Realize o sonho de abrir uma loja de informática com esses 7 passos!

Está pensando em abrir uma loja de informática? Nós do Abertura Simples reunimos os 7 passos para você realizar o tão esperado sonho de ter o seu próprio negócio. Confira!

TIRE SUAS IDEIAS DO PAPEL! CONFIRA COMO VOCÊ PODE ABRIR UMA LOJA DE INFORMÁTICA DE SUCESSO!

SOBRE O MERCADO

A evolução tecnológica e o barateamento do computador pessoal (PC) fizeram com que este virasse objeto primeira necessidade para os brasileiros. Essa necessidade se verifica, ainda, como reflexo dos ambientes de trabalho, que em sua maioria possuem computadores.

Num ambiente de infinitas possibilidades as Lojas de Informática e Montagem de Computadores atendem clientes de diversos tipos.

Eles vão desde usuários domésticos e entusiastas pelo mundo da computação até empresas altamente competitivas no seu ramo de atuação.

Oferecem, ainda, outros tipos de serviços como manutenção e upgrade de computadores, criação e manutenção de sites da internet ou mesmo cursos para iniciantes.

Atualmente os computadores fazem parte da vida das pessoas. São equipamentos que cada vez mais se tornam indispensáveis para se trabalhar, estudar e até mesmo se divertir.

Quando conectados à internet, ganham mais impulso, pois permitem o acesso aos mais variados conteúdos, notícias e mesmo compras de qualquer gênero.

Assim, por possuir essa diversidade em sua utilização, tais equipamentos estão cada vez mais presentes nas casas das pessoas e em locais de trabalho, considerados os principais clientes ou público-alvo das lojas de informática.

Para se ter uma ideia desse mercado, no Brasil, a venda de computadores voltou a crescer no primeiro trimestre de 2017 após cinco anos de resultados negativos, mostra um estudo da empresa de consultoria IDC.

Entre janeiro e março, foram vendidas 1,1 milhão de máquinas, 5% a mais que no mesmo período de 2016. O crescimento não era registrado desde 2012. Os dados mostram que, do total de aparelhos vendidos no primeiro trimestre, 405 mil unidades foram desktops e 701 mil notebooks.

Os computadores destinados ao consumidor representam 65% do total, enquanto o segmento corporativo foi responsável pela compra de 35% das máquinas.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

LOCALIZAÇÃO

A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Na hora de fazer a seleção, é necessário levar diversos aspectos que influenciam diretamente no faturamento do seu negócio. O ponto ideal para abrir uma loja de informática é aquele que favorece a visibilidade, a comodidade e acessibilidade do público a sua empresa.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu hortifrúti poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

A contratação de colaboradores para abrir uma loja de informática vai depender muito do tamanho e da necessidade do empreendedor. Mas, para iniciar, o ideal é que ele tenha uma equipe com: atendentes, caixa e técnicos em informática.

Imagem de um computador para remeter quem deseja abrir uma loja de informática

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendada para abrir uma loja de informática é de 40m² para abrigar os seguintes setores: área de vendas e exposição de produtos, depósito, escritório, banheiro e área para montagem e manutenção.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Impressora de cupom fiscal;
  • Impressoras;
  • Computadores;
  • Balcão de atendimento;
  • Expositores de produtos;
  • Vitrines;
  • Prateleiras e armários;
  • Gôndolas;
  • Mesas, cadeiras e armários, de acordo com o dimensionamento das instalações e número de empregados;
  • Móveis e material de escritório;
  • Prateleiras para depósito;
  • Sistema de ar-condicionado dimensionado de acordo com o tamanho do ambiente;
  • Ferramentas de reparos: multímetros, osciloscópios, máquinas de solda, chaves de venda, philips, etc;
  • Bancada de madeira ou granito;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de informática, o uso das estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio.

A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim. O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo, cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgara a sua empresa.

Como dica de negócio, é recomendado realizar com frequência pesquisas de mercado, público-alvo e concorrência para tentar identificar pontos de desejo que ainda não foram entregues por ninguém no mercado e claro, oferecê-los em seu negócio como diferencial.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma loja de informática são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma loja de informática realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta