definir o porte da sua loja de bolsas e calçados. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto da empresa.
- Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
- Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil;
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.
- As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.
4 – Reúna a documentação necessária
É preciso apresentar alguns documentos na hora de abrir uma loja de bolsas e calçados. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso indicamos que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos.
Confira os documentos necessários para abrir uma loja de bolsas e calçados:
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
5 – Abra um CNPJ
Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.
Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal;
Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa.
Como abrir uma loja de bolsas e calçados com sócios?
Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso você abra uma empresa com sócios:
- 1 cópia simples do comprovante de residência;
- Certidão de casamento (se casado);
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
- 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Alvará de Funcionamento
O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que a sua loja de bolsas e calçados pode exercer as funções no local em que você a instala.
O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.
Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente
Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:
- Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
- Cópia do recibo do IPTU pago;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
- O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
- Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
- Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.
Como montar uma loja de bolsas e calçados online?
Monte um planejamento
Se você quer abrir uma loja virtual de calçados e ter sucesso, precisa fazer um planejamento.
É necessário pensar nas estratégias que serão adotadas para que você consiga atingir as metas de vendas e crescimento de sua loja. Outro ponto importante é fazer um planejamento financeiro.
Invista em marketing
Por se tratar de um negócio virtual, a melhor estratégia para conseguir divulgar esta loja e conseguir clientes é por meio do marketing digital. Por isso, invista nas redes sociais, em links patrocinados, estratégias de remarketing, campanhas pagas online e tudo que for necessário para alcançar seu público.
Escolha bons fornecedores
Assim como nas lojas físicas, os fornecedores serão essenciais para que sua loja de calçados virtual tenha sucesso. Procure fornecedores que tenham condições de pagamento flexíveis, produtos de boa qualidade e ainda façam as entregas dentro do prazo.
Diversificar a rede de fornecedores também é importante, pois, caso uma empresa não tenha os produtos que você precisa, você pode recorrer à outra.
Diversifique o estoque
Para que você consiga atender seus clientes e deixá-los satisfeitos é preciso ter diversos tipos de numeração diferentes de um único sapato. Ter modelos de cores diferentes também pode ser um diferencial em relação à concorrência.
Tenha uma política clara de trocas
Comprar sapatos pela internet gera insegurança em algumas pessoas, pois é comum que o produto não sirva ou não agrade ao consumidor. Por isso, você deve deixar bem claro as políticas de troca dos produtos no site, pois, assim, os clientes se sentirão mais seguros para fazer as compras em sua loja.
Como você viu, abrir uma loja de calçados virtual não é uma tarefa tão simples, pois exige bastante planejamento e muito trabalho. Além de todos os pontos citados, para que seu negócio tenha sucesso, é imprescindível que você ofereça um atendimento diferenciado. Se não, de nada adianta investir em uma boa plataforma, em produtos de qualidade e em propaganda.
Como divulgar minha loja de bolsas e calçados?
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de bolsas e calçados, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.
O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, os meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades; mídia especializada como por exemplo TV, jornais e revistas específicos da área, materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre a escola e seu portfólio.
Como dica de negócio, o empreendedor precisará investir na qualidade no atendimento, proporcionar um ambiente confortável e agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados em resolver os problemas dos clientes. Além disso, precisará fazer uma busca no mercado e entender qual a necessidade que ainda não foi atendida por nenhuma outra empresa, entregando o seu negócio como um diferencial.
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