Você sabe quais vantagens o marketing pode trazer para a sua empresa? E mais… você sabe quais são os canais de marketing e como eles funcionam? Neste artigo, vamos explicar o que é marketing, quais vantagens ele traz para a sua empresa e os principais canais de divulgação que você pode utilizar.
Definindo o conceito de marketing
Quando pensamos o conceito de marketing dentro do senso comum geralmente o reduzimos a uma ferramenta de vendas. Isso é um grande equívoco, pois o marketing é um conjunto de habilidades capazes de mudar totalmente a forma como uma empresa é vista dentro do mercado e tornar simples consumidores em colaboradores voluntários ativos para sua marca.
Conhecido como Guru do marketing, o especialista Peter Drucker define como “A ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rentabilidade”.
Já a Associação Americana de Marketing, o define como “procedimentos que criam, comunicam, trocam e entregam ofertas para determinados consumidores e para a sociedade em geral”.
5 vantagens que o marketing pode trazer para o seu negócio
- Tem impacto positivo direto sobre a margem de lucro da sua empresa;
- Fideliza a clientela e ajuda a conquistar novas fatias de mercado;
- Aumenta a visibilidade do seu negócio e o diferencia da concorrência;
- Tem impacto positivo tanto na comunicação externa quanto interna da sua empresa;
- Fortalece o engajamento do quadro de colaboradores quanto aos objetivos e metas.
O que são canais de marketing?
De forma breve podemos definir canais de marketing como formas distintas de levar os produtos e serviços que seu negócio oferece até os consumidores. Portanto, é possível dizer que os canais de marketing são diferentes estratégias de divulgação e vendas para que seus produtos se tornem disponíveis para serem adquiridos pelos clientes.
Os canais de marketing têm grande importância pois tem como finalidade fazer com que os produtos e serviços oferecidos por sua empresa consigam chegar de forma rápida e eficaz até o público ao qual se destina e o principal: que seja de fato consumido.
Acontece que ao pensarmos a melhor maneira de fazer nossos produtos e serviços chegarem ao consumidor, precisamos ter em mente que nem os produtos e muito menos os desses diferentes produtos consumidores não são iguais.
E, por isso mesmo, é preciso traçar diferentes estratégias para diferentes público-alvo ao qual temos como finalidade atingir. Para te ajudar a entender qual a melhor estratégia para o seu negócio, a seguir, elencamos alguns dos principais canais de marketing.
Principais canais de marketing
Varejista
No canal de marketing varejista a distribuição dos produtos e serviços da sua empresa são feitos através de terceiros ligados ao comércio varejista, por exemplo: donos de lojas, supermercados ou mercados de nicho. A partir disso, esses varejistas farão a venda final ao cliente.
Atacadista
Quando o canal de distribuição é o atacadista, geralmente esses consumidores adquirem quantidades grandes de produtos e repassam com valores mais acessíveis para o cliente final, que podem ser industriais ou comerciantes varejistas, por exemplo.
Geralmente o cliente final que obtém os produtos com valor reduzido dos atacadistas, precisa comprar em quantidades mais expressivas ou participar de programas de fidelidade, como por exemplo clubes de compras.
Distribuidor
Os distribuidores ficam com a tarefa de armazenar e oferecer assistência técnica para os consumidores finais nas regiões em que atua. Desta forma, é o distribuidor que garante que o produto chegue ao cliente final, um exemplo desse tipo de canal são os distribuidores de gás e de bebidas, por exemplo.
Agentes
O Agente é aquele que serve para intermediar a relação entre o produtor inicial (você), o distribuidor e o cliente final. Ele garante uma boa amarra nessa teia de relações de que as transações se tornem funcionais entre todos os canais de marketing envolvidos. O agente tem papel importante quando o assunto é colocar um produto para circular no mercado.
Marketing digital
Hoje em dia a internet está presente na vida de praticamente todos. O advento das redes sociais modificou o acesso aos conteúdos e por consequência sua empresa ganhou muitos pontos ao marcar presença online.
Você pode investir na divulgação dos seus produtos e serviços em diversas frentes na rede, como por exemplo por email, redes sociais, ou no famoso boca-a-boca virtual que é quando os clientes funcionam como propagadores voluntários dos seus produtos e serviços.
Agora que você já sabe quais são os canais do marketing e a diferença entre alguns deles, recomendamos que você baixe esse ebook sobre o assunto e coloque em prática a melhor estratégia possível para sua empresa.
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