Skip to content

Passo a passo para criar um treinamento de vendas

Índice

Você precisa melhorar os resultados da sua equipe e, para isso, descobriu que os treinamentos podem ser ótimas alternativas? Saiba que está no lugar certo. Aqui vamos explicar um passo a passo sobre como criar um treinamento de vendas. Confira!

Equipes desmotivadas, desatualizadas e sem ampliação do capital intelectual são um risco para os negócios. Toda a ausência de motivação e conhecimento pode fazer com que a empresa perca competitividade no mercado. Afinal, os consumidores estão cada vez mais atento e as mudanças no mercado mais rapidez.

Sendo assim, é fundamental que a empresa tenha equipes engajadas, atualizadas e prontas para enfrentar os desafios. Contudo, nem sempre os colaboradores conseguem fazer isso por conta própria. A correria do dia a dia é um dos grandes desafios para quem quer se manter atualizado.

Para enfrentar a barreira, a empresa pode, e deve, criar treinamentos para as suas equipes. Eles proporcionam ótimos resultados, pois atualizam e expandem os conhecimentos da equipe.

Vantagens de criar um treinamento de vendas


Além de aumentar e capacitar a equipe, o treinamento de vendas oferecer diversos benefícios. Por exemplo, uma equipe atualizada, com as mudanças no comportamento do consumidor, consegue atuar por meio de uma estratégia que realmente leve em consideração as necessidades do cliente.

Isso faz com que os clientes tenham mais chances de se fidelizar à marca. Além disso, uma equipe de vendas capacitada consegue aumentar os resultados de venda de forma considerável.

O aumento das vendas, devemos lembrar, é o principal motor para o aumento do lucro. Ou seja, treinamentos são excelentes tanto para captar novos cliente, fidelizar os atuais e aumentar o lucro da empresa.

Curtiu as vantagens que os treinamentos podem oferecem para o seu negócio? Confira abaixo um passo a passo sobre como realizar um treinamento de vendas para o seu negócio!

Passo um: converse com a sua equipe

Antes de iniciar o desenvolvimento do treinamento, você precisa entender quais são as necessidades reais da equipe e da empresa. Para isso, nada melhor do que uma conversa aberta. Faça uma reunião ou uma pesquisa online e verifique o que precisa ser melhorado e quais são as demandas de todos.

Passo dois: defina o propósito do treinamento

Após conversar com a equipe, você terá uma ideia mais concreta sobre o quais são as demandas de cada um. Com isso, você deve definir um propósito do treinamento. Por exemplo, se minha equipe está com problemas para entender a nova ferramenta, o treinamento será realizado para ensinar como utilizá-la.

Você pode utilizar os resultados das pesquisas de opinião com os clientes para entender quais são as lacunas que sua equipe de venda está deixando em branco.

Exemplificado: você desenvolveu uma pesquisa com seus clientes e identificou que pós-venda está deixando a desejar. Nesse caso, você poderia criar um treinamento para oferecer novos recursos aos colaboradores para que, com isso, eles possam oferecer um pós-venda eficiente.

Passo três: estabeleça o formato e metodologia

Aulas presenciais, workshop, eventos com entretenimento. Enfim, há diversos formatos que podem ser trabalhados. Por isso, no momento de realizar uma escolha para o seu, verifique qual é o perfil dos participantes.

Veja qual formato proporcionará mais eficiência e concentração. Além disso, você também deverá escolher qual a metodologia de ensino. Por exemplo, há metodologias, como expositiva, lúdica etc.

O que deve sempre ser considerado é o perfil do público-alvo, pois isso implica diretamente com o resultado do treinamento. Por exemplo, não faz sentido oferecer um treinamento totalmente técnico para uma equipe de marketing.

Já que, geralmente, o perfil de quem atua na área é muito mais descontraído. Ou seja, identifique seu público para definir um treinamento adequado.

Passo quatro: convide um profissional qualificado

Convidar profissionais renomados é uma ótima maneira de realizar um treinamento que permitirá aos colaboradores se atualizarem. Por isso, caso seja possível, convide um profissional que tenha algo a agregar para sua empresa.

Como escolher o profissional adequado? É simples. Após definir o tema do treinamento, faça uma pesquisa e veja quais são os profissionais que realmente são capacitados no assunto. Você também pode pedir indicação para colegas etc.

Passo cinco: crie um cronograma

É interessante que o evento seja realizado com muita organização. Desta forma, a recomendação é criar um cronograma e estipular qual o horário de cada atividade. Isso, com toda certeza, apresentará mais profissionalismo.

Invista também na divulgação para engajar os colaboradores. Faça algo que realmente seja inovador e memorável para a sua equipe, pois a qualidade do treinamento também impacta no resultado.

Passo seis: faça uma pesquisa de opinião

Após o treinamento, faça pesquisa de opinião. Veja qual foi o nível de satisfação da equipe. Além disso, crie indicadores que possam expressar se o evento realmente atingiu os objetivos previstos.

Passo sete: mensure os resultados

É importante saber foi o Retorno sobre o Investimento (ROI) do treinamento. Como fazer isso? Defina quais são os Keys Performance Indicator (KPI’s) do treinamento.

Você pode, por exemplo, definir que o KPI será o aumento das vendas, a melhora da satisfação do cliente e por aí vai. Em seguida, compare os resultados do antes e após o treinamento e veja se ele realmente atingiu seu objetivo e quanto foi o ROI.

Curtiu saber como criar um treinamento de vendas? Caso sim, achamos que você também pode se interessar por outros conteúdos sobre o assunto. Confira um outro passo a passo sobre como recompensar funcionários para uma boa motivação no trabalho.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.