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Campanha de incentivo: saiba o que é, como desenvolver e melhorar suas vendas

O que você verá neste artigo:

Um dos dilemas dos gestores é como motivar a equipe para conseguir melhorar as vendas. Neste artigo, você entenderá o papel da campanha de incentivo!

Quando uma empresa não atua como uma estratégia de engajamento da equipe, é comum que os colaboradores acabem se desmotivando. Só que isso é algo que pode impactar negativamente nas vendas.

Afinal, pessoas infelizes não terão um bom rendimento. Por isso, muitos gestores procuram por alternativas para conseguir motivar suas equipes. Nesta busca é comum encontrar como solução a campanha de incentivo, mas será que ela é realmente eficiente?

Entenda o que é uma campanha de incentivo

A campanha de incentivo é uma estratégia usada por diversas empresas visando aumentar o engajamento dos colaboradores. Ela é utilizada quando é necessário atingir uma meta e também para motivar a equipe.

Basicamente a campanha funciona da seguinte maneira: a empresa oferece a premiação de uma viagem, eventos, day off ou home office para os colaboradores que obtiveram os melhores resultados em um determinado período.

Veja quais são as vantagens da campanha de incentivo

Uma dúvida corriqueira entre quem está estudando a eficácia sobre a campanha de incentivo é se a mesma, de fato, tem o poder de engajar os colaboradores.

Por isso, é interessante mencionar que a pesquisa “Barômetro 2016: Bem-estar no Trabalho” constatou que 69% dos entrevistados afirmaram estarem satisfeitos com as campanhas realizadas pelas empresas onde trabalham.  Isso significa que a ação realmente pode promover a satisfação dos colaboradores, mas não é só isso.

Produtividade

Se a campanha de incentivo promove a satisfação dos colaboradores, esses, por sua vez, ficam muito mais satisfeitos. É o que indica um estudo realizado pela Universidade de Warwick, no Reino Unidos. A pesquisa constatou que colaboradores felizes são 12% mais produtivos.

Aumento das vendas

Ao pensar no bem-estar e na motivação da equipe, a empresa, como consequência, estará caminhando para aumentar suas vendas. Afinal, pessoas mais felizes terão mais prazer em realizar as vendas. Sendo assim, podemos dizer que o engajamento tem uma ligação direta com o aumento das vendas.

Retenção de colaboradores

Reter um bom talento exige que a empresa se esforce para promover um ambiente adequado. Além disso, a mesma precisará investir em bons benefícios trabalhistas. Só que nem sempre o negócio tem condições de oferecer tudo isso, certo?

Desta forma, é interessante encontrar alternativas. A campanha de incentivo, por exemplo, pode ser uma delas. O colaborador sentirá por meio da premiação que seu trabalho é reconhecido e valorizará isso.

Confira 5 dicas para desenvolver uma boa campanha de incentivo

É interessante destacar que os benefícios citados acima só serão realmente identificados quando a campanha de incentivo é desenvolvida com um planejamento adequado. Por isso, é interessante ficar atento em algumas dicas. Veja abaixo as que selecionamos para os nossos leitores.

Escute seus colaboradores

Uma dica fundamental é ouvir os colaboradores para entender o que eles esperam de uma campanha e também para definir o perfil do público-alvo.

Por exemplo, não adianta promover uma ação que ofereça um dia de home office por semana, se o colaborador não tem o perfil para trabalhar dessa forma.

Sendo assim, o profissional responsável deve ouvir os colaboradores e uma maneira de fazer isso é desenvolver uma pesquisa de opinião.

Defina o prêmio

Após ouvir e conhecer o perfil do público, o profissional deverá definir a premiação. Há diversos tipos de prêmios que podem ser ofertados em uma campanha de incentivo, como: viagens, dia de folga, cursos, dinheiro extra, eletrônicos, dia especial em algum lugar etc.

O ideal é que o prêmio realmente agrade os colaboradores e faça com que eles fiquem incentivados para oferecer um bom trabalho para ganhar a recompensa.

Estabeleça os objetivos e metas  

Em seguida, o profissional precisará estabelecer os objetivos e metas da campanha. Lembrando que o objetivo é o foco principal da campanha e as metas são como chegar até ele.

Por exemplo, uma empresa pode ter como objetivo principal aumentar em 20% a venda de determinado produto. Para atingir isso, a meta é que cada colaborador consiga, no mínimo, vender 2% a mais.  

O que queremos dizer é que o profissional responsável pela criação da campanha deverá estabelecer objetivos e metas para que a ação, de fato, proporcione bons resultados.

Faça a divulgação da campanha

Banners, e-mail, folders. Enfim, é interessante apostar em diversos meios de divulgação para que a campanha realmente seja compreendida por todos os colaboradores.

Para finalizar, devemos mencionar que a campanha de incentivo é excelente para aumentar o engajamento, mas há outros recursos que um gestor deve levar em consideração. Sendo assim, nossa dica é que você continue a leitura com o nosso artigo e entenda como desenvolver uma equipe de alta performance. 

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