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Como abrir um brechó? Veja neste guia!

O que você verá neste artigo:

Você já pensou em abrir um brechó? Sabe qual a diferença deste modelo de negócio para um bazar? Saiba neste artigo!

Um brechó é o estabelecimento que comercializa roupas, sapatos e acessórios usados. Antigamente havia muito preconceito com esse tipo de negócio, mas nos últimos anos, os brechós se tornaram populares entre os consumidores mais descolados, que buscam aquela peça vintage ou de marca, sendo uma boa opção de investimento.

Montar um brechó exige a mesma atenção e planejamento que montar uma loja convencional de produtos novos. Mas vale a pena estar atento a algumas dicas importantes para garantir o sucesso do negócio! Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um artigo com todas as informações que você precisa saber para obter sucesso no seus objetivos. Confira!

Como é o mercado têxtil sustentável?

A pandemia de Covid-19 instalou uma crise sanitária e econômica no país e no mundo, afetando diversos setores industriais. De acordo com a CNN, o PIB brasileiro em 2020 caiu cerca de 4,1%. Dessa forma, o mercado têxtil também foi afetado. 

No entanto, em 2021, segundo os números da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), entre janeiro e maio a produção têxtil aumentou em 36% comparado ao mesmo período do ano anterior. E a projeção é de que esses números cresçam cerca de 7,4%, chegando a 2 milhões de toneladas produzidas. Com relação à receita, se espera atingir mais de 57 bilhões de reais, resultando no aumento de 9,2%.

Neste momento de instabilidade, a sustentabilidade na indústria têxtil se tornou assunto no mercado, por conta da tendência de consumidores cada vez mais preocupados com o pesado impacto das formas de produção no meio ambiente. De acordo com a Economist Intelligence Unit (EIU), as buscas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos 5 anos. Somente no Brasil, os comentários na internet relacionados a este assunto aumentaram 82% no período analisado e o volume de notícias cresceu 60%. 

Ainda, de acordo com a Mastercard em uma pesquisa sobre desenvolvimento sustentável, 85% dos brasileiros estão mais conscientes sobre o impacto no meio ambiente desde o início da pandemia, impulsionados principalmente pelas redes sociais. Já os dados da Nielsen mostram que um consumo sustentável está entre os 3 maiores fatores de decisão de compra de 32% dos brasileiros.

O que é consumo consciente? E moda consciente?

O consumo consciente envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, utilização dos bens até o fim de sua vida útil e reciclagem dos materiais. Este meio de consumo surgiu por conta das consequências negativas que o consumo compulsivo da sociedade ao longo do tempo vem trazendo para o meio ambiente. O consumo compulsivo tem levado a uma superexploração dos recursos naturais, e que a longo prazo pode levar a um esgotamento e escassez deles, comprometendo o equilíbrio ambiental.

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), a indústria têxtil é uma das quatro indústrias que mais consomem recursos naturais. Alguns dos prejuízos causados por esta indústria é o gasto de água, além da matança ilegal de animais e os crescentes maus tratos para a produção de roupas de couro, lã, seda, pluma e entre outros materiais de origem animal. Além disso, há uma discussão ética em torno do consumo de roupas novas, em virtude do alto número de lojas e marcas envolvidas com trabalho escravo.

Por isso, a procura por opções de consumo consciente de roupas está cada vez mais comum. A moda consciente é uma tendência crescente, desde brechós e bazares até a produção local com materiais menos agressivos ao meio ambiente.

Sobre o negócio

Os brechós estão cada vez mais em alta, porém engana-se quem pensa que os brechós continuam com aquela imagem de loja cheia de roupas velhas empilhadas em uma estante.

Os empreendedores de sucesso no mercado de brechós estão se modernizando, e hoje conseguem atrair bons clientes, alguns até com um poder de compra mais alto.

Boa parte dos clientes são bem exigentes com as peças, mesmo estando em busca de roupas baratas e usadas. Por isso, é necessário cuidar bem das peças para que elas não fiquem com cheiro ruim ou com imperfeições que possam desvalorizá-las.

Qual a diferença entre brechó e bazar?

Bazares costumam ser realizados por ongs, igrejas, comunidades, hospitais e outras instituições para ajudar alguma causa, os conhecidos bazares beneficentes. Geralmente, estes bazares recebem doações de roupas e objetos e vendem as peças para arrecadar dinheiro para ações de solidariedade ou suprir as despesas das organizações sem fins lucrativos.

São vendidos itens diversos, desde roupas e calçados até objetos de decoração, normalmente doados e na maioria das vezes usados. A maioria dos bazares ainda possuem datas pontuais para acontecerem, enquanto os brechós são lojas físicas, e possuem dias e horários fixos de funcionamento. Em geral, as pessoas que trabalham em bazar costumam ser voluntárias, ou seja, não recebem nada por isso.

Já o brechó é um negócio que envolve a compra e a venda de roupas, sendo geralmente feitas por lojas ou pessoas físicas. O intuito dos preços é ser mais baixo que as lojas convencionais, porém não mais do que os do bazar.

O dono do brechó geralmente possui recursos para investir no negócio. Abrir uma loja física ou virtual, comprar roupas usadas e contratar vendedores.

Em um brechó, as roupas são lavadas e passadas antes de serem colocadas à venda. As peças são organizadas por tipos, cores e tamanhos de maneira a facilitar a escolha dos clientes e até mesmo para combinar com o design do ambiente.

Defina uma vertente

Brechó de roupas vintages ou moda urbana? Dentro deste ramo existem inúmeras vertentes que você pode seguir. É importante definir o público que se quer atingir para prosperar com o negócio. O brechó de luxo, por exemplo, tem peças de grifes famosas e é voltado para clientes com maior poder aquisitivo.

Também existe a possibilidade de abrir um brechó infantil, focando em pais que sabem que os filhos crescem rápido e perdem roupas com frequência. Ou até um brechó vintage, com roupas estilo retrô.

Monte um plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu brechó, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio?;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?;
  • Quais serão os seus principais clientes?;
  • Onde será localizada a empresa?;
  • O montante de capital a ser investido?;
  • Qual será o faturamento mensal?;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

Escolha o local

A localização de qualquer negócio é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um brechó, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a vizinhança. Se ao redor do local onde você deseja abrir o seu brechó já tiver muitos outros com o mesmo segmento que o seu, talvez seja um grande risco investir ali. Mas, se não há nenhum por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região.

Lembre-se que pagar um aluguel barato, mas estar em um ponto ruim, não vale a pena. Antes de decidir, faça visitas na região em dias e horários diferentes para verificar o fluxo de movimentação. Opte por ruas e avenidas movimentadas, galerias, shoppings centers etc. No geral, um local de fácil visualização do seu brechó e fácil acesso para os clientes.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu brechó poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Adquira os equipamentos, estrutura e decoração necessária

O tamanho de um brechó varia de acordo com o interesse do dono. A estrutura deve contar com espaço para exposição das roupas, área para vendas e provadores.

Deve haver também um escritório que pode ser o próprio balcão de atendimento, projetado para funcionar como caixa, ter espaço para pacotes e servir também como escritório, porém tem que ser organizado e não prejudicar o atendimento. O armário para estoque pode ser otimizado por um móvel com gavetas localizado abaixo das araras.

Para abrir um brechó, os equipamentos ideais que você vai precisar são:

  • Balcão para atendimento;
  • Armário para estoque;
  • Araras;
  • Cabides;
  • Prateleiras;
  • Estantes;
  • Vitrines;
  • Manequins;
  • Provadores com espelhos e cortinas;
  • Sofá ou outros tipos de assento;
  • Computador;
  • Telefone;
  • Impressora fiscal;
  • Máquina para cartões de crédito e débito.

Curadoria das roupas e estoque dos itens

Outro ponto muito importante para abrir um brechó é ter um estoque inicial para começar a loja. É necessário que você faça uma boa seleção de produtos que possam ser vendidos no brechó, além de obter também gôndolas e prateleiras para expor os itens.

Em seguida, você deve ficar atento à compra dos seus produtos. Pode ser um pouco desafiador, logo você terá que garimpar para procurar bons produtos com preços em conta para sua loja. Entre tantas lojas, você precisará pesquisar a fundo os melhores itens, para que eles estejam na mesma linha de qualidade do seu brechó.

Também é preciso entender o que o seu consumidor quer. Foque no estilo que você escolheu para o seu negócio e estude o mercado.

Como abrir um brechó?

Confira, a seguir, o passo a passo para abrir este negócio!

1 – Escolha o tipo de atividade

O primeiro passo para abrir um brechó é definir qual o segmento da atividade que você deseja empreender. Para designar isso, existem três distinções:

  • Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio: direcionado ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, afinal, cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.

3 – Defina o porte da loja

Após a definição da natureza jurídica da sua empresa, chegou a hora de saber qual o porte do seu negócio. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

Empresas com o faturamento superior a R$4,8 milhões são categorizadas como Empresas de Médio ou Grande Porte. 

abra a sua empresa

4 – Reúna a documentação necessária

Durante a abertura de uma empresa, é preciso apresentar alguns documentos obrigatórios. Alguns documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir este modelo de negócio. Nós podemos te ajudar!

Confira a seguir alguns dos documentos para abrir um brechó:

Para os sócios

Caso você decida abrir uma empresa com sócios, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos de cada um deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (A Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

  • CNPJ;
  • 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele, devem estar devendo a cada participação de cada um dos sócios da empresa, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

Realize o registro na Junta Comercial

O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua empresa só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.

5 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para uma empresa é simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você irá fazer o download do Documento Básico de Entrada e em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviar à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.

6 – Solicite o Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é o documento que indica se o brechó poderá exercer as funções no local que você deseja instalar.

Na maior parte dos Estados brasileiros o empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

Divulgação, diferencial e dicas

Para o sucesso do seu brechó, a divulgação é de extrema importância. Identifique os canais de comunicação que os seus clientes consomem. Marque presença em redes sociais como Facebook, Instagram e Pinterest, esses sites são visuais e estão bastante ligados à moda. Divulgue seus produtos e observe os engajamentos para entender o que o seu cliente quer.

Aplique valores justos, não cobre muito por peças simples, mas qualquer valor que for agregado à roupa pode ter a possibilidade de um preço maior. Ofereça descontos nas peças restantes de final de estação, procure diferenciais que aproximem o seu cliente do seu brechó.

A qualidade do produto também é muito importante, pois mesmo que muitas vezes as roupas sejam usadas, é importante que elas estejam em boas condições. Além disso, um bom atendimento pode ser o ponto decisivo que fará o cliente comprar e voltar. Por isso, não se esqueça de que trabalhar com o público demanda simpatia e dedicação. Ofereça sempre o seu melhor serviço e os melhores produtos.

No ramo da moda as tendências mudam a cada estação e é completamente influenciável pela mídia, novelas e revistas. É um mercado dinâmico, então o dono de um brechó deve estar sempre atento e atualizado. Com muita pesquisa e dedicação, abrir o seu brechó vai ser um processo fácil e bem sucedido.

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