Descubra aqui tudo o que você precisa saber para abrir uma loja de bolsas e calçados!

Está pensando em abrir uma loja de bolsas e calçados? A oferta de modelos de calçados tem crescido, assim como de vários itens do nosso vestuário. Esta oferta de produtos responde à uma necessidade da moda em ser mais democrática, onde fazer moda significa nos produzirmos de maneira mais individual. Indo nesta direção, as tendências de moda, que são frutos do resultado medido pelos formadores de opinião em relação às possibilidades numa determinada estação, apresentam cada vez mais opções de ofertas de produtos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:

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SOBRE O MERCADO

Para quem deseja abrir uma loja de bolsas e calçados, saiba que este pode ser um excelente negócio, talvez mais lucrativo que confecções. A tendência das mulheres é investir bem mais na compra de acessórios que em roupas e muito mais ainda que na compra de eletrônicos, podendo ser um segmento extremamente lucrativo, basta saber como fazer. O ideal é que antes de qualquer coisa seja feito um plano de negócios, uma forma de investir corretamente o seu capital inicial e entrar com mais segurança no empreendimento.

A indústria brasileira de couro e calçados mantém uma estrutura heterogênea, com predominância quantitativa de pequenas e médias empresas, mas concentração do emprego e da produção nas mãos de um número reduzido de grandes empresas, reproduzindo internamente uma característica observada no plano internacional.

Conforme a Abicalçados (2013) apesar da maior concentração de empresas e pessoal ocupado na produção de calçados estar localizada no estado do Rio Grande do Sul, considerado o berço do calçado no Brasil, a produção brasileira está gradualmente sendo distribuída para outros polos. Estes estão localizados nas regiões Sudeste e Nordeste do país, sendo destacado o interior do estado de São Paulo (cidades de Jaú, Franca e Birigui), bem como estados emergentes como Paraíba, Ceará e Bahia. Há também crescimento na produção de calçados no estado de Santa Catarina (região de São João Batista) e em Minas Gerais (região de Nova Serrana e Belo Horizonte).

Entre os estados exportadores destaque para São Paulo, que registrou incremento de 41,7% na receita gerada com os embarques no comparativo com o primeiro bimestre de 2013. No período, os paulistas embarcaram 2,46 milhões de pares pelos quais receberam US$ 25,75 milhões. Já os dois principais exportadores, Rio Grande do Sul e Ceará, registraram quedas no período. Os gaúchos embarcaram 3,14 milhões de pares que geraram US$ 71,73 milhões, queda de 5%. Já os cearenses venderam 12 milhões de pares e receberam US$ 60,2 milhões, 1,4% menos do que no ano de 2013.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de bolsas e calçados, ele deverá atentar-se a densidade populacional do lugar, bem como avaliar o perfil do público da região. É aconselhável procurar locais que estejam próximos a grandes centros comerciais, que seja acessível, visível e seguro para todos.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A contratação dos colaboradores para abrir uma loja de bolsas e calçados vai depender muito da necessidade do empreendedor. Para iniciar, o empresário precisará de um time com mais ou menos 4 funcionários, entre eles vendedores, caixa e auxiliares administrativos.

Imagem de uma bolsa e de um calçado para remeter ao empreendedor que deseja abrir uma loja de bolsas e calçados

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendada para abrir uma loja de calçados e bolsas é de 62 m², que será distribuído entre o escritório, estoque, atendimento (vendas), copa e sanitários.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Prateleiras;
  • Balcão de atendimento;
  • Vitrine;
  • Manequins;
  • Computador;
  • Impressora;
  • Telefone;
  • Mesas e cadeiras;
  • Caixa;
  • Espelhos;
  • Cafeteiras, bebedouros;
  • Poltronas para prova dos calçados;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de bolsas e calçados, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, os meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades; mídia especializada como por exemplo TV, jornais e revistas específicos da área, materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyer e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre a escola e seu portfólio.

Como dica de negócio, o empreendedor precisará investir na qualidade no atendimento, proporcionar um ambiente confortável e agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados em resolver os problemas dos clientes. Além disso, precisará fazer uma busca no mercado e entender qual a necessidade que ainda não foi atendida por nenhuma outra empresa, entregando no seu negócio como um diferencial.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma empresa de loja de bolsas e calçados são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

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ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma loja de bolsas e calçados realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

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