Vai abrir uma loja de locação de equipamentos para shows, mas não sabe por onde começar? Sob o ponto de vista do empreendedor, a viabilidade empresarial de seu negócio depende fundamentalmente de um bom planejamento financeiro e muita pesquisa de mercado para se ter sucesso. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo:
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SOBRE O MERCADO
O mercado global de mídia e entretenimento deve gerar US$ 2,23 trilhões em 2021, com um crescimento de 4,2% ao ano. No Brasil, o faturamento do setor pode chegar a US$ 43,7 bilhões daqui a quatro anos. É o que mostra a pesquisa Global entertainment and media outlook 2017-2021, da consultoria PwC, que está em sua 18ª edição e, neste ano, analisou 17 segmentos do setor de mídia e entretenimento em 54 países.
As projeções, no entanto, foram reduzidas em relação à edição anterior da pesquisa. Em 2016, a expectativa era de que o mercado brasileiro crescesse 6,4% ao ano; mas este ano, a projeção é de que o faturamento do setor aumente 4,6% ao ano até 2021. Na projeção de crescimento global, também houve recuo: o mercado de mídia e entretenimento deve crescer 4,2% ao ano no mesmo período, ante os 4,4% anuais previstos em 2015.
No ranking de 2016, o Brasil aparece na 9ª posição, com receita de US$ 34,9 bilhões. Os Estados Unidos (US$ 635,1 bilhões), assim como em 2015, continuam em 1º lugar, seguidos por China (US$ 209,3 bilhões), Japão (US$ 164,6 bilhões), Alemanha (US$ 89,2 bilhões) e Reino Unido (US$ 83,6 bilhões).
Os equipamentos, representam 50% de um evento, e a grande maioria das empresas organizadoras alugam equipamentos, por isso, as empresas que atuam nesses nichos têm grandes oportunidades de crescimento nos próximos anos.
O Brasil possui, para o suprimento do setor de eventos, 90% de empresas de pequeno porte que oferecem os mais diversos tipos de produtos e serviços. Dessa forma, o aluguel de equipamentos, principalmente para empresas de eventos de menor porte, é uma solução viável para oferecer as mais completas serviços aos clientes sem precisar realizar grandes investimentos em tecnologias.
A realização de eventos de variadas naturezas, como feiras, congressos, shows, espetáculos, competições esportivas, em especial, em grandes metrópoles do país, têm favorecido o mercado de locação de equipamentos para eventos.
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
ESCOLHA O LOCAL
A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de locação de equipamentos para shows, ele precisara pensar nas questões de entrega dos equipamentos até o local onde será realizado o evento e por isso, é necessário buscar lugares que estejam próximos as grandes vias da cidade, com acessibilidade, comodidade e visibilidade.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.
COLABORADORES
A contratação de colaboradores para abrir uma loja de locação de equipamentos para shows dependerá muito do tamanho e necessidade do empreendedor. Para iniciar, o empreendedor pode montar uma equipe com profissionais administrativos, operadores técnicos para áudio, iluminação e eletricista e auxiliares gerais.
O empreendedor deve ser cuidadoso na montagem de sua equipe, que pode incluir mão-de-obra própria e empregados terceirizados. Além do conhecimento técnico do equipamento, experiência na área, boa educação e eficiência são qualidades indispensáveis aos profissionais envolvidos.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima recomendada para abrir uma loja de locação de equipamentos para shows é de 80m² e este espaço será utilizado para as áreas de escritório, atendimento ao cliente e o estoque, onde ficarão os equipamentos.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Computadores;
- Mesas e cadeiras;
- Telefones;
- Impressoras;
- Máquinas de cartões de débito e crédito;
- Impressora fiscal;
- Consoles digitais;
- Amplificadores;
- Equalizador;
- Caixas de som de diversas potencias;
- Duplo Deck;
- Microfone de Lapela sem fio;
- Microfone de mão sem fio;
- Microfone. Direcional (Boom);
- Mixer de Áudio;
- Canhões Seguidores;
- Máquina de fumaça;
- Torres e traves de alumínio;
- Refletores e kits de iluminação;
- Entre outros.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de locação de equipamentos para shows, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.
O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita e também, os meios digitais, com a criação de um site onde constará informações sobre você e seu portfólio, e claro, um perfil nas redes sociais.
Como dica de negócio, o empreendedor deverá sempre estar atualizado nas tendências do mercado e concentrar seus esforços em investir na formação dos técnicos. Além disso, deve focar nos serviços de pós-vendas, fidelização dos clientes e na aquisição de equipamentos modernos, de bons fornecedores, para garantir sempre a melhor qualidade e desempenho dos serviços prestados.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir uma loja de locação de equipamentos para shows a são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
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ABERTURA SIMPLES
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