Valuation: guia básico para calcular o valor da empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Vai abrir seu negócio para investidores ou sócios? Caso sim, é essencial saber como calcular o valor da empresa!

Imagina que um empreendedor tem uma empresa de cosmético. Ele está em uma fase importante, pois precisa abrir seu negócio para investidores e também quer fazer uma sociedade. Contudo, ele não sabe como calcular o valor da empresa.

Por isso, na reunião com os investidores, ele não consegue apresentar um panorama do seu negócio. Além disso, no momento de fazer uma sociedade, ele também não pode definir uma porcentagem adequada por não saber qual o valor da sua empresa.

Como resolver estes problemas?

Os dois casos apresentados seriam facilmente resolvidos caso o empreendedor soubesse como calcular o valor da sua empresa por meio do valuation. O conceito permite entender a percepção do mercado em relação ao negócio.

Também proporciona identificar quais são as características que valorizam um negócio; quais desvalorizam e até mesmo permite compreender quanto se pode investir na empresa e o qual foi seu crescimento ao longo dos anos.

Ou seja, calcular o valor da empresa é uma análise rica e que possibilita compreender de forma mais panorâmica o cenário em que o negócio está inserido bem como sua posição.

Diante disso, é fundamental que o empreendedor saiba o que é valuation e como calculá-lo. Não faz ideia do que se trata? Tudo bem. Neste guia básico, vamos explicar tudo o que você precisa saber. Confira!

O que é valuation?

Termo inglês, o valuation (em tradução livre, avaliação da empresa) calcula o valor da empresa a partir da percepção dos clientes e dos investidores. Por conta disso, não proporcionar um valor exato.

No entanto, é um cálculo pertinente para quem quer ter um panorama amplo sobre o negócio. Por meio do cálculo, o empreendedor poderá identificar, por exemplo, a posição da empresa no mercado e previsão de retorno do investimento. Além disso, há uma série de vantagens de realizar a avaliação da empresa, como:

  • Compreender as características que valorizam um negócio;
  • Identificar qual valor pode ser investido e qual a taxa de retorno;
  • Entender qual foi o percentual de crescimento ao longo dos anos;
  • Negociar uma porcentagem justa com os sócios;
  • Saber quais são os pontos que fazem o negócio valer menos.

Afinal, como calcular o valor da empresa?

O método para calcular o valor da empresa é realizado por meio do fluxo de caixa. Há três etapas que devem ser levadas em consideração.

Etapa 1 – Estime o valor do fluxo de caixa: nesta etapa, o empreendedor deve prever o fluxo de caixa da empresa nos próximos anos. É importante que nesta etapa haja o cálculo do valor recebido menos o valor gasto.

Etapa 2 – Estipule uma taxa de desconto: na etapa 2 é essencial prever os riscos de um investimento. Isso deve ser feito levando em consideração informações da bolsa de valores.

Etapa 3Dados atualizados e somados: atualize os dados para os valores reais. Em seguida, some todos.

Conclusão

Para finalizar é importante mencionar que calcular o valor da empresa é uma tarefa que exige conhecimentos específicos. Sendo assim, contar com a ajuda de um escritório de contabilidade pode ser uma alternativa para calcular o Valuation com mais garantia.

Com o Abertura Simples, você encontra profissionais contábeis altamente qualificados e na sua cidade. Entre em contato com um dos consultores e veja como o portal pode te ajudar a encontrar a contabilidade perfeita para desenvolver o Valuation da sua empresa. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

2 Comments

  1. Mas para calcular o valor da empresa e necessário já ter a empresa estabelecida com CNPJ ?
    a contabilidade também faz cálculos para ainda não tem sua empresa? E se eu ainda não faço ideia sobre Estimativa de fluxo de caixa, taxa de desconto e dados atualizados e somados ? Geralmente todos os possíveis sócios e investidores pedem por um Valuatin, mas eu não posso definir isso sozinho exatamente porque não tenho uma empresa, apenas eu e a ideia.
    O que fazer nesse caso ?

    • Olá, Leonardo, tudo bem?

      Neste caso, é interessante que você desenvolva um plano de negócio. A partir disso, você consegue entender o cenário econômico da região na qual quer empreender, bem como precificar produto/serviço etc. Além disso, com essas informações fica mais fácil estimar fluxo de caixa etc e o valor da sua empresa. Neste e-book, você entenderá como criar um plano de negócio: https://aberturasimples.com.br/ebook-plano-de-negocios/

      Obrigada,


Faça um Comentário