Está pensando em abrir uma empresa no Rio de Janeiro, mas não sabe como? Veja, neste artigo, o passo a passo!
Para empreender no Rio de Janeiro, não basta apenas ter força de vontade e uma boa ideia. Abrir um empreendimento é uma atividade que demanda muito planejamento, visão e foco. É necessário ter conhecimento sobre as burocracias da cidade e saber sobre a área na qual você vai empreender. Além de ser necessário ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras do negócio também é essencial.
Com disposição para aprender os itens essenciais, você vai conseguir transformar os seus projetos em realidade. Por isso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para empreender no Rio de Janeiro e ter sucesso no seu negócio. Confira!
Sobre Rio de Janeiro
Primeiramente é preciso conhecer sobre a cidade na qual você irá montar o seu empreendimento. Sua população já ultrapassa 6 milhões de habitantes e é a cidade com o segundo maior PIB no Brasil. Além de uma economia forte e um mercado local com poder de compra, muitos turistas visitam e até mesmo decidem morar na Cidade Maravilhosa. Segundo pesquisa, junto com o capital humano e um mercado desenvolvido, a qualidade de vida local é um dos fatores que mais atrai empreendedores para o Rio de Janeiro.
Você tem o perfil para empreender no Rio de Janeiro?
Você quer trabalhar apenas por obrigação e ter uma renda fixa no final do mês? Ou quer usar suas habilidades para atingir uma realização pessoal e profissional?
Se você se encaixa mais no segundo perfil, deve ser uma pessoa que faz planejamentos a longo prazo, e que quer ter sucesso com eles. E quando falamos em sucesso, não queremos dizer necessariamente o êxito financeiro. Para muitas pessoas, sucesso é atingir alguma realização pessoal, ter mais tempo para passar com os familiares.
Ter uma alma empreendedora significa que você bate de frente com os problemas e não fica quieto até conseguir resolvê-los, quer que seus projetos sejam seu maior orgulho, está sempre em busca de novas tarefas, soluções e fontes de renda.
Ser um empreendedor vai muito além de ser seu próprio chefe. Para empreender é preciso imaginação, não só apenas para a ideia do negócio, mas para saber lidar com ele. É necessário ser organizado e planejado, para evitar riscos e gastos desnecessários.
Um bom empreendedor tem que lidar bem com as pessoas, para ter um bom relacionamento com seus funcionários, colaboradores e clientes. No entanto, o traço mais importante de um empreendedor é acreditar em si mesmo, e ter coragem para correr riscos. Dessa forma você alcançará os melhores resultados e terá sucesso no seu negócio.
Veja abaixo traços necessários para empreender no Rio de Janeiro!
Tenha uma ideia inovadora
Agora que você tem certeza de que será um bom empreendedor, saiba que para empreender no Rio de Janeiro é necessário ter uma ideia inovadora.
Se você tem alguma coisa específica que goste de fazer e acha que pode se tornar um negócio, você pode investir nisso. Trabalhar com o que ama pode ser uma opção viável para o sucesso. Busque por um diferencial, para se destacar no ramo.
Se não tiver uma ideia de negócio, faça uma lista de coisas que você acha que poderiam ser solucionadas pela sua empresa. No geral, uma empresa atua para resolver algum problema. Pense em como sua empresa poderá solucionar o problema do seu cliente. Alguns problemas podem ser identificados com uma conversa com os potenciais clientes. Outras vezes, o cliente nem sabe que tem um problema até uma solução aparecer.
Porque o cliente escolherá você ao invés do seu concorrente? O importante é ter algo específico. Você pode tentar trabalhar com uma proposta pouco explorada e inovadora.
Monte um plano de negócios
Com uma boa ideia para empreender no Rio de Janeiro, está na hora de montar o seu plano de negócios. Através dele, você conseguirá ter uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver esse planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também sobre o público que você deseja atingir, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Resumo dos principais pontos do plano de negócio
- O que é o negócio?;
- Quais os principais produtos e/ou serviços:;
- Quem serão os seus principais clientes?;
- Onde será localizada a empresa?;
- Qual o montante de capital a ser investido?;
- Qual será o faturamento mensal?;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
Defina se será necessário uma linha de crédito ou um investidor
Se já teve a ideia, montou o plano de negócios, mas não tem capacidade financeira para começar, saiba que você pode conseguir uma linha de crédito. Os bancos comerciais públicos com carteira comercial, como Caixa Econômica Federal e o BNDES, têm uma linha exclusiva de créditos para ME e EPP.
Entretanto, às vezes os juros cobrados nessas linhas de créditos são muito altos e o seu negócio pode não conseguir suportar. Nesse caso, você pode optar por encontrar um Investidor para sua empresa.
Além de ajudar na parte financeira, os investidores podem auxiliar na gestão do seu empreendimento. Para isso, é preciso estar disposto a dividir informações, planos e até tarefas com quem investe na empresa.
Classificamos os investidores por estágios de capital de risco. Mas, para negócios que estão em fase inicial temos o Investidor Anjo e o Investidor Capital Semente.
Os Investidores Anjos são pessoas físicas, em geral empresários de sucesso, que estão dispostos a investir em negócios que estão em fase inicial mas que tenham potencial de crescimento. Esse tipo de investidor não vai necessariamente fazer parte da empresa. Costumam investir na média dos R$ 50 mil a R$ 500 mil.
Já o investidor Capital Semente, costuma investir valores próximos de R$ 500 mil. Porém em empresas com uma ação de mercado mais definida, que já possuam clientes e tenha uma melhor definição sobre o modelo de negócios.
Saiba como precificar
Você sabe como precificar os serviços que sua empresa vai oferecer? Ele deve cobrir todos os custos de produção e distribuição, os encargos e ainda te proporcionar algum lucro. Para isso, é preciso ter um método de precificação, para te ajudar a ter praticidade no cálculo na hora da venda, e ter uma margem de um possível valor de desconto que pode ser viável oferecer
Mantenha-se atualizado
Um empreendedor deve entender tudo sobre o mercado em que seu negócio está inserido. Para isso é preciso aprender e estar sempre atualizado sobre esse ramo. Faça cursos especializados, participe de eventos sobre empreendedorismo, converse com outros empreendedores. O mundo dos negócios está sempre em constante mudanças. Por isso é importante nunca deixar de adquirir conhecimento, dessa forma sua empresa nunca ficará para trás.
A economia do Rio de Janeiro é interessante para empreender?
O primeiro passo para empreender com mais segurança é entender o cenário econômico da cidade no qual a empresa estará localizada.
Diante disso, você deve saber que o Rio de Janeiro tem uma população estimada de mais de 6 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O rendimento mensal de um trabalhador formal é de 4,2 salários mínimos. Além disso, o PIB per capita da cidade é de R$ 51.776,18.
O Estado do Rio de Janeiro ocupa a posição de segundo lugar com maior economia do Brasil. O setor industrial e de turismo são os mais relevantes para conquistar essa posição.
Quais são as vantagens de abrir uma empresa no Rio de Janeiro?
Uma dúvida muito comum entre os empreendedores é sobre quais as vantagens de abrir um negócio no Rio de Janeiro. Veja, a seguir, a resposta!
Potencial de consumo
A cidade tem um alto potencial de consumo e isso ocorre pelo aumento do poder de compra da população. Segundo dados da Onmaps, São Paulo e Rio de Janeiro equivalem a 15% de todo o Potencial de Consumo do país, o que representou R$ 581 bilhões em 2017.
Diversificação
Por ser uma cidade que recebe milhares de turistas anualmente, o Rio de Janeiro pode ser considerado um polo diverso e que recebe bem novos negócios. Além disso, o número de turistas faz com que o potencial de consumo seja ainda maior na cidade.
Inovação
A cidade tem um alto potencial de inovação. Em 2017, por exemplo, a Endeavor Brasil listou o Rio de Janeiro como a cidade mais inovadora do Brasil. Diante disso, podemos dizer que a cidade é um excelente lugar para quem quer colocar em prática novas ideias.
Quais são as principais ideias de negócios para abrir empresa no Rio de Janeiro?
Está decidido a abrir um empreendimento no Rio de Janeiro, mas ainda não tem uma ideia? Veja abaixo algumas opções!
E-commerce
O e-commerce é um setor que vem crescendo ano após ano. Um estudo realizado pela Ebit/Nilsen constatou, por exemplo, que somente no primeiro semestre as vendas online cresceram 12% no Brasil, o que representa um total de R$ 26,4 bilhões.
Neste sentido, o setor pode ser uma ótima opção para quem deseja investir em algo que pode gerar um bom retorno. Lembrando que não basta apenas criar uma loja online e acreditar que isso será o suficiente. O e-commerce, assim como qualquer negócio, exige plano de negócio, marketing etc.
Alimentação
Outro setor que apresenta significativo crescimento é o de alimentação. Não por acaso, muitos empreendedores investem em restaurantes inovadores, food trucks etc. Contudo, algo interessante que deve ser destacado é que inovar neste setor é essencial.
Por proporcionar um bom lucro, muitos empreendedores acabam criando negócios que são mais do mesmo. Diante disso, investir em algo diferente é um passo que pode proporcionar muito mais resultados.
Mercado pet
Um dos segmentos que mais crescem no Brasil, o mercado pet obteve um faturamento de R$ 20 bilhões em 2018. Por conta dos ótimos resultados, o mercado brasileiro de pet se tornou o segundo maior do mundo.
Além do faturamento, o Brasil alcançou este posicionamento, pois atualmente há mais animais de estimação nos lares brasileiros do que crianças, segundo o IBGE. Sendo assim, pode ser interessante investir e abrir um negócio direcionado para pets.
Mercado Fitness
A busca por uma vida saudável vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e impactando na indústria fitness. O mercado tem uma receita que cresce, anualmente, cerca de 8,7% no mundo. Diante dos dados, algumas ideias de negócio que podem prosperar são: loja de produtos naturais, academia, comida saudável etc.
Como desenvolver um bom planejamento para abrir empresa no Rio de Janeiro com segurança?
Um relatório do Sebrae, de 2014, constatou que um dos principais motivos para a falência das empresas é a falta de planejamento prévio.
“Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado”, explica o relatório. “Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa”.
Diante disso, é fundamental que o empreendedor se dedique ao planejamento do seu negócio. Por isso, decidimos explicar alguns pontos interessantes para isso, como:
Faça uma análise de mercado
A análise permite determinar o quanto é atrativo um mercado para a atuação da empresa. Isso pode ser feito por meio da SWOT, técnica que possibilita definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa irá enfrentar.
A partir dessas informações, o empreendedor conseguirá compreender se o seu negócio, de fato, pode prosperar no mercado em que deseja atuar.
Teste a viabilidade da sua ideia
Imagine que você tem uma ideia realmente interessante, só que quando aplicada a realidade não faz nenhum sucesso.
Pense também que você poderia ter uma boa ideia só que para colocar em prática seria necessário investir um recurso muito alto, e que talvez você não tenha.
Nesse sentido, a viabilidade é essencial, pois permite testar sua ideia e aperfeiçoar o produto/serviço
Crie um nome de impacto para a sua empresa
O nome da sua empresa precisa refletir o produto ou serviço com que ela trabalha e o seu propósito no mercado.
Além disso, é importante que seja memorizado com simplicidade e tenha impacto no público-alvo.
Algumas dicas interessantes para escolher o bom nome são: faça uma lista de todas as ideias de nome, escolha as opções mais interessantes, questione seu público se o nome realmente é bom e avalie com sua equipe.
Desenvolva um planejamento estratégico
Quando conceituamos um termo, nada melhor do que contar com a ajuda de especialistas. Peter Drucker, autor do livro Introdução à Administração, define que planejamento estratégico é um processo contínuo e que permite o maior conhecimento possível do futuro.
“[Para] tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”, explica.
Para desenvolver um bom planejamento, é necessário: Transformar ideias em iniciativas concretas, prever problemas e promover a monitoração de ações. Neste artigo, explicamos exatamente como desenvolver o seu.
Determino os recursos necessários
Após desenvolver o planejamento, é hora de colocar no papel o valor do investimento inicial. Avalie quanto você tem e o quanto será necessário. É essencial fazer um planejamento detalhado, ou seja, especificar todo material, máquinas, custos com contratação de colaboração etc.
Encontre o local ideal para o seu negócio
O local determinará, em grande parte, o sucesso do negócio. Diante disso, a escolha deve ser estratégica. Algumas questões fundamentais para pensar são: movimentação, se o público-alvo está na região, segurança etc.
Desenvolva um plano de marketing
Criar um plano de marketing é realmente algo benéfico para empresas que querem crescer, mensurar resultados e atuar de forma estratégica. O documento permite aumentar as vendas, melhorar o posicionamento da marca e ainda fidelizar os clientes.
Todavia, os benefícios só poderão ser observados se o plano for desenvolvido com qualidade.
Algumas questões que não devem faltar são: análise do ambiente, público-alvo, definição da marca, posicionamento da marca no mercado. Além disso, objetivos e metas, estratégias, implementação das estratégias, mensuração dos resultados.
Quais são os principais passos burocráticos para abrir empresa no Rio de Janeiro?
Após colocar em prática todas as recomendações de planejamento para abrir seu negócio, chegou o momento de tirar o seu sonho do papel.
Nesta etapa, você terá que lidar com os processos burocráticos para que sua empresa atue de forma legal. Vamos lá?
Escolha a natureza jurídica do seu negócio
Para escolher a natureza jurídica do seu negócio será necessário conversar com um contador. Por meio de uma análise da perspectiva de faturamento mensal, a atividade que a empresa exercerá e se terá sócios, ele definirá a melhor natureza para a empresa.
É fundamental enquadrar sua empresa de forma adequada, pois isso impactará nos tipos e valores de tributos que você pagará. Veja abaixo algumas opções:
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome. O faturamento anual do empresário individual pode chegar até R$360 mil;
- Sociedade Limitada Unipessoal: Por meio dessa modalidade, o empresário pode abrir uma empresa sem sócio. Além disso, não precisa de um capital mínimo e não terá seu patrimônio pessoal comprometido em caso de prejuízo da empresa;
- Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial. A Sociedade Limitada também possui separação jurídica dos bens;
- Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso, não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais.
Defina o regime tributário ideal para o negócio
No Brasil, há quatro regimes tributários disponíveis. A escolha deverá ser feita com uma consulta com um contador, pois ele saberá definir o regime mais adequado para determinado tipo de empresa. As opções disponíveis são:
- Inova Simples: Trata-se de um regime jurídico criado a partir da Lei Complementar N° 167 de 2019. A finalidade deste regime tributário é promover mais facilidade para as startups, visando o estímulo da sua criação, formalização e desenvolvimento. O objetivo do Inova Simples é promover a desburocratização, estimulando o setor de inovação, ao permitir que as startups testem os seus modelos e a aceitação dos seus produtos/serviços ou processos pela sociedade;
- Simples Nacional: O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006”. O Simples Nacional conta com uma porcentagem de imposto de 4%;
- Lucro Presumido: O Portal Tributário explica que o “Lucro Presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do Imposto de Renda – IRPJ, e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido – CSLL das pessoas jurídicas”. O regime conta com uma porcentagem de arrecadação de imposto de 16%;
- Lucro Real: É a regra geral para a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica. Ao mesmo tempo em que é o “regime geral” também é o mais complexo. Neste regime, o imposto de renda é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (positivos e negativos) requeridos pela legislação fiscal”, explica o portal tributário.
Defina o porte da empresa
Após a definição da natureza jurídica da sua empresa, chegou a hora de saber qual o porte do seu negócio. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.
- Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
- Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil;
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.
Defina o nome da sua empresa
O empreendedor deverá escolher três possíveis nomes para a empresa e, logo após, ir à Junta Comercial para realizar uma pesquisa e verificar se, de fato, o nome está disponível. A solicitação é feita por meio de um formulário fornecido pela Junta no qual o empreendedor poderá verificar a disponibilidade de três nomes.
Caso um dos nomes esteja disponível, será necessário realizar o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
É relevante destacar que, dependendo do tipo jurídico da empresa, o nome comercial poderá ser registrado de três maneiras:
- Firma individual: nome comercial é o mesmo nome do proprietário e pode ser, ou não, a especificação da atividade. Exemplo: Luan Dias Engenharia;
- Denominação: nome da empresa que consta a atividade e o tipo jurídico. Exemplo: Luan Dias Engenharia LTDA;
- Razão social: utilização dos nomes dos sócios. Exemplo: Silva e Dias LTDA.
Viabilidade com a prefeitura
Antes de emitir o CNPJ, será necessário fazer a viabilidade com a prefeitura. Isso significa que será necessário informar a atividade que será realizada, apresentar o IPTU do local onde a atividade será exercida. Com isso, é possível verificar se o local tem condições para receber as atividades da empresa.
As principais dúvidas sobre abrir empresa no Rio de Janeiro
Agora que você já conhece todo o processo necessário para abrir empresa, é possível que tenham surgido algumas dúvidas. Diante disso, decidimos responder as mais comuns:
Quanto tempo demora para abrir empresa no Rio de Janeiro?
Assim que toda a documentação for acertada, as informações são enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial e é iniciado o processo de abertura. A aprovação leva de 3 a 5 dias úteis após o envio, significando que você já terá o número do CNPJ. Porém, para emitir notas, é necessário realizar um cadastro na Rede Simples.
Porém, para abrir empresa, é necessário também realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Essa análise é feita para determinar se a empresa pode ou não utilizar determinado imóvel para determinado comércio.
Algumas pessoas escolhem um local que desejam se instalar, investem neste imóvel, e só depois descobrem que não podem atuar ali.
É muito tempo e dinheiro perdido, sendo que se contassem com o apoio de um profissional ligado nessa área, evitariam esse transtorno. Por isso, não se esqueça de fazer o pedido de Análise Prévia de Viabilidade do local.
Quanto custa abrir empresa no Rio de Janeiro?
Saiba que o valor dependerá muito do escritório de contabilidade e da cidade na qual está localizado. No entanto, é interessante destacar que o valor pode variar de zero a R$1.200.
Preciso de contador para abrir empresa no Rio de Janeiro?
Sim. O profissional será responsável por realizar todo o processo de forma rápida e segura. No entanto, é importante encontrar um bom escritório. Abaixo listamos algumas dicas.
Bom atendimento
Com toda a tecnologia que temos disponível atualmente, as respostas devem ser cada dia mais rápidas e precisas. Por isso, o escritório que você escolher deve estar pronto para atendê-lo a qualquer momento.
A recomendação é que você avalie todos os canais de comunicação do escritório como e-mail, site, redes sociais e telefones. A velocidade, disponibilidade, cordialidade e atendimento devem ser fatores significativos antes de fechar negócio.
Dizem que a escolha de um contador para uma empresa é como escolher um médico para sua família. Ou seja, é necessário estabelecer um laço de confiança de longa duração. Por isso, é essencial que seu escritório também ofereça uma boa relação com os profissionais.
Infraestrutura
É importante analisar se o escritório de contabilidade está oferecendo a infraestrutura necessária para atender a sua demanda. Isso diz respeito tanto a tecnologia do escritório, quanto a quantidade de funcionários que eles podem oferecer.
Existem desde escritórios com apenas um contabilista responsável até gigantescas firmas com dezenas de empregados. Você pode avaliar a organização do espaço, o clima organizacional, a relação dos funcionários. Assim, é possível entender qual a melhor opção para sua empresa.
Competência técnica
É fundamental ser atendido por profissionais capacitados e experientes, que se mantenham frequentemente atualizados principalmente a respeito das legislações tributárias e trabalhistas. Além disso, é essencial que essa competência esteja ligada à capacidade de resolução de problemas e definição de conceitos (e como aplicá-los).
O cliente não precisa ser especializado em assuntos tributários e trabalhistas, mas o contador sim. Além disso, ele deve simplificar os conceitos e os termos para melhor compreensão do cliente.
Para ter certeza da competência técnica de um escritório, você pode entrar em contato com o profissional e ter uma conversa sobre as principais dificuldades do empreendimento. A partir disso, peça também atualizações periódicas e materiais sobre seu segmento, medindo a profundidade de conhecimento desse profissional.
Relação custo x benefício
Assim que você identificar quais são as reais necessidades de sua empresa, busque por um profissional contábil que seja especializado no seu ramo. Em seguida, peça um orçamento e avalie a qualidade das atividades executadas na proporção do preço pelo qual o serviço é cobrado.
É importante ressaltar que os profissionais com maior competência e conhecimentos específicos podem cobrar mais por seus serviços, mesmo que tenham uma estrutura menor. Isso porque a segmentação e especialização em nichos faz com que o escritório apresenta soluções eficazes para determinados problemas.
Da mesma forma que uma empresa pode cobrar mais barato por um produto, como é o caso dos escritórios de contabilidade que prestam serviços básicos, como pagamento de impostos em dia etc.
Localização
O ideal é que o escritório esteja numa localização próxima e de fácil acesso da empresa. Quando o escritório atua na mesma cidade, fica muito mais fácil realizar reuniões e visitas pessoais para verificar sua estrutura funcional, seus representantes e a dinâmica.
Dessa forma, é possível economizar tempo e manter uma boa frequência de reuniões, que se aconselha que seja no mínimo mensal. Não só pelo deslocamento, é importante ter um escritório de contabilidade na mesma cidade também pelo fato de que a legislação contábil e as obrigações tributárias podem ser diferentes de uma cidade para outra.
Em alguns casos, as empresas encontram complicações com o IPTU e o ISS, além dos impostos municipais. Se o escritório estiver em outro município, isso se tornará ainda mais difícil.
Abertura Simples
O Abertura Simples conta com parceria com escritórios de contabilidade no Rio de Janeiro que realizam todo esse processo para você que deseja abrir uma empresa na região. Assim, você pode realizar seu sonho de forma rápida, simples, segura e sem dores de cabeça.
Entre em contato com nossos representantes e saiba como ter o auxílio de um escritório de contabilidade para sua empresa no Rio de Janeiro!
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