Chefe são profissionais que utilizam apenas a autoridade, líderes são os que inspiraram. Saiba quais são as atitudes de um líder
A liderança, cada vez mais, se tornou um caminho para profissionais que buscam engajar e motivar a equipe e ainda proporcionar bons resultados para a empresa. Diante disso, a figura do chefe se tornou obsoleta dentro de diversas empresas.
Muitos profissionais já compreenderam que a postura de chefe, ou seja, usar a autoridade de forma arbitrária, gera descontentamento da equipe e ainda impacta de forma negativa no engajamento dos colaboradores.
Há o entendimento de que líderes possuem muito mais credibilidade, pois são humanos, conseguem motivar e proporcionar um ambiente harmonioso no trabalho. Uma frase de Sam Walton, fundador da rede Wal-Mart, exemplifica bem o conceito de liderança. “Líderes incríveis saem da sua rotina para melhorar a autoestima de sua equipe. Se as pessoas acreditam neles, é incrível o que eles podem conquistar”, comentou certa vez.
Pois bem. Diante de tudo o que foi apresentado, é notável que a liderança pode proporcionar aspectos muito positivos para a empresa. Mas você sabe quais são as atitudes de um lider? Selecionamos algumas. Confira!
#1 Saber errar e aprender com o erro
O cargo de liderança exige que o profissional assuma riscos. Isso não é algo fácil, pois implica em errar. A verdade é que ninguém quer errar, mas isso faz parte da vida, tanto profissional quanto pessoal. A questão é entender o que fazer com o erro. Bons líderes compreendem que ao assumir um risco podem errar e que esse erro pode se tornar um aprendizado.
#2 Ter um discurso que condiz com as atitudes
Os colaboradores devem se inspirar na figura de liderança da empresa. Desta forma, o líder deve ter um bom discurso. Só que isso não pode ficar somente na teoria. É necessário colocar em prática. Figuras de “autoridade” estão constantemente sendo observada, ou seja, os colaboradores observam tudo o que seu líder faz e fala. Sendo assim, é muito importante ser coerente.
#3 Entender que não é possível tratar todos iguais
Cada colaborador possui determinado conhecimento e pontos positivos e negativos no desenvolvimento do trabalho. Isso significa que cada um exige uma atenção diferente e que não é possível tratar todos iguais. Um líder que inspira é aquele que conhece bem as pessoas da sua equipe e sabe como ajudar cada uma a vencer os desafios.
#4 Fazer uma boa gestão do tempo
“Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. A frase já é um velho clichê, mas não deixa de ser relevante. O cargo de líder exige do profissional muitas tarefas. Para que tudo seja feito com qualidade, uma boa gestão do tempo é essencial. A dica é priorizar tarefas importantes, ter uma agenda e, sempre que possível, pedir ajuda de outra pessoa, ou seja, saber delegar tarefas.
#5 Ser empático com os colaboradores
A maioria das pessoas estão tentando dar o máximo de si dentro de suas limitações. Um líder sabe disso e, dessa forma, compreende e é empático com o outro. A empatia nada mais é do que se colocar no lugar do outro, tentar entender suas dores e dificuldades. Essa qualidade é uma das mais importantes de um líder, pois permite que ele se conecte com seus colaboradores.
3 cursos para você ter atitude de um líder
A liderança não é uma habilidade que nasce, mas sim se desenvolve. Por isso, é essencial aprender como ser um dos líderes que inspiram. Pensando nisso, selecionamos alguns cursos abaixo:
Liderança: como desenvolver times de alta performance | Sebrae
O profissional aprenderá como desenvolver times de alta performance. Na descrição do curso, o Sebrae explica que “liderar não se resume a mandar em outras pessoas: isso não é suficiente, nem o mais apropriado. Você precisa de bons funcionários para fazer sua empresa crescer, ou seja, necessita de outros líderes ao seu lado, que podem auxiliar nessa missão tão importante”.
Pensamento estratégico em gestão corporativa | Unieducar
Neste curso, você aprenderá mais sobre a definição e contextualização da administração; como a administração evoluiu e continua a evoluir para entregar soluções na nova sociedade do conhecimento. O objetivo do curso é que o empreendedor entenda como criar uma estratégia empresarial por meio de uma nova mentalidade de gerir o modelo corporativo.
O conteúdo programático do curso abordará: administração – definição e contextualização; a evolução da administração; a administração na sociedade do conhecimento e o pensamento estratégico e a administração.
Liderança corporativa – análise, planejamento, organização e controle | Unieducar
Neste curso, o empreendedor aprenderá como incorporar as novas competências organizacionais. O conteúdo abordará temas como: história da administração; a revolução industrial e a administração; o planejamento e suas principais características e a organização e suas principais características.
Chegou até aqui e curtiu saber as atitudes de um líder que inspira? Esperamos que sim. Você pode ainda aprender mais sobre o assunto. Leia nosso artigo “Conheça 10 Características De Empreendedores De Sucesso”.
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