Certificado digital: o que é, quais são as vantagens e muito mais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Sua empresa precisa de um certificado digital? Caso sim, leia este artigo, pois aqui você encontrará tudo o que é necessário sobre o assunto!

Se você ainda não está familiarizado com esse termo, não se assuste. Diversos empreendedores nunca nem ouviram falar desse documento, que pode ser essencial no momento de abrir uma empresa ou mesmo para negócios que já estejam funcionando.

Muitas pessoas ficam receosas de acessar sua conta bancária pelo computador, ou mesmo fazer compras, por medo de terem suas informações roubadas na internet. Para essa preocupação existe uma solução que é o Certificado Digital. Sem ele, sua empresa pode perder muitas oportunidades. Entenda!

O que é certificado digital?

O certificado digital funciona com um documento de identidade eletrônico. Ele serve tanto para pessoas físicas quanto jurídicas e garante que as transações eletrônicas sejam realizadas com a devida identificação. Evitando riscos de roubo de identidade ou de uma solicitação indesejada.

Atualmente, esse documento é sinônimo de segurança para proteger informações trocadas no ambiente virtual. Essa tecnologia tem o objetivo de oferecer autenticidade, confidencialidade, segurança e integridade para todas as partes envolvidas.

Entenda quais são as vantagens do certificado digital

O certificado permite realizar diversos serviços pelo meio eletrônico, dispensando a necessidade da presença física. Algumas atividades como entrega de documentos, reconhecimento de firma e idas ao banco podem ser realizadas online com a mesma autenticidade e proteção do que se fossem feitas presencialmente. Com o certificado digital é possível realizar:

  • Transações bancárias
  • Assinatura de notas fiscais
  • Envio e assinatura de documentos
  • Realizar transações de FGTS e Previdência Social
  • E muito mais…

Dessa forma, é possível garantir a redução de custos, agilidade nos processos e sustentabilidade, além claro da desburocratização dos processos.

Você precisa de um certificado digital?

Você chegou até aqui e ainda não descobriu se realmente precisa de um certificado digital? Fique tranquilo, pois selecionamos alguns critérios que podem demonstrar que sua empresa realmente precisa do documento.

Precisa emitir nota fiscal eletrônica (NF-e)

A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento tributário que possui validade exclusivamente digital. Como ela envolve dados sobre transações de entradas e saídas de mercadorias e pagamentos de impostos, existe uma exigência de certificado digital.

Essa exigência, feita pela Receita Federal, serve para impedir que solicitações de NF-e sejam feitas em nome da empresa incorretamente, o que levaria a um pagamento indevido de tributos.

Empresa inscrita em regime de lucro real ou presumido

Para garantir que o Fisco tenha acesso a informações verdadeiras sobre o lucro da empresa que está inscrita no regime de lucro real ou presumido, é importante que a empresa possua o certificado digital. Isso também é importante porque algumas das operações exigidas por esses regimes só podem ser feitas com a existência de um certificado digital.

Desse ponto de vista, somente empresas que estão inscritas no Simples e que não emitem NF-e é que podem optar por não terem um certificado digital.

Empresa com funcionários

Embora essa ainda não seja uma obrigatoriedade, em breve empresas que têm funcionários precisarão do certificado digital para enviar declarações relativas às relações de trabalho. Essas declarações conterão informações necessárias para a Previdência Social e para a Caixa Econômica Federal, facilitando o trabalho de fiscalização e de apuração tributária.

Atua no comércio eletrônico

Se a sua empresa atua no e-commerce também é recomendado que ela possua certificado digital para garantir a segurança das transações realizadas de maneira virtual, incluindo a troca de dados entre cliente e plataforma.

Como há transações bancárias envolvidas, o uso de um certificado digital ajuda a proteger tanto o cliente quanto a empresa. O documento é forma de obter uma assinatura e identificação digital com validade jurídica.

Para algumas empresas já é obrigatório ter esse tipo de ferramenta. No entanto, para outras é uma obrigatoriedade que surgirá em breve. Assim, se tiver dúvidas não deixe de contar com uma consultoria jurídica para te ajudar no processo.

Tipos de certificados

e-CNPJ: vinculado às empresas, esse é emitido para que o representante legal possa realizar atividades como emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias.

e-CPF: permite realizar operações pela internet com a mesma validade do CPF físico, por exemplo, entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos que exigem uma assinatura digital.

Saiba como obter o certificado digital

Para a emissão do certificado digital, é necessário que o solicitante compareça a uma Autoridade de Registro (AR), da Autoridade Certificadora escolhida, para validar os dados preenchidos na solicitação.

Além de levar os documentos obrigatórios, o solicitante passará pelo processo de cadastramento biométrico, com a coleta da biografia facial (foto) e das digitais. O processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre todo o processo.

Abertura Simples: tire seu certificado digital com facilidade

O Abertura Simples auxilia você em todo o processo para que sua empresa obtenha o certificado digital de forma rápida, simples e segura. A equipe está à disposição para atender a todos as etapas para você.

Além disso, o portal oferece diversos serviços adicionais aos nossos parceiros, como Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização. Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão: o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário