Vai abrir uma marcenaria? Então confira essas dicas! | Abertura Simples

Confira essas dicas e saiba como abrir uma marcenaria de sucesso!

Está pensando em abrir uma marcenaria, mas não sabe por onde começar? O trabalho com madeira e em madeira é muito antigo. Em um passado não tão remoto assim o profissional que fazia trabalho em madeira, fosse construindo móveis ou outras peças era conhecido como “carpinteiro”, mas como o passar do tempo e com os avanços na execução do trabalho com madeira surge então o “marceneiro”.

O trabalho realizado em uma marcenaria é o de transformar madeira em móveis ou outros produtos, em objetos de utilidade e ainda funcionar com decoração de ambientes. Trabalhar a madeira requer arte e delicadeza para que ela ganhe forma e se torne útil ao homem, mesmo que como obra de arte. Essa é a função do marceneiro. Continue lendo:

SOBRE O MERCADO

O mercado de marcenaria tem seu crescimento vinculado ao setor de habitação e construção e sua variação oscila conforme o setor ou segmento específico onde se atua. Se há maior demanda no segmento de habitações populares ou de baixa renda, este segmento pode apresentar crescimento maior do que outros que dependem de uma demanda comercial ou industrial, por exemplo. A urbanização também é um fator que tende a provocar um incremento de mercado, pois dá origem a uma maior na procura por fabricação de móveis em geral sob medida para suas residências. Segundo o IBGE do ano de 2015, o Brasil tem cerca de 68, 2 milhões de residências particulares, com uma média de quase 3 pessoas por domicílio, isso dá uma ideia do tamanho do mercado e sua importância para o setor de marcenaria.

Esse crescimento por serviços especializados de marcenaria tem ocorrido principalmente pela forma com que os imóveis são construídos, já que nem sempre é possível encontrar nas lojas especializadas o mobiliário que se adeque exatamente no formato de sua residência. Por isso, a melhor solução ou, pelo menos, a que mais tem sido utilizada é a contratação dos serviços de uma marcenaria para fabricar os móveis residenciais de forma projetada, com a finalidade de aproveitar todos os espaços disponíveis em apartamentos ou casas.

O mercado de trabalho para o profissional que deseja abrir uma marcenaria é amplo, pois tem a possibilidade de abrir sua própria oficina em qualquer lugar que ofereça espaço adequado e para o tipo de negócio pretendido, naturalmente que o código de posturas municipal e a legislação local e estadual, com suas limitações e proibições deve ser consultada antes desse processo. Essa facilidade faz com que muitos profissionais optem por abrir um negócio, embora, atualmente, as fábricas de móveis e artigos decorativos empregam cada vez mais profissionais, abrindo o campo de trabalho.

O serviço de um marceneiro requer qualificação no manejo da madeira, paciência e criatividade, para que os projetos a serem materializados sejam executados com maestria e atenda ao que fora idealizado/projetado; traduzindo-se, assim, em um móvel ou objeto de pleno uso e satisfação de quem o encomendou, atendendo também, satisfatoriamente, a produção de móveis ou objetos de uso doméstico ou comercial, com produção em escala industrial sem perder sua essência e principalmente qualidade.

Apesar de o marceneiro usar máquinas para grande parte de seu trabalho, ele ainda é considerado um artesão, cabendo a ele a construção de móveis e outros utensílios podendo, em casos específicos, ajudar na construção civil. Na realidade a marcenaria apresenta uma evolução em seu escopo, sendo comum verificar-se a marcenaria decorativa, a marcenaria utilitária e a segmentação cada vez maior, com marcenarias especializadas em cozinhas, em lojas, em quartos infantis e diversas outras possibilidades.

SAIBA COMO VOCÊ PODE ABRIR UMA MARCENARIA E TENHA MUITO SUCESSO EM SEU EMPREENDIMENTO. CONFIRA ESSAS DICAS!

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que você irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais fatores que influenciam diretamente no sucesso do empreendimento. O profissional que deseja abrir uma mercenaria precisa estar localizado em uma região, de preferência, que possua indústria ou áreas comerciais, devendo ficar dentro da faixa de distância regulamentar da zona residencial. Isto porque esse tipo de empresa emite muitos ruídos e resíduos, que poderá ser um problema para o empreendedor perante os moradores da região.

A loja em si, denominada showroom, onde os produtos ficarão expostos para que você possa efetuar as vendas, precisa estar localizado em áreas que possuam uma alta visibilidade e acessibilidade (estar próximo a estacionamento, ponto de ônibus, metro, etc).

Caso você já tenha ideia do ponto, procure o órgão específico da Prefeitura Municipal visando levantar a possibilidade de instalar esse tipo de empresa na localidade escolhida.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

A quantidade de colaboradores para abrir uma marcenaria dependerá muito do tamanho e da necessidade do empreendedor. Normalmente, são necessários: vendedores, recepcionista, auxiliares de marcenaria e marceneiros e o proprietário poderá ficar incumbido de cuidar das questões administrativas da empresa.

Imagem das ferramentas necessárias para abrir uma marcenaria

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para abrir uma marcenaria para a loja seria de 70m², idealizado para que o empreendedor utilize o espaço para transmitir a ideia de uma residência, onde expõe seus produtos. Já para o espaço destinado a produção dos móveis, é recomendável um espaço de 300m², para que possam ser instalados todos os maquinários, matéria prima, entre outros.

Alguns dos equipamentos necessários são:

Produtos para a produção, como por exemplo:

  • Serra fixa de mesa;
  • Serra portátil;
  • Serra tico-tico;
  • Lixadeira;
  • Desempenadeira;
  • Paina;
  • Martelo;
  • Graminho;
  • Entre outros.

Para a área administrativa e vendas, serão necessários:

  • Mesa;
  • Cadeiras;
  • Computador;
  • Telefone;
  • Impressora;
  • Calculadoras;

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma marcenaria, as ações de marketing podem ser feitas dos mais variados jeitos.

Além das estratégias de comunicação tradicional como por exemplo, folders, flyers, cartaz, cartões de visita, anúncios em revistas da área e etc, o empreendedor pode e deve fazer a sua divulgação utilizando também as estratégias digitais. Crie um bom site, expondo todo o seu portfólio e principalmente: esteja presente nas redes sociais. Com um baixo custo de investimento, as redes sociais são fundamentais para a divulgação do seu serviço, já que os consumidores passam a maior parte do tempo nela. Utilize as redes para compartilhar fotos do estabelecimento, dos produtos, novidades, promoções e etc. Estabeleça um relacionamento e engajamento com o seu público alvo.

Como dica de negócio, é imprescindível que o empreendedor invista na capacitação dos seus profissionais. É fundamental estar antenado nas ultimas tendências, novidades do setor, entre outros. Como diferencial, aposte na sua criatividade e opte por materiais que são produzidos ecologicamente. Isso atribui ainda mais valor ao seu negócio.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma marcenaria são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma marcenaria realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UMA MARCENARIA[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta