Está pensando em abrir uma microcervejaria, mas não sabe por onde começar? Este é um negócio que pode render ao empreendedor ótimos resultados. E se você está querendo iniciar na área, continue lendo para saber algumas dicas de sucesso:
CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA ABRIR UMA MICROCERVEJARIA DE SUCESSO!
O QUE É UMA MICROCERVEJARIA?
As microcervejarias são pequenas cervejarias com instalações que produzem em pequenas quantidades para consumo no local ou envasamento para consumo em outros ambientes.
SOBRE O MERCADO
De acordo com o Anuário 2015 da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), a Kirin Beer University realizou pesquisa que apontou que em 2014 o Brasil tinha a posição de terceiro maior produtor de cerveja do mundo, ficando atrás apenas de China e Estados Unidos. O Brasil produz mais de 14 bilhões de litros de cerveja por ano e o consumo médio é de mais de 68 litros por habitante. Ainda segundo a CervBrasil, a produção cresceu a uma taxa média de 5% ao ano, entre 2004 e 2014.
Há alguns anos, raramente se falava a respeito de cervejas especiais aqui no Brasil. Apenas os brasileiros que viajavam para outros países tinham oportunidade de conhecer cervejas diferentes que iam além da nossa tradicional pilsen. A partir de 1993 começou a aumentar o número de fábricas de cervejas artesanais no Brasil, mas foi há pouco mais de uma década esse crescimento se acentuou, chegando ao seu pico em 2016. Hoje já é possível encontrar novas variedades e marcas nos principais supermercados do país, em bares e restaurantes e nas próprias microcervejarias onde são produzidas.
Em 2016, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foram registradas 148 novas cervejarias, o que representou um crescimento de 39,2% no número de cervejarias no país. Segundo o MAPA, em dezembro de 2016 havia 522 cervejarias registradas no Brasil.
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
ESCOLHA O LOCAL
A localização é um dos principais pontos de sucesso de um empreendimento. Para abrir uma microcervejaria, o empreendedor deverá pensar em questões como visibilidade, pois os consumidores precisarão saber que você está ali, além de pensar também em aspectos como acessibilidade, ou seja, estar próximo a metrôs, pontos de ônibus, estacionamentos e vias com grande fluxo de pessoas.
Locais próximos a universidades, grandes centros comerciais, Shoppings Centres podem ser uma ótima localização por concentrarem uma grande quantidade do público consumidor deste produto.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.
COLABORADORES
A contratação de colaboradores para abrir uma microcervejaria dependerá da necessidade e do tamanho do empreendimento. Para iniciar o empresário poderá contratar uma equipe de cozinheiros, garçons, ajudantes, atendentes e caixas.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima recomendável para abrir uma microcervejaria é de 150m², ou então, um espaço que seja suficiente para instalar a recepção, estoque, cozinha, salão com as mesas e cadeiras, balcão para o bar, sanitários e pequeno escritório.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Moinho;
- Caldeira de mistura e caldeira de fervura;
- Tina de filtro;
- Tanque de água quente;
- Tanque de glicol;
- Misturador de água quente/fria;
- Plataforma de serviço;
- Trocador de calor;
- Aerador de mosto;
- Painel de comando;
- Tanque de fermentação e maturação;
- Taque de pressão e serviço;
- Copos, talheres, pratos;
- Mesas, cadeiras e banquinhos;
- Computador, impressora, telefone;
- Impressora fiscal;
- Entre outros.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que abrir uma microcervejaria, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.
O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo, cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgara a sua empresa.
Como dica de negócio, o empreendedor deverá realizar com frequencia pesquisas de mercado, público-alvo e concorrência para tentar identificar pontos de desejo que ainda não foram entregues por ninguém no mercado e claro, oferecê-los em seu negócio como diferencial. Além disso, para tipos de negócio como esse, as questões de decoração são peças fundamentais. Por isso, concentre seus esforços em construir algo visualmente bonito, atrativo e aconchegante para chamar os clientes. Aposte também em algo temático e alguns diferenciais como por exemplo, música ao vivo, entre outros.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir uma microcervejaria são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa
ABERTURA SIMPLES
Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma microcervejaria realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:
No comment yet, add your voice below!