fbpx

Entenda a diferença entre produção e produtividade

 em Gestão e Produtividade

Dois termos mais falados dentro de organizações são produção e produtividade. Ambos podem parecer sinônimos para algum, mas suas funções no âmbito empresarial são muito diferentes. São estudos diferentes, mas que aliados são de grande valia para a corporação.
Uma equipe produtiva é muito valiosa para a empresa, afirmando a eficácia da gestão. Mas, muitos profissionais que não entendem essa diferença acabam colocando a culpa de uma produtividade baixa na falta de abastecimento, quebra de máquina, falta de funcionários, etc.
Por isso, o Abertura Simples criou esse artigo para que facilite a compreensão dessas duas palavras que, apesar de semelhantes, possuem um significado bem diferente dentro das organizações. Confira:

Diferença entre produção e produtividade

Produção = Medida de resultados

Produção é um dado sobre o que foi produzido na empresa em um determinado período de tempo. Essa informação é essencial para se ter um planejamento e controle da produção (PCP) de uma empresa. Com essas informações, fica muito mais fácil planejar as próximas atividades da equipe, e definir de maneira funcional o que foi produzido, quanto, onde, como, etc.
Sozinha, ela não diz muita coisa sobre o negócio. Porém, aliando esses conhecimentos ao esforço e tempo para alcançar algum resultado, é possível transformá-las em uma informação importante, o índice de produtividade, que explicaremos mais a frente.
Existem ainda três termos utilizados na produção que são: input, processo de transformação e output.

  • Input: recursos de entrada, geralmente a matéria prima ou outro produto final que será transformado novamente;
  • Processo de transformação: onde os inputs serão alterados/transformados;
  • Output: produto final depois de concluído todo o processo, pronto para ser fornecido ao consumidor.
Cena do filme Tempos Modernos, onde Charles Chaplin aperta algumas peças, em representação da produção e produtividade

Fonte: Giphy

Produtividade = Medida de desempenho

Já a produtividade é a capacidade se produzir mais utilizando cada vez menos tempo, minimizando a utilização de recursos e a necessidade de mão de obra, equipamentos e máquinas.
Esse conceito mede a performance da equipe, e é importante que esteja alinhado ao projeto, o processo e o controle de qualidade. Ou seja, deve-se analisar também possíveis deficiências, para evitar desperdícios ao longo do caminho de produção. Tudo isso interfere diretamente no resultado final do produto, no maquinário, na matéria prima, etc.

Índice de Produtividade

Este é a relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados em um processo. Quanto menos recursos forem utilizados para alcançar determinados resultados, maior é a produtividade. Por exemplo: em 20 horas de trabalho, foram produzidos 100.000 litros de álcool. Podemos dizer então que a produtividade dessa linha foi de 5.000 litros/hora.
Existem diversas formas de otimizar a produtividade de uma equipe, como: dividindo o trabalho com os colaboradores, permitindo o foco em uma tarefa primordial; não acumulo de tarefas; utilizar o tempo livre para se desenvolver em atividades educativas e que contribuam para a formação profissional. Mas mais importante é criar um ambiente de trabalho agradável, que ofereça condições saudáveis para que o trabalho possa ser realizado.

Cena de um filme com o ator Jim Carey digitando em um teclado, representando a produção e produtividade

Fonte: Giphy

Conclusão

Muitas pessoas confundem o aumento da produção com o aumento da produtividade, porém uma não é consequência da outra. Em alguns casos, inclusive, o aumento da produção pode desencadear em uma diminuição significativa da produtividade. A má utilização dos recursos pode aumentar os custos, diminuir a margem de lucro e, inclusive, contabilizar prejuízos.
Aumentar a produção pode envolver diversas medidas, como o aumento no número de funcionários, compra de máquinas, utilização de horas-extras, etc. Confira aqui algumas dicas para melhorar a produtividade no trabalho.
Entender a diferença entre esses dois termos possibilita que o gestor encontre maneiras de minimizar o uso de materiais e recursos humanos. Dessa forma, ele poderá otimizar os resultados de sua equipe, contribuindo diretamente para o aumento do lucro e sucesso da organização.


Sua equipe anda sendo produtiva? Ainda tem alguma duvida sobre a diferença entre produção e produtividade? Comente abaixo e ajude o Abertura Simples a melhorar, cada vez mais, os nossos artigos.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Moça com muitas mãos e segurando diversos objetivos, representando as 10 ferramentas de produtividadeFoto de um rapaz apontando para a tela de um computador, analisando pesquisa de mercado