Skip to content

Entenda quais são os benefícios do empreendedorismo para a sociedade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Criar uma empresa é muito mais do que ter uma boa ideia. Isso porque há diversos benefícios do empreendedorismo. Quer conhecer alguns deles?

Abrir um negócio não impacto somente na vida pessoal do empreendedor. Poucos sabem, mas o empreendedorismo tem um impacto importante na sociedade.

Por isso, é necessário que cada vez mais os micro e pequenos empreendedores saibam a importância social do trabalho deles.

Pensando em compartilhar este conhecimento, decidimos publicar, neste artigo, alguns benefícios do empreendedorismo. Confira!

Atual cenário do empreendedorismo no Brasil

A crise política e economia afeta o empreendedorismo no Brasil. Em um contexto macro, muitas empresas estrangeiras acabam deixando de investir no território. Em maio deste ano, por exemplo, o Brasil saiu da lista FDI Global Index, o Índice Global de Confiança para Investimentos Estrangeiros.

No entanto, em um contexto micro, a alta taxa de desemprego leva muitas pessoas a empreender por necessidade, ou seja, para sobreviver. Atualmente, encontramos uma economia com uma leve melhora.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o Brasil teve um crescimento econômico de 0,4% no primeiro trimestre (junho a agosto) de 2019, em comparação com três meses anteriores.

Mesmo diante da leve recuperação, o número de empresas abertas cresceu 17,4% no primeiro semestre de 2019, segundo levantamento do Abertura Simples realizado com dados oficiais da Receita Federal.

Diante destes dados, podemos concluir que a falta de oportunidade no mercado de trabalho leva muitas pessoas a empreendedor. Contudo, este não é o único motivo. Há ainda muitas profissionais que abrem seu próprio negócio porque encontram um problema social e criam uma solução para ele.

Conheça 4 benefícios do empreendedorismo na sociedade

Imagine que Mariana abriu uma pequena padaria em uma região da sua cidade na qual não havia este tipo de comércio. Mesmo que ela tenha feito isso apenas para conseguir melhorar sua vida, há um impacto social gerado pela atitude.

Por exemplo, Mariana terá que contratar profissionais e, com isso, gerará empregos. Ela também facilitará a vida dos moradores da região, que antes tinham que caminhar muito para conseguir comprar alimento.

Entende como funciona o empreendedorismo? Ele, querendo ou não, impacta na vida de outras pessoas. Por conta disso, acaba oferecendo alguns benefícios. Vamos falar sobre cada um abaixo.

Soluções de problemas

Como mencionamos, o papel do empreendedorismo é inovar ao criar soluções para problemas sociais. Sendo assim, muitos empreendimentos são essenciais para a sociedade, pois impactam positivamente na vida da população.

Geração de renda

Tantas as pequenas quanto as grandes empresas conseguem promover a geração de renda local, principalmente em pequenas cidades. Elas são essenciais para que a econômica local consiga se desenvolver e prosperar.

Desenvolve a economia

As nove milhões de micro e pequenas empresas, por exemplo, representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) no país, segundo pesquisa da Sebrae. Isso significa que o empreendedorismo, mesmo o de micro e pequenas empresas, tem um potencial gigante para promover o desenvolvimento econômico do país.

Cria novos postos de emprego

O empreendedorismo também é fundamental para abrir novos postos de trabalhos no mercado. Quando o governo investe em empreendedorismo para pequenas e médias empresas, ele está promovendo a geração de empregos.

Chegou até aqui e curtiu saber quais são os benefícios do empreendedorismo? Você também poderá se interessar em ler nosso artigo com “5 cursos para empreendedores de primeira viagem”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário